Clique abaixo para entrar diretamente no assunto

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Passo a passo da conclusão da inscrição do Fies no SisFies

Você foi pré-selecionado no Fies e agora precisa concluir a sua inscrição dentro do prazo, para não perder a vaga. 
Nest post explicaremos, passo a passo, detalhadamente, como fazer isso de forma segura. Caso tenha alguma dúvida, leia e releia atentamente, antes de prosseguir com a sua inscrição.

Primeiramente entre no site http://fiesselecao.mec.gov.br/,  clique em: Concluir minha inscrição, seta vermelha, conforme abaixo

Você será direcionado para a página:  http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal
Nesta tela aparecerão os dados sobre a atual fase do processo seletivo. Caso ainda não seja cadastrado clique em : Primeiro acesso.
Importante: a senha que fez para a inscrição no site Fies Seleção, não serve para essa fase, pois este é outro site. Caso ainda não seja cadastrado, entre no "clique aqui "da opção Primeiro Acesso, para se cadastrar; aparecerá então a seguinte tela:

Dica: Faça a inscrição com um e-mail pessoal que você usa constantemente e gratuito. Não use o e-mail da empresa onde trabalha ou email de um provedor pago, que pode ser cancelado posteriormente, pois você irá precisar do e-mail para recuperar a senha, caso a esqueça. Além do mais você terá de aditar o contrato a cada semestre utilizando a sua senha. Este é o site que você usará durante todo o tempo que possuir o Fies.

Após entrar com a sua senha, você deverá inserir os dados cadastrais.
Verifique que, conforme a seta vermelha aparecerão as seguintes mensagens: (M211) Inscrição não concluída. IMPORTANTE: esta mensagem só sairá alguns dias após concluir a contratação no banco.
A segunda é : (M035) O prazo para conclusão da sua inscrição é até ........ , sob pena da perda do direito à inscrição.
Após incluir e conferir cuidadosamente todos os dados pessoais, clicar em “Gravar e Prosseguir” no final da tela.
 
Na tela seguinte no 2º passo, você deverá incluir os membros do seu grupo familiar e anexar os comprovantes de renda do seu grupo familiar. 
Atenção:
A renda a ser colocada é a renda bruta. Se colocar renda líquida pode ser desclassificado!

Dica: esta etapa é muito importante, pois a quantidade de membros do seu grupo familiar e o valor da renda definem a porcentagem máxima do seu financiamento. Mas, lembre-se: a CPSA (Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento) da sua IES exigirá a documentação do grupo familiar.

Após preencher os dados, clicar em “gravar e prosseguir”.
Na próxima tela, passo 3, insira os dados do seu curso, instituição e o local onde está matriculado, além dos dados financeiros e termos do financiamento.   
Nos Termos do financiamento, abaixo, ocorrem as maiores dificuldades. Vamos explicar detalhadamente os pontos que você deve observar.

Dica 1: Total de semestres já concluídos: caso você seja Graduando, não conte o semestre atual, digite o período em que estava no semestre anterior. Se for Ingressante, coloque ZERO.
 Dica 2: Os valores da semestralidade SEM desconto, da Semestralidade COM desconto e o da semestralidade para o FIES já vem preenchidos pela CPSA da sua faculdade.

Clique em cada interrogação (conforme seta vermelha) para verificar o que significa cada item.
Ao clicar na primeira interrogação abrirá este quadro que explicará o que é semestralidade SEM desconto. 
Na segunda interrogação, Valor da semestralidade COM desconto, conforme abaixo:
Na terceira interrogação, valor da semestralidade para o Fies. 
Importante: O desconto deve ser de, no mínimo, 5% sobre o menor valor cobrado pela faculdade depois de deduzidos os descontos de caráter coletivo.
Na quarta interrogação, Valor da Semestralidade ATUAL COM desconto, é único que pode ser preenchido pelo estudante.
Somente coloque um valor diferente do Valor da semestralidade para o Fies, caso tenha algum desconto individual ou esteja cursando mais ou menos disciplinas do que a grade regular do curso no semestre atual.  
E, muito importante: esse valor não pode ser inferior a 80% e nem superior a 40% do valor da Semestralidade para o Fies. Desconto para bolsista parcial ProUni não pode ser considerado aqui.
Atenção : O valor da mensalidade nunca poderá ser inferior a R$ 100,00. 
Caso tenha dúvida, entre em contato com a CPSA da sua faculdade.
Na quinta interrogação aparecerá um quadro, com a explicação, conforme abaixo do percentual máximo a ser financiado pelo Fies. Atenção: Não existe mais Fies de 100% da mensalidade para estudantes que NÃO sejam bolsistas parciais do ProUni. 
Na sexta interrogação a explicação sobre o valor total do financiamento.
Na sétima e última interrogação, o valor do limite de crédito global:
Após confirmar  todos os dados, “Gravar e Prosseguir.”


No passo 4 você terá acesso a simulação do financiamento, para que tenha uma noção de quanto pagará pelo financiamento. O valor é baseado na mensalidade atual, sem nenhuma correção, mas serve para que tenha um indicativo de quanto pagará pelo financiamento. Após escolher o melhor dia para vencimento, clique em “simular.”

 
Após a simulação, clique em Prosseguir.
Aparecerá então o passo 5, que lhe dará a oportunidade de escolher o banco e a agência do banco onde você deseja fazer a contratação.
Dica 1: Você não poderá modificar o banco depois de finalizar a inscrição. Caso opte pela Caixa, não poderá, em nenhuma hipótese, fazer a contratação no Banco do Brasil e vice versa.
Dica 2: Escolha de preferência uma agência onde moram seus familiares mais próximos, pois após assinado em uma agência, todas as renovações (aditamentos) terão de ser feitas nesta mesma agência. Caso alguém não possa comparecer no dia da assinatura pode ser passada um procuração pública( exceto para estudantes menores de idade e representante legal do estudante). 
Dica 3: Na Caixa há a possibilidade de , mesmo depois de  emitido o DRI(Você pode escolher outra agência para contratar. No Banco do Brasil não. Caso tenha alguma dúvida ou possa querer mudar de agência na contratação, melhor escolher a Caixa.
Após clicar em gravar e prosseguir será direcionado para o passo 6: Fiadores( Tipo de garantia.)

Passo 6: nesta tela escolha o tipo de garantia do contrato, especificadas a seguir:
Fiança convencional: é prestada por pessoa física, não pode ser prestada por empresa.  E ao contrário do que alguns imaginam pode ser prestada por qualquer membro do grupo familiar, inclusive pai e mãe.
Fiança solidária: é a fiança prestada por grupos de 3 a 5 estudantes da mesma IES, que não podem ter relação de parentesco entre si.
Fundo garantidor:  é o contrato sem Fiador. A garantia é dada por um fundo criado pelo governo federal para este fim. Essa opção é restrita às IES que optaram por contribuir para o fundo.
DICAS IMPORTANTÍSSIMAS:
Dica 1: é comum confundir Fiança solidária com Fundo garantidor. São coisas totalmente distintas. Fiança solidária é constituída por um grupo de estudantes que se garantem uns aos outros.Fundo garantidor é que é o contrato sem fiança.

Dica 2: somente aparecerá a opção de Fundo Garantidor se atender  a pelo menos UM dos três requisitos abaixo:   
 -Ser estudante de curso de Licenciatura.
 -Ser Bolsista ProUni no mesmo curso em que pretende fazer o Fies.
- Ter a renda per capita familiar até um salário mínimo e meio ( Qualquer que seja o curso).


Caso a opção seja a fiança tradicional, terá de preencher alguns dados do fiador para que possa prosseguir e aparecer a tela abaixo, passo 7 e último.
ATENÇÃO:
1)Confira todos os dados, minuciosamente.
2)Marque as opções de declaração nos quais esteja enquadrado.
3) Clique em CONCLUIR ao final da página.
Após confirmar a inscrição, não terá como alterar qualquer dado.
Somente a CPSA da IES após o processamento da inscrição liberar o acesso para modificação dos dados.
Aparecerá a chave de segurança e a opção para Imprimir Comprovante
Após clicar aparecerá esta tela:
Você terá de imprimi-la e levar o mais rápido possível para a IES para que possa ser validada. Se perder o prazo de comparecimento à CPSA perderá a inscrição e será desclassificado.
Na IES eles terão de gerar um documento chamado DRI (Documento de Regularidade de Inscrição) a ser levado ao banco e à agência de sua escolha.
Nesse documento constará o período para comparecimento ao banco, que deverá ser respeitado, pois caso venha a perder esse prazo, também perderá a inscrição. 
Observação: Depois de finalizada a inscrição, se acessar novamente a inscrição ainda aparecerá o aviso: (M211) Inscrição não concluída( imagem abaixo)
Isso é normal do sistema. Esse aviso só sairá alguns dias após a assinatura do contrato no agente financeiro.
Para fazer o download gratuito das músicas deste blog, entre no endereço abaixo:
http://www.reverbnation.com/flaviocolares
*As dúvidas também podem ser esclarecidas no grupo " Tudo sobre Fies" no Facebook: https://www.facebook.com/groups/503103603077760/

Ad sense

Ad sense