Clique abaixo para entrar diretamente no assunto

domingo, 6 de janeiro de 2013

Alteração do nome na inscrição do Fies


O nome do(a) estudante, e sua data de nascimento, que irá constar na inscrição do Fies é a mesma que consta no cadastro da Receita Federal.
O estudante não consegue alterar esse dado, caso ele esteja divergente.
Principalmente as mulheres, que são as que normalmente alteram o nome por ocasião do casamento ou separação, devem ficar atentas a essa questão antes de fazerem a inscrição.
O nome somente será alterado para o nome correto caso haja a correção do cadastro da Receita, realizado através da internet, das agências dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Federal.
Algumas agências bancárias não aceitam que seja assinado o contrato com o nome divergente na DRI.

De acordo com a imagem acima, caso você já tenha efetuado a correção, deverá clicar onde está indicando a sete vermelha ; então aparecerá a tela abaixo onde deverá clicar em : "Atualizar dados"



Atenção!
Ao alterar os dados no cadastro da Receita Federal, ele demora até três dias úteis para aparecer corrigido.
Conforme a mensagem, você terá somente duas oportunidades para alterá-lo durante o período de inscrição, respeitado o intervalo mínimo de 5 dias entre uma solicitação e a outra.

*Para fazer o download gratuito das músicas deste blog e curtir minha página, entre no endereço abaixo:
https://www.facebook.com/pages/Flávio-Colares/363430400342476
*Devido a uma maior interatividade, as dúvidas  estão sendo esclarecidas  no grupo " Tudo sobre Fies" no Facebook: https://www.facebook.com/groups/503103603077760/


26 comentários:

  1. Boa Noite nos meus dados cadastrais esta que meu sexo e feminino como faço pra alterar??
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, os dados estão com o sexo feminino onde? na inscrição? no contrato?

      Excluir
    2. Esta Feminino Na inscriçao do Fies...minha duvida eh se posso finalizar minha inscriçao mesmo assim ?ja corrigi na Receita,porem no site do fies nao foi alterado. Nao possibilitando mais alteraçao de dados.Posso finalizar minha inscricao assim ciom sexo feminino e apresentar a Faculdade a inscriçao junto com o comprovante da receita de alteraçao?

      Excluir
    3. Fábio, consulte a CPSA e verifique se, ao reabrir a sua inscrição para correção, esse dado pode ser alterado. Se não, a última alternativa é verificar se no sistema do banco pode ser feita essa alteração.

      Excluir
  2. flavio,

    boa tarde, parabéns pelo blog.Muito bom.
    Gostaria de saber se após o aditamento posso alterar meu email no sis fies.

    obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi obrigado, Samires!
      Você pode alterar o e-mail depois do aditamento sim. Antes de digitar seus dados escolha a opção esqueci meu e-mail. Para fazer a alteração você precisa de alguns dados da sua faculdade e do seu curso. Eles podem ser verificados no seu cadastro no próprio site do Sisfies portal.

      Excluir
  3. Boa noite, o meu nome esta errado na inscrição do fies eu já solicitei a mudança no site porem eles não mudaram, ai eu procurei o mec e abri 6 demandas e ate agora nada gostaria de saber como proceder nesses casos sera que a faculdade resolve meu problema ou sera que e somente o mec?
    Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabíolla, isso deverá ser alterado no sistema do MEC. Verifique com a agência bancária se eles aceitam alterar o seu nome por lá, na hora de imprimir o contrato, pois isso pode ser feito no banco.
      Porém, ao fazer o aditamento, o nome no sistema do MEC continuará o mesmo até que seja alterado no site deles.

      Excluir
  4. nao estou conseguindo alterar meu sobrenome junto ao mec - fnde ja mandei copia de comprovante do cpf ja alterado e nao resolvem ja tem 1 mes e nada, eu estou estudando mesmo assim resolvendo isso o fies paga as mensalidades atrasadas? tem alguma dica que possa fazer para acelerar esse processo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Se já tentou , da forma que está no post, só lhe resta aguardar a retificação. Se tem mais de um mês o DRI já venceu, assim terá de fazer nova inscrição.

      Excluir
  5. Olá Flávio

    O banco não aceitou meu contrato porque constava nome de solteira, fiz alteração na Receita Federal e a 30 dias o sistema não atualiza do FIES o que fazer?Posso perder o direito? Já fiz tudo que você indica no blog e nada.
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Oi, flávio, será que vc pode me ajudar?

    Meu caso Flavio é o mesmo de Ana, preciso de ajuda!

    Obrigada,
    Mirian Brito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O procedimento é o mesmo, Miriam. É preciso ir ao correio e fazer a regularização e aguardar pelo menos três dias úteis para depois tentar novamente, em caso de o atendimento ser “conclusivo” no correio.

      Excluir
  7. eu fiz minha inscrição no fies e botei minha renda errada mas a inscrição ja foi confirmada o q eu faço pra corrigir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nayza, peça para a CPSA reabrir a sua inscrição pra correção. Isto pode ser feito antes de ser emitido o DRI.

      Excluir
  8. Oi Flavio, preciso de ajuda quanto essa mudança do nome também.
    Já fui na receita federal, já alterei mas quando atualizei na inscrição do fies não mudou, atualizei da primeira vez e depois esperei os 5 dias e continua sem mudar, liguei pro numero que mandam e mandaram eu mandar a demanda, quando fui na entrevista antes de atingir o limite das atualizações a atendente informou que poderia emitir o DRI porém o banco nao iria aceitar e só é emitido uma vez. Você acha mesmo que o banco pode alterar o nome no contrato? Preciso resolver isso o mais rapido possivel devido aos prazos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rebeka, essa questão do banco vai depender da agência e até do funcionário. Um pode aceitar, outro não. Talvez fosse melhor você levar essa questão na agência onde irá fazer a contratação. Assim , se eles aceitarem que já fez a atualização já poderá emitir o DRI.

      Excluir
  9. Olá,
    Fiz minha inscrição, recebi a DRI da faculdade, levei ao banco hoje, sendo que o período de comparecimento é entre 08 e 20/05, o gerente acolheu toda minha documentação, porém, disse não ter recebido meus dados do MEC ainda. Deixei todos os docs e ele me pediu para aguardar seu retorno. Minha dúvida é: Pode haver alguma divergência que impeça a contratação, visto que a faculdade emitiu a DRI? Li em algumas respostas suas que essa demora parece ser recorrente, mas estou preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, é bom ficar atenta e ir à agência constantemente dentro deste prazo. Não fique esperando ligação do banco, muitas vezes o pessoal do banco não entra em contato com o estudante e ele perde o prazo. Normalmente depois de emitido o DRI e, caso o contrato não tenha fiador, a possibilidade de algo dar errado é pequena.

      Excluir
  10. Olá boa noite!
    Fiz minha inscrição e emiti o comprovante, agora quero mudar o semestre como faço?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabrício, não há possibilidade de mudança do semestre de inscrição. As inscrições concluídas de 01 de janeiro a 30 de junho serão para o 1º semestre e de 1º de julho a 31 de dezembro serão para o 2º semestre.

      Excluir
  11. Olá boa tarde!
    Minha duvida é a seguinte eu esqueci de mencionar os rendimentos de minha esposa, e comclui o processo no site, tem como alterar os dados lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Beto!

      Neste caso é só pedir para a CPSA da sua faculdade reabrir a sua inscrição para correção.

      Excluir
    2. Flávio boa noite o que seria essa CPSA

      Excluir
    3. Beto, a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é responsável pela validação das informações prestadas pelo estudante no ato da inscrição, bem como dar início ao processo de aditamento de renovação dos contratos de financiamento.

      Cada local de oferta de cursos da instituição de ensino participante do FIES deverá constituir uma Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). A Comissão será composta por cinco membros, sendo dois representantes da instituição de ensino, dois representantes da entidade máxima de representação estudantil da instituição de ensino e um representante do corpo docente da instituição de ensino.

      Os representantes da Comissão deverão integrar o corpo docente, discente e administrativo do local de oferta de cursos. Caso não exista entidade representativa dos estudantes no local de oferta de cursos, os representantes estudantis serão escolhidos pelo corpo discente da instituição

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.