Clique abaixo para entrar diretamente no assunto

domingo, 5 de agosto de 2012

Como abrir uma demanda do Fies no MEC (FNDE)


Nas vezes em que você precisar fazer alguma solicitação de informação, fazer uma reclamação ou esclarecer alguma dúvida referente  ao FIES, o melhor caminho é abrir uma demanda no site do FNDE.

Você pode simplesmente ligar  para o Fala Brasil no telefone 0800-616161, mas a abertura de uma demanda pelo site é melhor, mais segura e mais eficiente.
As vantagens são:
1) Você terá a resposta ao seu pedido respondida por e-mail, o que pode ser uma prova de fácil  acesso para você, ao invés da gravação que você terá de solicitar para no caso da solicitação através do telefone 0800-616161.
2) A solicitação é atendida ou respondida por uma pessoa mais capacitada do que um atendente do 0800.

Para abrir a demanda faça o seguinte :
Entre no site http://www.fnde.gov.br/
Depois de entrar no site, clique  em: fale conosco, conforme indicado pela seta vermelha na imagem abaixo.


   Após clicar em fale conosco se abrirá a seguinte tela:


Nesta tela clique em: cadastrar.
Será aberta então o cadastro de usuário, conforme tela abaixo:


Coloque seu nome, seu e-mail  e crie um  Username (nome de usuário) .
Após inserir os dados, clique em enviar.
Feito isso a sua senha de acesso será enviada para o seu e-mail, conforme tela abaixo.
Clique no link para validar a senha.
Aparecerá então a seguinte tela:

Insira os dados e envie.

Pronto!
Você abriu uma demanda e está mais resguardado em caso de precisar recorrer em função de algum problema, ou ter respondida mais rapidamente e confiavelmente alguma dúvida sobre o Fies.

*As dúvidas também podem ser esclarecidas no grupo " Tudo sobre Fies" no Facebook: https://www.facebook.com/groups/503103603077760/



38 comentários:

  1. -Bom dia Flavio,
    -Gostaria muito de saber como proceder para entrar com uma ação contra o FIES para que seja liberado o financiamento pelo FIES no modo EAD (ensino a distância)?
    -Sendo que desde abril de 2011 tem um projeto de lei federal de um deputado, buscando oferecer este mesmo direito que alunos presenciais tem que seja oferecido também aos que fazem a distância.

    Referecia:
    http://camara-dos-deputados.jusbrasil.com.br/noticias/2783802/fies-podera-financiar-curso-de-educacao-a-distancia

    Baseado nisso gostaria de engresar com uma ação para liberação.

    Poderia me aconselhar?

    Att, AiltonAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ailton!
      Na minha visão, acho difícil essa ação, pois além de obrigar o MEC, o agente financeiro, a Faculdade que, provavelmente não tem adesão válida ao Fies e teria de ser obrigada a aderir ao Fies, e a adesão é facultativa.

      Excluir
  2. Prezado Flávio, boa tarde,

    Eu contratei o FIES em 29/10/12, assinei o contrato, levei na faculdade, tudo certo.

    Em Dezembro recebi um email da faculdade dizendo o seguinte: “Prezados(as) alunos que entregaram o contrato de Financiamento do FIES à Instituição.
    Queiram por gentileza entrar em contato com seu agente financeiro(Banco onde foi assinado o contrato), e a central de Atendimento do FNDE(na opção fale conosco no site do FNDE) e informar que, mesmo após a entrega de seu contrato, o SisFIES informa que sua situação contratual está "Vencido".
    Obs: Após demanda aberta junto ao FNDE, nos informe o protocolo e senha para podermos acompanhar a solicitação.”

    Sabendo disso, fiz tudo o que a faculdade me pediu. Em Dezembro, o FNDE respondeu a demanda dizendo que eu precisava enviar todos os meus dados e os dados no presidente da CPSA (faculdade, e também o meu contrato. Até hoje, essa demanda não foi analisada.

    Tentei falar com o banco (CAIXA) e não consegui.

    Você saberia me dizer o que esta acontecendo e como eu devo proceder nesse caso?

    Muito obrigada desde já.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica!
      Esse problema provavelmente é de processamento.
      Existem milhares de pendências não resolvidas pelo FNDE, aliás, existem mais não resolvidas do que resolvidas. O normal é demorar meses para que sejam solucionadas, isso quando são. Vá reiterando a demanda, infelizmente é só isso que pode fazer.
      Abraços!

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta Flávio.

      Mas você acha que posso perder minha matrícula e o FIES por causa deste problema?

      Excluir
    3. Acredito que não Jéssica.
      Você tem o contrato assinado, não tem?
      O problema de processamento não é seu.

      Excluir
  3. Olá Flavio, bom di!
    parabens pelo blog. Gostaria de tirar uma duvidas sobre aditamento,70 alunos da faculdade que estudo não conseguirom aditar o semestre passado
    devido existir uma liminar que não era necessário fiador, só que esta foi derrubada. No momento do contrato foi optado por fiança solidaria fomos na caixa e conseguimos fazes o contrato sem montar grupo, só que agora pede a presença do grupo mais quando formamos o grupo e vamos a caixa os nomes não batem e a direção da faculdade baixou uma portaria impedindo que o aluno realiza a matricula a não ser que quite o semestre só que não temos condições de pagar.existe alguma lei que protege o aluno com esse problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucielma, essa é uma questão que tem de ser definida pelo agente operador, o FNDE. O problema é que, na maioria dos casos, cada ação concreta demora meses para ser tomada.
      Vocês podem procurar o Ministério Público, um defensor público ou advogado para que possam ver o que pode ser feito a nível judicial, ok?

      Excluir
  4. ola flavio tenho um problema desde o dia 02 de janeiro meu nome esta no sistema como solteira e meus documentos como casada sendo que na receita federal ja consta como casada,orem mendei uma demanda com anexo da receita federal e tb do trinche do fies pois quando tento atualizar diz que foiesgotado o numero desolicitaçoes porem n atualizou ,o que faço pois estao demorando para responder a demanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabrícia, você tem direito a 5 solicitações de atualização do nome. A alteração do estado civil pode ser feita na inscrição, é só mudar o campo para casada e acrescentar o CPF do esposo, que, automaticamente irá preencher o nome dele.

      Excluir
  5. Boa noite,deixa tirar uma duvida,dei entrada no fies no mês de julho e deu tudo certo mais um mês depois exato mês de agosto consegui uma bouça de 100% do prouni a facu pediu que abrisse uma demanda no fnde fiz como eles pediu porem agora estou vendido vou ter que pagar o fies sendo que sou bolsista do prouni ou a facu vai ter que devolver todo o dinheiro pago pelo banco.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo!Você terá de fazer o encerramento do Fies. O problema é que o encerramento só está disponível, no seu caso, a partir de 1/2013. Veja com a faculdade se ela lhe devolverá o valor que foi repassado o ano passado.

      Excluir
  6. Ola , estudei um semestre em ies , depois fiz um aditamento transferência para outra ies mais próxima da minha residencia , a cpsa de origem não tava conseguindo valida o aditamento , porque sisfies tava com problemas 2° central de informou , quando tinha resolvido fui ies destino a cpsa informou que não tava achando meu dados no sisfies e também já tinha passando o tempo para validar o aditamento , liguei para central eles libera o sisfies para eu faze um aditamento , o que já fiz demanda meu Deus ! e nada deles libera , isso ta assim desde agosto 2012 perdi um semestre e talvez vou perde mais um de 2013 pela demora . pelo amor Deus o que eu faço ? até porque meus documentos então ok tudo certo , cpsa destino falou que só falta isso para a faculdade me aceita .problemas simples demora demais . obrigado e aguardo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! O problema é que o sistema tem muitos problemas e o FNDE não resolve. Infelizmente o estudante tem de contar com a sorte!

      Excluir
  7. A CPSA da faculdade em que iria estudar entregou minha DRI me liberando para assinar o contrato com o banco. Contrato assinado, volto a CPSA e informam que esta tudo certo e posso dar inicio as aulas, entretanto, grande foi a minha surpresa quando descobri que não haveria mais a turma para qual contratei o financiamento. Abri uma demanda no FNDE e eles me informaram que a CPSA não poderia liberar minha DRI sem a confirmação de existência da turma e que eu deveria enviar os dados da universidade em outra demanda e aguardar. Estou aguardando a mais de duas semanas.
    Quanto tempo pode durar a análise de uma demanda? Algum uma dica para resolver o meu problema? Tenho um compromisso com o banco e com o FIES mas não tenho turma para estudar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, esse é um problema recorrente das faculdades. É uma irresponsabilidade liberar o DRI não sabendo se irá formar turma. Quase que certamente o FNDE não tomará nenhuma providência.
      O que pode fazer, caso queira continuar com o Fies, é:
      1) Verificar um novo curso e se transferir para ele( pode ser feito um acordo informal com a IES até que possa ser feita a transferência formal no próximo semestre)
      2) Esperar para ser formada nova turma no próximo semestre( de novo, pode ser proposto um acordo informal referente a estes valores já liberados neste semestre.
      3) Transferência para outra IES que tenha o curso desejado, a partir do próximo semestre.

      Excluir
  8. E caso eu decida pedir transferência para outra IES, como fica os valores que foram repassados para a IES de origem no período em que não estou estudando? Esse período sem estudar não atrapalha no meu financiamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, a transferência para os contratos novos só é feita no início do semestre. Seria feita a partir do próximo semestre.
      Você pode fazer a Suspensão, oudeixar como está , caso a sua IES atual se lhe devolva os valores do semestre.

      Excluir
  9. ola flavio gostaria de saber como faço para alterar meu nome no mec,pois o banco nao aceitou meu fies porque meu nome na minha iscriçao no mec se encontra como solteira.e no meu cpf se encontra o nome de casada,e o banco quer meu nome de casada na iscriçao do mec,por favor me ajude a achar um jeito mais rapido para resolver meu problema,muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa!
      Leia o post sobre como alterar o nome na inscrição neste blog.
      o endereço da postagem é o abaixo:( copie-o e cole-o no seu navegador)
      http://tudosobrefies.blogspot.com.br/2013/01/o-nome-doa-estudante-e-sua-data-de.html

      Excluir
  10. Olá, meu problema é o seguinte, quando entrei na faculdade aderi ao fies, depois de um semestre estudando resolvi mudar de curso dentro da mesma IES, mudei, quando fui fazer o aditamento de transferencia no portal do FIES nao consegui, para minha surpresa a faculdade nao participava mais do FIES, por isso dava erro. De la para cá ja se passaram 5 semestres, durante esse tempo tive que pagar a faculdade do meu bolso, pois o FIES parou de repassar. Estou tentando fazer esse aditamento de transferencia atraves de uma demanda de reclamaçao que fiz no portal FNDE, mas nunca resolveram. Será que é possivel ainda resolver isso? Ja consultei na CAIXA e meu contrato ainda esta valido. Nao tenhomais dinheiro para continuar pagando. Caso consiga resolver, será que eles pagam o valor dos semestres anteriores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ângelo!

      Infelizmente só quem poderá lhe dar uma solução será o FNDE, o que é um grande problema pois eles quase sempre se esquivam de tomar decisões, ou simplesmente nem respondem.
      Muitas vezes não existe nem legislação para determinados casos, pois eles não pensaram em solução para diversos problemas. ,

      Excluir
  11. Bom dia Flávio!! Minha dúvida é a seguinte: Pago Fies desde 2009, setembro mais exatamente e desde lá nao via problemas mas hoje já estou a 1 ano desempregada e ta muito complicado continuar esse pagamento nesse momento... Vc tem alguma sugestão nesse aspecto? Preciso de uma luz urgente!! Já paguei tanto que hoje só pago mesmo é juro em relação ao que foi financiado. Se vc puder me ajudar serei muito grata. Obrigada e aguardo um retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Daniela!
      A única coisa que pode fazer é a renegociação, para aumentar o prazo e diminuir o valor mensal. Leia o post sobre Renegociação do Fies neste blog.
      Abraço!

      Excluir
  12. Olá! Pedi que fosse reaberta um solicitação para que eu possa confirmar a renovação do Fies 1ºsem./2013 (aditamento não simplificado), pois meu email havia dado problema e não consegui abri-lo e acabei não sabendo que o prazo terminava no dia 30/04/2013, pois não enviaram mensagem no meu celular avisando, como era costume. Fiz todos os papeis no banco, na CPSA, em tudo, soh nao cliquei na confirmação no meu computador :/ Será que vou conseguir com q eles reabram pra mim poder aditar ou vou perder por isso??não responderam naada ainda do FNDE. Aguardo retorno, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabele, o prazo de 30/04/2013 é para os contratos antigos, os novos são até o dia 30/06/2013. E, caso já tenha sido feito o pré aditamento , mesmo para os contratos antigos o prazo para finalização é até 15/05/2013.

      Excluir
    2. Que pena, não era bem o que queria, pra mim a renegociação é uma bola de neve, os juros só aumentam tambem mas agradeço seu interesse em responder, obrigada mesmo!Abraço!

      Excluir
  13. É, realmente o meu é contrato de 1ºsem. 2010 (antigo), será que é mesmo até 15/05 o prazo para finalização? Pois não aparece mais nenhuma opção no portal. Abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabele, os contratos assinados a partir de 2010 são os contratos novos. Os contratos novos utilizam o site sisfiesportal do MEC para fazer os aditamentos. O prazo, neste caso, é até 30/06/2013.
      Talvez o prazo dos semestres cursados esteja incorreto por isso só dá a opção de Encerrar. Se for isto peça à sua CPSA para alterar a quantidade de semestres cursados.
      De qualquer forma peça orientação à CPSA , pois pode ser que tenha algo que possa fazer no site e não esteja sabendo, ok?
      Abraços!

      Excluir
    2. Ok, obrigada! Vou ver isso então!

      Excluir
  14. Sou bolsista do prouni posso ser fiador de alguém que deseja o fies????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, se você é somente bolsista do Prouni não há nenhum impedimento em ser fiador no Fies.
      Porém, será bom verificar se não há nenhum problema em relação à bolsa do Prouni, se não há algum tipo de verificação posterior em função de aumento de renda do estudante.

      Excluir
  15. Boa noite. Vc pode me informar como realizo o cadastro no programa que abate a dívida do FIES trabalhando em PSF de regiões carentes ? Quem devo procurar ? Tenho 1 ano de formado, estou trabalhando em um PSF numa cidade contemplada pela programa. Procurei a caixa econômica q foi a credenciadora do FIES mas, ninguém soube informar sobre como aderir. Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
  16. Oi, leia por favor o post específico sobre isso, Já está disponível o abatimento de 1% ao mês" neste blog, conforme endereço abaixo.

    http://tudosobrefies.blogspot.com.br/2013/05/ja-esta-disponivel-o-abatimento-de-1-ao.html

    ResponderExcluir
  17. A universidade, Unifenas, informou con antecedência que anteontem, 17/05/13, às 15 hs, seria aberto o sistema para concluir as inscrições pro FIES (seriam liberados os recursos).
    Até 1 minuto antes, eu estava no passo 3 e tudo era preenchido com rapidez, só que dava mensagem 302 (esgotado limite), porque ainda não tinham aberto o sistema.
    Fiquei fazendo uma tentativa atrás da outra. No momento em que abriram o sistema, eu estava nessa página (passo 3) e imediatamente o sistema já travou. Em qualquer coisa que você clicasse na página, ficava a mensagem "carregando" no rodapé da página.
    Depois de quase uma 1 hora consegui preencher a página e clicar no "Avançar e prosseguir". Demorou pra caramba e já deu mensagem 302 (Recursos esgotados).
    Sinceramente Flávio, tenho experiência com programação. Não foi um questão de eu ter sido mais lento que os outros, aliás, sou bem rápido nessas coisas. O sistema é que não me deixou sair do pondo de partida.
    Depois, à noite, já descongestionado o sistema, tudo passou a rodar com rapidez na tela, só que sempre com o erro 302.
    Essa é uma verdadeira palhaçada.
    Se eu fosse preenchendo as telas e no final recebesse a mensagem 302, tudo bem (em termos), porque haveria uma explicação plausível: os outros teriam sido mais rápidos que eu no preenchimento dos dados.
    Mas não me deixar sair dos primeiros dados (Estado, Cidade, etc...) é uma falta de respeito, uma coisa ridícula.
    É minha primeira vez no Fies, isso acontece com frequência? Eu nunca ouvi falar. O que ouço é a questão de chegar ao final das etapas antes de acabar a verba, agora, não conseguir sair de onde está, essa é nova.
    Observação: Minha internet estava super rápida, link de 25 Megas funcionando a todo vapor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glauter, essa questão tecnológica é um pouco complicada de comentar, são muitos fatores que podem influenciar. Eles podem ou não ter liberado na hora, pode ter sido antes ou depois, além do mais pode ter havido problemas no processamento das informações.
      Essa questão de liberação é sempre muito polêmica, quando as IES liberam pequenos valores.

      Excluir
    2. Olá Flávio! Parabéns pelo blog. É de grande valia para nós estudantes que utilizamos o FIES.
      Bom, meu fies é pelo Banco do Brasil. Até então nunca houve problema algum, pagava os juros trimestrais normalmente. No entanto, hoje, para minha surpresa, quando fui ao caixa eletrônico, constou um inadimplência em relação aos juros trimestrais, sendo que minha conta sempre tem dinheiro, a movimento constantemente, logo sempre eles debitavam esses juros sem problema, Fui à agência do BB e a atendente também ficou surpresa e não sabia explicar o porque dessa inadimplência, pois estava tudo ok, os extratos comprovam os juros debitados anteriormente. A atendente disse ia pesquisar e tentar esclarecer o ocorrido e que depois entraria em contato. O que achas que pode ser? Qual a sua opinião? Como devo proceder?
      Desde já agradeço a atenção prestada!

      Excluir
    3. Nélson, essa é uma questão bancária, pode ter acontecido algum erro interno no banco. Não tenho como saber o que pode ter ocorrido. Se todos os juros estão pagos questione o banco para lhe dar uma resposta sobre isso.
      Obrigado pelos elogios, abraço! Você pode participar também do grupo Tudo sobre Fies no Facebook.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.