Clique abaixo para entrar diretamente no assunto

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Suspensão do Fies- Regulamentação

Todo estudante beneficiário do Fies tem direito a fazer a Suspensão (trancamento) do Fies.
Esta suspensão só pode ser feita uma única vez e por até dois semestres consecutivos. Caso a CPSA( Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento) da faculdade autorize, pode ser feita a prorrogação da suspensão por mais um semestre, ou seja, pode-se no máximo ficar com o contrato suspenso por 3(três) semestres consecutivos. Desde o 2º semestre de 2013 todas as suspensões são feitas no site http://sisfiesportal.mec.gov.br/, inclusive os anteriores a 2010, que antes eram feitas no sistema da Caixa.

O procedimento para a Suspensão de todos os contratos é o seguinte:
1) O estudante solicita no site  http://sisfiesportal.mec.gov.br/, a suspensão e avisa para a CPSA sobre esse pedido.
2) A CPSA tem de validar a suspensão em até 5 dias.
3) Caso não seja validada a suspensão dentro do prazo, o processo terá de ser novamente iniciado.

Abaixo a portaria normativa que regulamentou a suspensão:

PORTARIA NORMATIVA Nº 28, de 28 DE DEZEMBRO DE 2012
Dispõe sobre a suspensão temporária da utilização de financiamento concedido com recursos do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies a partir da publicação da Lei nº 12.202, de 14 de janeiro de 2010, e dá outras providências.
O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, INTERINO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, e tendo em vista o disposto na Lei nº 10.260, de 12 de Julho de 2001, resolve:
Art. 1º A utilização do financiamento concedido com recursos do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies poderá ser suspensa temporariamente por até 2 (dois) semestres consecutivos, mediante solicitação do estudante e validação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento - CPSA do local de oferta de curso, ou por iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, agente operador do Fies.
§ 1º Excepcionalmente, a utilização do financiamento poderá ser suspensa:
I - por mais 1 (um) semestre, na ocorrência de fato superveniente formalmente justificado pelo estudante e validado pela CPSA; ou
II - por até 2 (dois) semestres consecutivos além daqueles previstos no caput e no inciso I desse parágrafo, para fins de transferência do estudante na ocorrência de encerramento de atividade de instituição de ensino superior, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação.
§ 2º O Ministério da Educação dará conhecimento e prestará orientações ao agente operador do Fies quando da ocorrência de que trata o inciso II do § 1o.§ 3o
O Ministério da Educação poderá suprir a anuência da instituição de ensino que encerrar suas atividades, quando for o caso.
Art. 2º A suspensão temporária da utilização do financiamento, por iniciativa do estudante, deverá ser solicitada por meio do Sistema Informatizado do Fies - Sisfies, até o 15º (décimo quinto) dia
dos meses de janeiro a maio, para o primeiro semestre, e de julho a novembro, para o segundo semestre, e terá validade a partir do primeiro dia do mês seguinte ao da solicitação.
§ 1º A suspensão temporária do semestre para o qual o estudante não tenha feito a renovação semestral do financiamento poderá ser solicitada em qualquer mês do semestre a ser suspenso e
terá validade a partir do 1º (primeiro) dia do semestre suspenso.
§ 2º O agente operador do Fies poderá liberar a realização de suspensão temporária para semestre anterior à data da solicitação da suspensão no Sisfies.
§ 3º Independentemente do mês do semestre em que for solicitada a suspensão temporária, considerar-se-á o semestre integral para fins da contagem do número de semestres de que trata o art. 1º
§ 4º Para cada semestre a ser suspenso o estudante deverá efetuar uma solicitação no Sisfies, observados o limite observado no art. 1º.
Art. 3º A solicitação de suspensão temporária de que trata esta Portaria deverá ser validada pela CPSA, por meio do Sisfies, em até 5 (cinco) dias a contar da data da confirmação da solicitação pelo estudante.
§ 1º A validação da solicitação da suspensão de que trata o inciso I do § 1º do art. 1º desta Portaria deverá ser realizada mediante apresentação de documento contendo as justificativas do estudante, a ser mantido sob a guarda da CPSA na forma prevista no § 3º do art. 24 da Portaria Normativa MEC nº 1, de 22 de janeiro de 2010.
§ 2º Na hipótese de validação da solicitação de suspensão temporária, o estudante deverá comparecer à CPSA para assinar o Documento de Regularidade de Matrícula - Suspensão (DRM-Suspensão), observado o prazo estabelecido no caput, não sendo necessário o comparecimento ao agente financeiro.
§ 3º O DRM-Suspensão, que constitui documento hábil para comprovar a realização da suspensão temporária da utilização do financiamento, deverá ser impresso em 2 (duas) vias de igual teor e forma, sendo uma via destinada ao estudante e a outra à CPSA, sendo que:
I - a via destinada ao estudante deverá ser assinada pelo estudante e pelo Presidente ou Vice-Presidente da CPSA; e
II - a via destinada à CPSA deverá ser assinada pelo estudante e por todos os membros da comissão, incluindo Presidente e Vice-Presidente, para posterior arquivamento nos termos do § 3º  do art. 24 da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2010.
§ 4º  Na hipótese de decurso do prazo para validação da solicitação de suspensão temporária pela CPSA, é facultado ao estudante realizar nova solicitação de suspensão, desde que esteja vigente o prazo regulamentar para essa finalidade.
§ 5º Havendo rejeição da solicitação de suspensão temporária pela CPSA, o estudante somente poderá efetuar nova solicitação desde que esteja vigente o prazo regulamentar para essa finalidade, após o  cancelamento da rejeição pela comissão.
§ 6º O prazo de que trata o caput:
I - não será interrompido nos finais de semana ou feriados; e
II - será prorrogado para o primeiro dia útil imediatamente subsequente, caso o vencimento ocorra em final de semana ou feriado nacional.
Art. 4º O semestre suspenso temporariamente será considerado como de efetiva utilização do financiamento, mantida a duração regular do curso para fins de cálculo do prazo de amortização
do financiamento, conforme previsto no art. 5º, inciso I, da Lei nº 10.260, de 2001.
Art. 5º Durante a vigência da suspensão temporária da utilização do financiamento, o estudante financiado fica obrigado ao pagamento dos juros previstos no §1º do art. 5º  da Lei nº 10.260, de
2001, ficando vedada neste período a realização de aditamentos de renovação semestral, de dilatação e de transferência.
Art. 6º  Os encargos educacionais financiados são devidos pelo estudante até o mês da solicitação da suspensão temporária da utilização do financiamento no Sisfies.
§ 1º Excetuam-se do disposto no caput as suspensões temporárias realizadas nos termos previstos no § 1º do art. 2º desta Portaria.
§ 2º Será de exclusiva responsabilidade do estudante o pagamento dos encargos eventualmente devidos à instituição de ensino superior pela prestação de serviços educacionais durante a vigência da suspensão temporária do financiamento.
Art. 7º O agente operador do Fies poderá alterar e prorrogar os prazos de que tratam os arts. 2º e 3º desta Portaria, observando, quando se tratar de prorrogação, o disposto no art. 25 da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2010.
Art. 8º  A suspensão temporária, por iniciativa do agente operador, ocorrerá quando não efetuada pelo estudante a renovação semestral do financiamento durante o prazo regulamentar.
Parágrafo único. Caso o estudante tenha realizado as suspensões previstas no caput do art. 1º e não fizer uso das excepcionalidades de que tratam os incisos I e II do § 1º do art. 1º até o final do semestre em que o financiamento deverá ser renovado, a utilização do financiamento será encerrada pelo agente operador na forma do art. 7º da Portaria Normativa MEC nº 19, de 31 de outubro de 2012.
Art. 9º A Portaria Normativa MEC nº 1, de 22 de janeiro de 2010, passa a vigorar com a seguinte alteração:
"Art. 24......................................................................................
§ 3º Os atos emanados pela CPSA, em especial aqueles de registro obrigatório no Sisfies, deverão ser aprovados e assinados por todos os seus membros e mantidos sob sua guarda, juntamente com toda a documentação relativa ao Fies, inclusive aquela exigida para validação de inscrição e solicitação de aditamento ao financiamento, pelo prazo de 5 (cinco) anos, contados da data de encerramento do contrato de financiamento, para disponibilização, quando solicitados, aos agentes operador e supervisor do Fies, aos órgãos de controle interno e externo e ao Ministério Público." (N.R.)
Art. 10. A Portaria Normativa MEC nº 10, de 30 de abril de 2010, passa a vigorar com as seguintes alterações:
"Art. 2º A inscrição  no Fies será efetuada exclusivamente pela internet, em qualquer período do ano, de janeiro a junho, para o financiamento relativo ao primeiro semestre, e de julho a dezembro,
para o financiamento relativo ao segundo semestre do ano, por meio do Sistema Informatizado do Fies - Sisfies, disponível nas páginas eletrônicas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE." (N.R.)
"Art. 10 ...............................................................................
§ 2º O estudante que na contratação do Fies optar pela garantia do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo - FGEDUC, nos termos e condições previstos nesta Portaria, fica
dispensado de oferecer as garantias previstas no parágrafo anterior e desobrigado de cumprir o disposto no inciso VII do art. 5º da Lei nº 10.260, de 2001, não se aplicando o disposto em seu § 4º
" (N.R.)
Art. 11. A Portaria Normativa MEC nº  25, de 22 de dezembro de 2011, passa a vigorar com as seguintes alterações:
"Art. 6º.....
§ 10. O Ministério da Educação poderá suprir a anuência da instituição que encerrar suas atividades, quando for o caso." (N.R.)
"Art. 12. O aditamento do contrato de financiamento, para fins da transferência a que se refere esta Portaria, será formalizado juntamente com o aditamento de renovação semestral do financiamento, na modalidade de simplificado ou não simplificado, nos termos previstos nos incisos I e II do art. 2º
da Portaria Normativa MEC nº 15, de 2011, ou mediante a realização do aditamento de suspensão
temporária da utilização do financiamento, nos termos previstos na alínea "d" do inciso I do art. 2º
da Portaria Normativa MEC nº 15, de 2011." (N.R.)
Art. 12. A Portaria Normativa MEC nº 16, de 4 de setembro de 2012, passa a vigorar com a seguinte alteração:
"Art. 4º O aditamento  do contrato de financiamento, para fins da dilatação a que se refere esta Portaria, será formalizado juntamente com o aditamento de renovação semestral do financiamento
imediatamente subsequente, na modalidade de simplificado ou não simplificado, nos termos previstos nos incisos I e II do art. 2º da Portaria Normativa MEC nº 15, de 2011, ou mediante a realização do aditamento de suspensão temporária da utilização do financiamento, nos termos previstos na alínea "d" do inciso I do art. 2º da Portaria Normativa MEC nº 15, de 2011." (N.R.)
Art. 13. A Portaria Normativa MEC nº 19, de 31 de outubro de 2012, passa a vigorar com as seguintes alterações:
"Art. 3º...............................................................................
§ 1º O encerramento solicitado em semestre para o qual não tenha sido realizado o aditamento de renovação semestral poderá ser solicitado em qualquer mês do semestre e terá validade a partir do
primeiro dia do semestre do encerramento, não sendo devidos, neste caso, os encargos de que trata o caput." (N.R.)
"Art. 4º............................................................................ ..
§ 1º O encerramento na forma prevista no caput deverá ser solicitado até o 15º (décimo quinto) dia dos meses de janeiro a maio, para o primeiro semestre, e de julho a novembro, para o segundo semestre. (N.R.)
.................................................................................................
§ 3º O agente operador  do Fies poderá liberar a realização de encerramento antecipado para semestre anterior à data da solicitação do encerramento no Sisfies." (N.R.)
Art. 14. Ficam revogados os artigos  17 a 21 da Portaria Normativa MEC nº 15, de 8 de julho de 2011.
Art. 15. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

JOSÉ HENRIQUE PAIM FERNANDES


*Para fazer o download gratuito das músicas deste blog e curtir minha página, entre no endereço abaixo:
https://www.facebook.com/pages/Flávio-Colares/363430400342476
*Devido a uma maior interatividade, as dúvidas  estão sendo esclarecidas  no grupo " Tudo sobre Fies" no Facebook: https://www.facebook.com/groups/503103603077760/

80 comentários:

  1. Olá Flávio, estou com uns probleminhas, se puder ajudar agradeceria muito.

    Estou desde julho esperando o módulo de suspensão, estou com uma bolsa na faculdade de 100% e queria suspender por 2 períodos. Não fiz o editamento, pq se eu fizesse não daria pra suspender esse o periodo de 2012.2
    como faço pra suspender agora no sisfies? estou tendo dificuldades.
    Desde já agradeço muitoo, feliz ano novo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa!

      Você deve entrar, através do módulo de aditamento, e lá terá a opção de suspensão do semestre, que já esta ativa desde o dia 02/01/2013.
      Leia a regulamentação acima que não haverá erro, ok?

      Excluir
  2. FLAVIO BELEZA

    UMA INFORMAÇÃO QUENTINHA, LEIA ATENTAMENTE O ARTIGO 10º DESTA PORTARIA DA SUSPENSAO, AGORA LIBEROU O NOME RESTRITO NOVAMENTE PARA ADERIR O FIES.
    OBS: PARA CASOS DE FIANÇA FGEDUC.

    ENTRE EM CONTATO COMIGO QUE TENHO MUITAS INFORMAÇOES DO FIES C.HENRIQUERISSATO@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Carlos!

      Obrigado por alertar para o artigo, que passou de certa forma despercebido. Em boa parte das leis e portarias eles colocam outras coisas que não tem nada a ver com o assunto principal.
      Os agentes financeiros ainda estão adequando seus sistemas para permitir a contratação e renovação mesmo com restrição dos estudantes com a garantia do FGEDUC.

      Excluir
    2. flavio eu faço consultoria do fies, no estado de SP, todos os bancos do brasil (pelomenos) estao formalizando contrato desde segunda-feira.

      parabens pelo blog, vou te ajudar com as informações.

      Excluir
    3. Ok Carlos!
      Obrigado pela contribuição. Vamos somar esforços para proporcionar uma informação cada vez mais qualificada a quem precisa.

      Grande abraço!

      Excluir
    4. Em 2011/2 quando fui fazer um intercâmbio, suspendi na CAIXA Federeal e na Universidade o contrato do FIES por dois semestres.
      Em 2012/2 quando voltei fui informado que deveria fazer a suspensão pelo site do SisFies. Fiquei de julho de 2014 até janeiro 2013 aguardando o caminho de suspensão no site do SisFies.
      Em janeiro quando saiu o caminho pelo site, fiz minha suspensão, assinei a suspensão na universidade, mas deu um erro no site que aparece "pendente de correção pelo sisfies".
      Até hoje estou com esse problema, atrasando todos os meus aditamentos.
      Alguém esta com esse problema, ou sabe como resolver. O fale conosco não esta resolvendo, só manda eu esperar.

      Excluir
    5. Gustavo, neste caso só resta esperar, pois é um, mais um, problema tecnológico do sistema do MEC.

      Excluir
  3. Flavio, a mensalidade da faculdade aumento era de 639,00 e foi para 699,00 , só que a minha renda é de 1350,00 menos que o dobro da mensalidade que ficaria 1398,00... certo !
    Aí irei alterar a minha renda para 1400,00 , o aditamento será não-simplicado ?
    Me ajude tenho até amanha pra levar o aditamento lá no CPSA !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nick!

      Sim, o aditamento, ao alterar a renda do fiador, em caso de renda insuficiente, será Não Simplificado.

      Excluir
  4. Flávio,

    Pedi a suspensão do FIES para o 1º/2012 e foi aprovado pela CPSA, agora no site está aparecendo assim no módulo de suspenção “Aprovado para envio ao banco”, o que isso quer dizer? Eu tenho que ir ao banco para aprovar a suspensão? Fiquei um pouco na duvida em relação a essa mensagem que apareceu no site.

    Parabéns pelo ótimo site que você mantem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalton, Não é necessário ir ao banco, provavelmente deve estar no prazo de processamento, pois ele tem de migrar do sistema do MEC para o sistema do banco. Você irá fazer o aditamento2/2012?
      Obrigado pelo elogio!

      Excluir
  5. Ola Flávio...Meu nome é Naiara.
    fiquei muito feliz em achar seu blog, Obrigada em nome de todos que tiram suas duvidas através do seu blog.

    Bem...sendo que eu tenho algumas duvidas pessoais e gostaria que me ajudasse...
    Quero muito cursar Psicologia e aqui em minha cidade chegou esse curso mas ainda esta bloqueado para matriculas (mas as aulas irão iniciar agora no primeiro semestre), quero muito conseguir o fieis...ja fiz minha inscrição no site do fieis mas nao conclui pois estou aguardando a liberação do curso, você acha que tem possibilidade da universidade nao liberar esse novo curso para o fieis ou é obrigatório? O valor do curso é R$ 788,00, eu nao trabalho (sou estudante), casada e a renda familiar é de R$ 1.900,00 (renda de meu esposo, mas agora estou no inicio de uma gestação (mesmo assim conto somente como duas pessoas na familia não é mesmo?) meu esposo e meu pai pode ser meu fiador? - eu preciso esta ja matriculada na Universidade para conseguir o fieis? ou posso concluir a inscrição do site sem ter nenhum vinculo com a instituição?! caso eu consiga, quais as dispersas que terei? terei que pagar matricula? voce acha que consigo 100% de financiamento? ainda preciso fazer alguma prova na universidade?... desde já agradeço sua ajuda!! Que deus abençoe sua vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naiara! Obrigado pelos elogios e pelas bençãos!
      É preciso que tenha um vínculo com a faculdade para poder finalizar a inscrição do Fies.
      Verifique com a faculdade quando a inscrição do Fies estará liberada para o curso de Psicologia, a adesão da faculdade é voluntária, além disso o curso tem de ter avaliação positiva.
      O seu pai pode ser seu fiador, o seu cônjuge não.
      No caso da renda que você informou, poderá ter 100% de financiamento e, caso a faculdade tenha aderido ao FGEDUC poderá fazer o contrato sem fiador.
      Boa sorte!
      Grande abraço!

      Excluir
    2. A faculdade eu sei que tem vinculo com o Fieis mas o curso de psicologia é novo e ainda esta bloqueado para matriculas, vou entrar em contato com a instituição e ver se quando o curso for liberado eles vao fazer a parceria com o fieis!!
      Eu precisarei fazer alguma exame de aprovação da universidade? abraço.

      Excluir
    3. Naiara, você deve ter feito alguma prova, exame ou vestibular para poder fazer o Fies.

      Excluir
  6. MEU PAI TEM O NOME SUJO ELE PODE SER O MEU RESPONSAVEL NO FIES, EO QUE ELE DEVE FAZER PÓIS ELE TEM RENDA FIXA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !
      Se o seu contrato for com a garantia do FGEDUC sim, se for com a garantia da fiança tradicional, não.

      Excluir
  7. Boa noite flavio.já estar com uma semana que a cpsa aceitou o pedido de suspensão do semestre 2012-1 e até o momento o status continua aprovado para envio ao banco. você tem ideia de quanto tempo é preciso para disponibilizar o semestre 2012-2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanderson, esse processo é novo(começou este ano) ainda não tenho relatos de quanto tempo em média tem durado esse processamento.
      Se passar de 10 dias abra um chamado no site www.fnde.gov.br

      Excluir
    2. Boa Tarde. fiz minha matricula na faculdade! porem ainda aguardo a atualização do status do módulo de suspensão, as aulas começam dia 6. enfim mesmo que ainda não tenho feito a trasnferencia do fies por conta da demora do sisfies. quando tiver tudo ok, fazendo a transferencia o fies pagara pelos boletos gerados incluindo a matricula?

      Excluir
  8. Bom Dia, Flávio! Estou com o mesmo problema de algumas pessoas acima, a CPSA validou minha suspensão 2º/2012 e já faz mais de 10 dias que aparece a mensagem "Aprovado para envio ao banco", Já abri uma demanda no site do FNDE sobre isso e a solução que deram foi que eu deveria esperar a atualização do site. Só que o problema é que estou com medo de acabar não entrando na tal cota que as universidades tem para poder realizar a transferência integral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Lara!
      Pelo que sei não existe cota para transferência. A faculdade só tem de aceitar o estudante e validar a transferência.

      Excluir
  9. Estou com algumas dúvidas e acho que podes me ajudar. Desde de já agradeço!
    tenho um financiamento de 75%, e neste semestre já fiz o aditamento e já paguei o 25% da da 1ª parcela (matrícula). Porém, gostaria de suspender o financiamento deste semestre..por algumas razões que não achei vantagem..e só me dei conta agora. Então, é possível ainda suspender? Caso, seja possível.. esse 25% já pago é ressarcido ou abatido nas taxas de amortização? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari!
      muito provavelmente a faculdade não a ressarcirá esse valor de 25%>
      Há possibilidade de suspender. A suspensão tem validade a partir do mês seguinte, ou seja, se suspender este mês ela terá validade a partir de fevereiro.
      Atenção!
      Se suspender e depois retornar a estudar com o Fies, não poderá mais suspendê-lo.

      Excluir
  10. Olá Flávio, me cadastrei no FIES dia 11/01 e meu prazo é até dia 21/01.
    Já levei toda documentação na faculdade, estou esperando que CPSA dê sua posição em relação a minha documentação. Minha dúvida é a seguinte: recebi o resultado do vestibular de uma faculdade na qual tinha ficado remanejada, gostaria mesmo de estudar nesta e não na faculdade em que fiz minha inscrição, eu ainda posso fazer alguma coisa ou não tenho como voltar atrás?
    Aguardo respostas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika!

      Se ainda não assinou o contrato no banco é só não assinar, que a inscrição será cancelada, ok?

      Excluir
  11. Olá!! Tenho fies e esse anos vou transferir a facul...como ja cursei um ano consegui eliminar matérias, e serei matriculadas só no segundo semestre de 2013....o que eu faço com o fies nesse primeiro semestre?? Tenho que transferir ou suspender? Ou tenho que primeiro transferir e depois suspender....to super em duvida....o que tenho que fazer primeiro????

    ResponderExcluir
  12. Olá tenho outra pergunta.....quando eu clico em tranferir aparece que ainda nao está disponível para bolsista prouni mas nao vou mais usar a bolsa prouni pq a facul que irei estudar nao aceita e eu ja tranquei a matrícula na outra....nao sei o que fazer....vc sabe quando estará liberada......bjs e muito obrigada viu!!!!

    ResponderExcluir
  13. E quando eu clico em suspender aparece que estou pendente em aditar, mas tenho medo de aditar porque nao preciso estudar esse semestre entendeu???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, há um problema com os bolsistas parciais do Prouni. Nenhum está conseguindo aditar já há um bom tempo. E se ficou algum semestre sem aditar não consegue fazer a transferência.

      Excluir
  14. Olá, me ajude em uma dúvida por favor. A minha filha prestou vestibular para PEDAGOGIA pela FANORP e aderimos o FIES, no entanto descobrimos que a intituição foi vendida para UNIESP que esta segundo a mídia com várias reclamações e até sob investigação da PF. Fomos surpreendidos com a informação que os cursos oferecidos sofrerão aumentos abusivos e que o valor do FIES não foi o que nos foi apresentado no ínicio, pois bem a minha dúvida é: minha filha pode mudar para outra instituição? Se puder quais os caminhos a serem tomados? Obrigado, espero retorno. Parabéns pelo SITE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wilson, obrigado pelo elogio!

      Acho melhor verificar o que realmente irá acontecer, ok? Há um contrato assinado e o MEC pode ser acionado em caso de aumento abusivo.
      No Fies sempre existe a possibilidade de transferência. Se for de faculdade pode ser feita a qualquer tempo.

      Excluir
  15. Boa tarde Flavio..

    Estou com o mesmo problema da Lara Pimentel....a questão é: fiz a transferência de Faculdade e a direção da faculdade me disse que posso esperar somente até o fim desse semestre (junho), caso não consiga a transferencia do FIES, terei que pagar todo o semestre (aprox. 5.000). Daí a minha dúvida, será que vou conseguir finalizar a tranferência do Fies até essa data??? Porque ainda tem que fazer a suspensão do semestre 2012/2, esperar liberar e fazer a transferência de Faculdade....

    Estava pensando em cancelar a tranferencia de Faculdade mas se fizer isso vou ter que fazer a suspensão pela terceira vez, e isso não é possivel..

    Se continuar esperando corro o risco de ter que pagar o semestre todo e não tenho esse dinheiro....

    Já pensei até em cancelar o Fies e parar de estudar, até conseguir pagar as mensalidades.....

    O que acha que devo fazer?? Posso confiar e esperar??

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Tenho uma dúvida: Estou cursando jornalismo numa universidade particular. Estou desistindo do curso, afina, não posso pagar para trancar e, estou de mudança para outro estado. Posso retomar o cursou em outra faculdade, mesmo após ter desistido ou será necessário recomeçar tudo novamente?
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro!
      Você pode ficar com o contrato suspenso por até 2 semestres consecutivos, podendo, se a faculdade autorizar, ser prorrogado por mais um semestre, totalizando 3 semestres consecutivos. Isso mantendo o mesmo curso.

      Excluir
  17. olá flavioo
    fiz minha transferência e ate agora deu tudo certo
    mas a moca da cpsa disse que tenho que receber um email do mec confirmando minha transferência para depois ela me aceitar como aluna fies
    Esta informacao procede? e te quanto dias o mec manda este email?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliclenes! Nunca ouvi falar que o MEC manda e-mail.
      Verifique após alguns dias no histórico do seu contrato no site Sisfies, no módulo de aditamento, se a transferência foi aceita, ok?

      Excluir
    2. Oii flavio.muuitoo obrigado pelas informacoes vc ajuda mt nos estudantes.
      Too muitoo preocupada com relacao a minha transferencia pois ate agora nao recebii nada de confirmacao de mec,ja olhei tambei no sistema e nadanada vc sabe qts dias eles dao a resposta??? ah e tem mais ainda com relacao a taxa trimestral a minha eh paga em conta debitoo fui obrigada a fazer esta conta no bb, entau deixei dinheiro depositado pra descontar o diheiroo pra o fies e o banco descontou foi outras taxas entau agora vou atrasar e ainda nau paguei o do mes de dezembro issoo pode prejudicar minha transferencia?????? E eles cobram juros?? oobrigadooo bj

      Excluir
    3. Eliclenes, a transferência nada tem a ver com a conta que você mantém no BB. Aliás você não deveria ter sido obrigada a abrir uma conta. Pague o boleto do Fies preferencialmente, ok?
      Abra uma demanda no site www.fnde.gov.br para verificar quanto ao prazo da transferência.

      Excluir
  18. olá Flávio, meu problema é parecido com o de muitos, estou a 27 dias esperando o status ''Aprovado para envio ao banco'' mudar, e até agora nada e o pior é que a demanda que abri no mec sobre isso tbm está á uns 24 dias aberta, eu ligo e peço urgência todo dia e NADA, uns dizem que o prazo era de 10 dias mas no site diz que a suspensão é validade após o 1° dia do próximo mês, por ex eu fiz a suspensão 3/01/2013 e seria validada de fato dia 1/02/2013, é assim mesmo? por que se fosse amanha teria que mudar o status. desde já agradeço

    ResponderExcluir
  19. Saulo, A suspensão é algo novo, temos de aguardar como ela vai funcionar, se realmente vai funcionar, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Flávio. estou com o mesmo problema do SauloMenezes. as aulas começam dia 6. porem ainda não dá pra fazer transferência integral do fies. posso começar a estudar enquanto esse problema não é resolvido e quando estiver tudo ok fazer a transferencia sem tiver gasto com os boletos gerados?

      Excluir
    2. Bom dia Wanderson!
      A questão dos boletos da faculdade você tem de verificar com a sua própria faculdade; Mesmo se tratando de um problema ocasionado por um problema no site, pode ser que a sua faculdade queira lhe cobrar até a solução do problema.

      Excluir
  20. Boa tarde Flavio.
    Bom, semestre passado eu fiquei reprovado em 2 disciplinas, sendo que tive 6. Esse semestre eu vou perder o fies???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarcisio,veja com a CPSA se eles irão autorizar a continuidade do seu financiamento. Leia também o post “Dependências no Fies" , neste blog.

      Excluir
  21. Olá boa tarde!

    Estou com duvidas, e preciso de ajuda UR.GEN.TE. rs... Comecei a Estudar pelo fies no começo do ano passado, mas tranquei minha matricula na faculdade antes de começar o segundo semestre...
    Esse ano estou tentando entrar em outra faculdade... Já solicitei minha suspensão, porém no site do fies ainda aparece a mensagem: Aprovado para envio ao banco... Eu não sei mais o que fazer, preciso fazer minha transferencia rapído, eu ligo na central, eles demaram dez minutos pra me atender e quando atende nos oito minutos a ligação cai ;( help me!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean, você precisa solicitar a suspensão referente ao 2º/2012 e depois solicitar a transferência. Caso não esteja conseguindo fazer a suspensão abra uma demanda no site WWW.fnde.gov.br, opção fale conosco.

      Excluir
  22. Olá, boa tarde.

    Eu fiz o contrato com o FIES p/ uma IES e no semestre seguinte transferi p uma outra faculdade, em outro Estado. Lá eles não aderiram à modalidade FGDUC e eu tive que pagar toda a mensalidade do período, num total de 3 semestres. Retornei p/ a IES inicial, estou em processo de suspensão pelo FIES e ao retornar p/ referida IES, gerou um outro número de matrícula, no mesmo curso.

    Minha pergunta: depois que suspender esses três semestres, como posso fazer p alterar este número de matrícula? terei que fazer uma transferência? Ou só com um aditamento consigo alterar este número de matrícula? Detalhe, meu FIES ficou preso nesta IES de origem, não cheguei a transferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jolly!

      Creio que o número de matrícula é irrelevante neta questão. Caso consiga fazer as 3 suspensões creio que poderá aditar este semestre.

      Excluir
  23. Olá Flávio, tudo bem? cara obrigado por tirar tantas duvidas. mas ainda tenho uma que não achei resposta nos comentarios. segue a situação.

    minha noiva estuda enfermagem em uma ies e quer transferir no prox semestre pra outra faculdade e curso. porém ela ja aditou esse semestre na ies que esta e não queria continuar no semestre. nesse caso como proceder?

    ela pode trancar na faculdade, suspender o fies referente a esse semestre, e no proximo seemestre transferir a ies e mudar de curso???

    obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Oi Edinardo! Teoricamente ela pode fazer a suspensão e depois a transferência.
    Teoricamente, pois atualmente o site do MEC está tendo um problema tecnológico que não permite a transferência após a suspensão, problema até agora não resolvido.
    O caminho correto seria esse. Suspender e depois fazer a transferência.
    Lembrando que para mudar de curso ela tem de ter, no máximo 18 meses de Fies, contados desde o primeiro dia do semestre de assinatura do primeiro contrato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez obrigado Flávio, o que me aconselha a fazer nesse caso? pois não tem muito sentido ela continuar estudando o semestre ja que vai mudar de curso.

      Excluir
    2. Edinardo, ela pode verificar com a faculdade atual se a transferência será tranquila, pois algumas faculdades colocam empecilhos. O importante é verificar a questão do aproveitamento, pois a faculdade atual tem de colocar se o aproveitamento foi ou não satisfatório no semestre.
      Além do mais, como lhe disse, está havendo um problema no sistema do Fies. Ele acontece quando se se faz a suspensão e depois é solicitada a transferência, até o momento sem solução.

      Excluir
  25. Olá.
    Eu gostaria de mudar de curso e faculdade e começar novamente a faculdade ano que vem em outro curso. Tem como eu suspender o fies esse segundo semestre e começar ano que vem de novo em outra faculdade e outro curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaisa!

      Para mudar de curso você tem de ter, no máximo, 18 meses de Fies, contados desde o primeiro dia do semestre de contratação. Após esse prazo só é possível mudar de faculdade.

      Excluir
  26. Olá Flávio, por favor, agradeceria muuuuuuuito se você me ajudasse!
    Vi seu blog, Tudo sobre FIES, e creio que você é uma ótima pessoa pra me tirar uma duvida!! Entrei no fies em 1°/2010 e cursei em uma faculdade em teresina por tres anos até 2°/2012. Em 1°/2013 solicitei a suspensao, fiz tudo conforme me disseram, suspendi no site, levei o papel a faculdade, depois esperei o papel da faculdade e levei ao banco, e enfim o banco me deu um papel comprovando a suspensao(Esse processo de suspensao foi em março/2013). Agora, em maio/2013 no sisfies aluno ainda tava como recebido pelo banco, enviei até reclamaçoes para eles darem logo minha suspensao como contratada para que aparecesse logo opçao de transferencia de instituição disponivel! Só que hoje, ao entrar no sisfiesaluno a sistuação encontra-se como não iniciada pelo CPSA! Não entendi nada, enviei outra reclamação? O que isso quer dizer, você sabe!
    Ficarei muitissima grata se você me respondesse!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane, a suspensão neste caso é feita online, sem a necessidade de envio ao banco. A transferência para outra instituição só deverá estar disponível a partir de junho, para o 2º/2013, pois não existe transferência no meio do semestre.
      Caso você não consiga se transferir a partir de junho é que haverá problema.

      Excluir
  27. Bom dia Flávio, fiz o pedido da minha suspensão no dia 19/04/2013, e estou querendo voltar a estudar em julho, porém em outra instituição, dá para eu conseguir voltar com fies no semestre que se aproxima.
    Obrigada e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena, se a outra faculdade aceitar a transferência não deverá haver nenhum problema.

      Excluir
  28. Ola Flavio tudo bem!? Suspendi o Fies no 1º semestre de 2013, agora, no 2º semestre de 2013 gostaria de retornar ao financiamento, porém, no portal do aluno no site do Fies nenhuma solicitação está disponível nem para transferências, aditamente, ou encerramento. Como proceder perante esta situação ??
    Mto Obrigada
    Audrey =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Audrey!
      O aditamento para o 2º/2013 só estará disponível a partir do dia 1º de Julho e é a CPSA quem deverá iniciar o processo.

      Excluir
  29. Olá Flávio, td bem!? Primeiro gostaria de parabenizar pelo trabalho realizado que é de muita valia para nós estudantes! A questão é, suspendi meu fies no 2º/2012, sofri um acidente de moto com mina esposa que necessitou operar o joelho e ficou impedida de andar, temos uma filha de 5 anos, por necessitar de companhia em casa acabei me ausentando em muitas aulas e reprovando por falta, estou em transição de um emprego para outro e no momento estou desempregado aguardando ser chamado,gostaria de saber se quando eu for solicitar o fies novamente o fato de estar desempregado pode me complicar mesmo tendo fiador? No caso se eu necessitar trocar responsavel financeiro e colocar minha esposa, outro contrato terá q ser redigido jundo ao fies ou so junto a instituição de ensino? O fato da reprovação por falta eu resolvo so com o CPSA ( pois tenho como provar atraves de exames e documentos)? Desde ja agradeço a atenção!
    Att, Thiago Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago, tudo bom comigo, obrigado!

      Quanto às suas questões: primeiramente tem de verificar se o Fies foi realmente suspenso no sistema do Fies( Somente na faculdade não gera efeito para o Fies) Você pode ficar até dois semestres suspenso, nocaso 2º/2012 e 1º/2013. Caso necessite da suspensão 2º/2013 a faculdade deverá autorizar.
      No tocante ao aproveitamento 2º/2013 terá de verificar com a CPSA da sua faculdade para ver se o semestre foi suspenso, e caso não tenha sido, se o aproveitamento foi satisfatório ou insatisfatório

      Excluir
  30. Olá Flavio!
    Meu fies está suspenso porque tranquei a faculdade.
    Gostaria de saber por quanto tempo ele pode ficar suspenso e voltar a reativar novamente sem perder o beneficio?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!
      O trancamento na faculdade não suspende o Fies, é preciso também suspender no sistema do Fies, caso não tenha sido feito.
      A suspensão pode ser feita por dois semestres consecutivos e, caso a CPSA autorize, pode ser prorrogado por mais um semestre consecutivo.

      Excluir
  31. Boa noite Flavio, meu caso é o seguinte : Estudei 1º/2012 em engenharia Elétrica, por motivos pessoais desisti do curso, resolvi fazer agronomia, so que como eu tinha FIES, fui informado que eu deveria suspender o 2º/2012 para ai sim poder fazer a transferencia de curso para Agronomia, fiz como pede o protocolo, suspendi pelo sistema, foi aprovado na faculdade , peguei a DRM assinada e tudo mais de que eles haviam aprovado a suspensão, fui informado que precisava apenas fazer a transferencia no site depois que o sistema reconhecesse a suspensão. Pois bem fiz a suspensão em 07/01/2013 e ate agora nada ! So aparece a mensagem: RECEBIDO PELO BANCO. Ja abri varias demandas no FNDE e nada, minhas mensalidades estao todas em atraso porque estou aguardando o FIES, o que eu faço ? Vou ser muito prejudicada, pois perderei o meu prazo de 18 meses para transferencia de curso ! Por favor me ajude, se sabe de alguem que conseguiu essa bendita suspensão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Gabi!
      Se é um problema do sistema você não pode ser penalizada por isso, pois está fazendo tudo ao seu alcance para tentar resolver. Abra novas demandas ou reitere as que foram feitas para ter como recorrer, ok?

      Excluir
    2. Tambem é minha opinião, mas minha maior duvida é : Se caso eu nao conseguir essa transferencia ate o prazo, ou conseguir no 2 semestre de 2013 , o fies vai pagar desde o 1º semestre que comecei a cursar ?

      Excluir
    3. Creio que você tem bons argumentos para poder fazer o aditamento 1º/2013, tão logo o sistema seja regularizado. Provavelmente o aditamento será novamente prorrogado, pois o MEC não resolveu os diversos problemas que ainda não foram resolvidos.

      Excluir
  32. Olá Flávio,
    tranquei minha matricula na faculdade hoje( final do semestre), preciso suspender meu Fies do semestre que vem, tem alguma data pra fazer ?
    ou hoje mesmo posso pedir a suspensão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, a suspensão para o 2º/2013 estará disponível a partir de 1º de Julho, é só dar entrada no site e pedir que a CPSA valide a suspensão.

      Excluir
  33. Olá Flávio!
    Eu tranquei o meu curso e suspendi o meu fies e vou começar outro curso na mesma instituição mas em outra cidade. No caso eu mudei de cidade,tem como transferir o banco que foi feito o financiamento inicial também ?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!
      Não é possível mudar de banco nem de agência bancária.

      Excluir
  34. Boa Noite Flávio!
    O meu caso é o seguinte:
    Eu estudava em uma faculdade,tinha 100% do fies.
    Fiz somente o primeiro semestre,tranquei e fiz a suspensão no banco.
    Passado 2 semestres ( que é o tempo máximo do fies suspenso) vou estudar outro curso em outra faculdade.
    Preciso da transferência do fies e me informaram que não foi suspenso.
    O que devo fazer?
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Flávia!

      Essa suspensão tem de ser feita no site Sisfies e não no banco. Você tem de solicitar a suspensão 2º/2012 , e solicitar a validação por parte da CPSA da sua faculdade; depois fazer o mesmo para o 1º/2013, aí então solicitar a transferência para o 2º/2013.

      Excluir
  35. Flavio, meu FIES é o anterior a 2010 e tinha feito o aditamento para 0 1o. semestre de 2013 junto a CAIXA, entretanto por informações erradas, soube que o aditamento nao tinha sido feito em meados de Junho/2013. Quando fui tentar a suspensão, o sistema da CAIXA estava fechado, pois os contratos até 2010 estavam sendo transferidos para o FNDES. Como faço pra suspender o FIES do 1o. semestre de 2013 e fazer o aditamento do 2o. semestre?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, o procedimento para a suspensão agora é igual para todos os estudantes. Você terá de se cadastrar no site sisfiesportal e solicitar a suspensão e depois a faculdade validar a suspensão. Depois de validado a CPSA deverá dar a entrada no aditamento e você deverá validá-lo.

      Excluir
  36. Boa Noite! Estou com um problema quanto ao meu FIES e gostaria de saber como proceder. Cursava um curso técnico , fiz um período e tranquei em 02/2012. Agora, estou retomando a Faculdade e tentando fazer a transferência do mesmo. Mudei não só a Faculdade mas o curso também, segui todos os procedimentos, me desloquei da cidade onde estou morando para ir à antiga faculdade, tive dificuldades quanto informações e quando, finalmente minha transferência foi realizada, normalmente, pelo site SISFIES, a Faculdade Atual, me informou que não poderia realizar a transferência pelo fato de o curso atual ser 5 anos e o anterior, 2. Gostaria de saber como proceder, com urgência, pois já suspendi o FIES por 2 semestres e posso perder o mesmo. Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, pela portaria que regulamenta a transferência, o Fies assumirá o prazo do novo curso, só não permitindo que seja dilatado ao final, ou seja, você terá de fazê-lo dentro do prazo de duração regular do novo curso, no seu caso 5 anos.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.