Clique abaixo para entrar diretamente no assunto

domingo, 30 de novembro de 2014

Boleto falso

Nos últimos anos cresceu assustadoramente um novo tipo de golpe, principalmente na internet: o boleto falso.
Esse tipo de golpe pode afetar a maior parte dos estudantes do Fies que tem seus contratos firmados na Caixa Federal, que utiliza o boleto emitido pela internet.
Para acessar a página correta para emitir o boleto entre no link: https://www3.caixa.gov.br/fies/asp/Boleto/BoletoOnline2.asp

Existem várias formas de golpe, as principais são:
1) Páginas falsas: Geralmente estas páginas são acessadas após pesquisa nos sites de busca tradicionais, como Google, Yahoo e Bing. Ao entrar nestas páginas falsas, a vítima acaba digitando dados pessoais e imprime um boleto. Este boleto pode até parecer com um boleto verdadeiro, mas ele será impresso com dados diferentes do desejado. Se você pagar este boleto, o dinheiro vai parar na conta do bandido.

2)Vírus: seu computador pode ser infectado com um vírus que tem a função de alterar o boleto que será impresso. Pode acontecer de um boleto ser apresentado na tela do computador de uma forma e ao ser impresso ele apresentar outros dados. Se você pagar este boleto, o dinheiro vai parar na conta do bandido.


Primeiramente vamos apresentar o boleto verdadeiro para que você confira cuidadosamente ao gerar o seu boleto pela internet.

Imagem 1: Recibo do sacado

Esta é a parte que fica com você depois de recebido no caixa do banco ou pela lotérica.























Geralmente na maior parte dos boletos falsos não aparece o valor do empréstimo , conforme seta vermelha. Se não aparecer esse valor, é um indício muito forte de que o boleto foi adulterado. 

Imagem 2: Recibo do banco/ Ficha de compensação:



Note que:
1)Conforme a seta vermelha, o código da  Caixa  é sempre 104, que é o número do banco no sistema de compensação. Se vier outro número ao lado da logomarca da Caixa, o boleto é falso. 
2) Conforme seta verde, a  linha  digitável do boleto SEMPRE tem de começar por 104, que é o código da Caixa. Se os três primeiros números da linha digitável forem diferentes de 104, o boleto é falso.
3) Verifique, de acordo com a sete azul, se não há espaços em branco no código de barras. Se houver, é indício de que o boleto é falso.

Imagem 3: Recibo do sacado boleto falso.




 Note que o boleto é bem semelhante ao verdadeiro. Porém não consta o dado VALOR DO EMPRÉSTIMO, conforme seta vermelha, que tem de estar entre data de contratação e prazo de empréstimo. Caso não conste esse dado é um indício forte de que o boleto é falso. 

Imagem 4: Comprovante de pagamento da lotérica.


Note que o código de barras representado no comprovante de pagamento emitido pela lotérica inicia-se por 033, que é o código do banco Santander, e não por 104 que é o código da Caixa. Se no comprovante aparecer outro código que não 104, o boleto pago é falso. Neste caso cancele imediatamente o pagamento. Se não conseguir , entre em contato imediatamente com o banco onde foi efetuado o pagamento.

Em alguns casos, de fraudes mais complexas e sofisticadas, a linha digitável é verdadeira  e o código de barras é falso, ou seja, Você terá de conferir no recibo de pagamento se  o código de barras digitável confere com o do recibo. Para fazer essa comparação terá de , obrigatoriamente , pagar na lotérica, caixa eletrônico de qualquer banco ou pelo internet banking.
Na autenticação do caixa do banco não aparecerá o código de barras.


Esse exemplo do Fies serve para qualquer boleto que for pagar. Se, por exemplo for pagar um boleto do Bradesco, por exemplo, o código do Bradesco é 237; O código de barras tem de iniciar por 237. O do Banco do Brasil é 001, o código tem de iniciar por 001 e assim por diante.

Você pode acessar também a ágina de segurança da Caixa, para maiores informações no endereço :