Clique abaixo para entrar diretamente no assunto

sexta-feira, 3 de março de 2023

Como fazer a consulta da quantidade de vagas do Curso/ Grupo de preferência no Fies

Antes e durante o processo Seletivo do Fies é, imprescindível, fazer a consulta das vagas disponíveis em cada curso de acordo com o grupo de preferência de sua escolha.

O MEC disponibiliza a consulta das vagas disponíveis alguns dias antes de iniciar a inscrição do processo seletivo. É importante aproveitar esse tempo para ter uma noção da quantidade de vagas para os locais e Instituições de Ensiono de preferência do candidato.

A maioria dos cursos estão inseridos dentro de um grupo de preferência. Por exemplo: No grupo de preferência de Enfermagem, também estão englobados Fisioterapia, Farmácia , Nutrição e cursos relacionados.

* Importante: o candidato ao Fies pode escolher até três opções de curso SOMENTE dentro de um grupo de preferência específico, ou seja, se escolher o grupo de preferência de Enfermagem, por exemplo, não poderá escolher como outra opção Engenharia ou Medicina. Além disso terá de escolher somente dentro da região escolhida. É fundamental saber a quantidade de vagas disponíveis para poder ter uma maior chance de sucesso.  

Para fazer a consulta da quantidade de vagas entre no endereço:  https://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/consulta

Após a página inicial, consulte o estado, município e curso de sua preferência, e marque o conceito do curso. A consulta se dá separada por conceito, 5, 4, 3 ou autorizado. conforme tela abaixo:

Depois de solicitar a consulta aparecerão a quantidade de vagas totais  de TODAS as Instituições  que tem o mesmo conceito e pertencentes ao município/ região pesquisada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário