Clique abaixo para entrar diretamente no assunto

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Passo a passo da complementação da inscrição

Após o resultado do Fies, e sendo pré-selecionado, o estudante precisa complementar a inscrição.
Como fazer isso?
Primeiramente entre no site http://fies.mec.gov.br/ pelo Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: Não funciona no celular, somente computador.
Clique em "complementar minha inscrição".

Você será direcionado para a tela abaixo onde colocará seu CPF, a sua senha e o código verificador.
Na próxima tela, as informações gerais sobre a sua classificação, prazo de complementação, IES(Instituição de Ensino Superior),dentre outras. Nas setas realçamos a sua classificação, Valor do salário de expectativa da profissão( de acordo com o MEC) e a mensalidade integral do curso.
Após conferir todos os dados clique em "complemente sua inscrição".
Na tela financiamento, primeiramente terá de preencher os dados sobre o curso. Aqui você terá os dados da Instituição e local de oferta.
Nesta mesma tela, logo abaixo terá de preencher os dados, como total de semestres concluídos, número de matrícula(caso esteja matriculado, pois não é obrigatório) e o valor da semestralidade a ser cursado com desconto.
Passando o mouse por cima das interrogações, você  recebe orientação para o correto preenchimento, ou sobre o que significa cada tópico.

No caso abaixo, o valor da semestralidade a ser cursado com desconto foi igual ao valor da semestralidade para o Fies, pois o estudante não tinha direito aos descontos especificados e vai cursar a grade cheia.
Observação: O valor poderá ser até 20% maior ou menor do que o da grade cheia.
Clique em selecione para verificar o valor máximo a que terá direito.
Neste caso o percentual do financiamento foi de 64,69%. Este valor não poderá ser aumentado posteriormente. Aqui também terá acesso ao valor, em reais, a ser financiado e o valor a ser pago com recursos próprios.
 Em Seguro, precisa escolher a seguradora. Esse seguro, por morte e invalidez permanente é obrigatório. Terá de escolher uma das três opções.
O último item dessa página se chama Perguntas.
Neste item você saberá quanto terá de pagar mensalmente no primeiro semestre do curso, através do boleto único.
Neste caso será R$ 421,53, composto do valor não financiado, que deverá ser pago ao banco que o repassará à IES, Taxa de remuneração da Caixa e seguro prestamista, para cobrir morte e invalidez permanente.
Após a confirmação, você irá para o simulador. É importante você verificar a simulação e verificar o quanto deverá pagar assim que terminar o prazo regular. Lembrando que não existe carência. Como ainda não existe uma regulamentação sobre o pagamento após o encerramento do Fies, existem três simuladores.  Além disso o contrato em todas as fases tem correção anual pelo IPCA(índica oficial da inflação). Sem juros, mas com correção monetária.

No campo valor do salário de expectativa para a profissão, pode colocar o valor que espera receber ou colocar o valor que está especificado logo na primeira tela do resultado.
Após confirmar, na tela Banco você  só poderá escolher agência do município da IES ou do seu endereço residencial informado(caso sejam de municípios diferentes).
É sempre preferível colocar agência do município do seu grupo familiar.

Na tela fiador você marca a opção de fiança disponível. Neste caso, como a renda é abaixo de 1,5 salário mínimo por pessoa do grupo familiar, só existe a opção do fundo garantidor.
Se fosse maior apareceria a opção de fiador, onde teria de colocar os dados do fiador.
Observação: os dados do fiador são só informativos, e  ele pode ser substituído posteriormente.
 Após gravar e avançar, na próxima tela "Conclusão para CPSA", você deve marcar nas declarações e colocar o código de verificação.
Após concluir, será gerada a informação do prazo para comparecimento à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento(CPSA) da sua faculdade, para que possa levar a documentação que comprova o que declarou na inscrição.
Você pode, nesta tela, clicar em "Comprovante de residência, de rendimento e documento de identificação, para saber o que é exigido, de acordo com a sua situação.