Clique abaixo para entrar diretamente no assunto

domingo, 1 de março de 2020

O que é nota de corte? Posso não ser chamado mesmo tendo nota superior à nota de corte?


O que é nota de corte?
É a menor nota para ficar entre os selecionados. Tem como base o número de vagas e o total de candidatos inscritos de acordo com o grupo de preferência e a região da IES(Instituição de Ensino Superior).Por exemplo: uma nota de corte de 700 pontos para um total de 10 vagas, significa que o décimo colocado possui a nota de 700 pontos.
Observação: Não há como saber a nota de corte individual de cada faculdade e sim de todas as que compõe a região onde ela está inserida. 

Minha nota é maior do que a nota de corte, porém não fui chamado. Por quê?
A nota de corte  reflete a menor nota entre um conjunto de faculdades de uma região, porém muitas vezes acontece de o estudante escolher uma faculdade em que mesmo ele tendo a nota maior do que a nota de corte,  ele não consegue a vaga.
Exemplo: uma região escolhida pelo estudante possui 3 faculdades, cada uma com 3 vagas, e ele está com a 7ª maior nota, porém ele escolheu como primeira e segunda opções as faculdades em que os 6 primeiros na classificação também escolheram. Assim, mesmo tendo nota maior do que o restante dos estudantes ele não será selecionado, pois como ele não pode escolher a terceira faculdade da região, ele continua na lista de espera. Só será chamado caso haja desistência ou desclassificação na(s) faculdade(s) escolhida(s) e que seja suficiente para que ele seja chamado.

A partir de quando é divulgada a nota de corte?
A partir do segundo dia de inscrição. E é atualizada a cada novo dia de inscrição.

Pra que serve a nota de corte?
Para auxiliar o estudante a avaliar onde possa ter maior chance de de conseguir uma vaga e, caso seja de seu interesse, alterar as opções de curso, área, subárea e IES(Instituição de Ensino Superior).

Até quando posso alterar a inscrição?
Pode ser alterada inúmeras vezes, até o encerramento das inscrições.

Por que razão alguns cursos não tem nota de corte?
Em função do número de vagas ser maior do que o de candidatos inscritos.


Observação: O P-Fies não tem nota de corte pois não tem classificação, a seleção é feita por ordem de inscrição.