Clique abaixo para entrar diretamente no assunto

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Encerramento do Fies

Está em vigor, de acordo com a Portaria Normativa 19 de 31/10/2012, o encerramento dos contratos do Fies .
Os principais pontos são os seguintes :
1) O estudante deverá acessar o site http://sisfiesportal.mec.gov.br/ , através do módulo de aditamento e escolher entre as seguintes opções*:
I  - liquidar o saldo devedor do financiamento no ato da assinatura do Termo de Encerramento;
II - permanecer na fase de utilização do financiamento e cumprir as fases de carência e amortização de acordo com as condições pactuadas contratualmente;
III - antecipar a fase de carência do financiamento e cumprir a fase de amortização de acordo com as condições pactuadas contratualmente; ou
IV  - antecipar a fase de amortização do financiamento e efetuar o pagamento das prestações de acordo com as condições pactuadas contratualmente.

Após a escolha, será dado um prazo máximo de cinco dias,  a contar do terceiro dia útil da confirmação, para comparecimento ao agente financeiro.
Esgotado esse prazo e não sendo concretizado o encerramento, o estudante deverá solicitar novo encerramento no site após alguns dias do encerramento do prazo. 
O encerramento deverá ser feito de Janeiro a Maio e de Julho a Novembro, até o dia 15 de cada mês, tendo efeito a partir do mês seguinte ao da conclusão do efetivo encerramento no agente financeiro.
Importante: o encerramento antecipado não gera nenhum tipo de multa. O estudante só pagará o que foi efetivamente utilizado até o encerramento.

No comparecimento ao agente financeiro, deverá ser levada a cópia do pedido do encerramento emitido pelo site Sisfies.
À exceção da opção I, caso o contrato tenha fiador, este e seu cônjuge, se for o caso, deverá(ão) assinar o Termo de Encerramento.

* Abaixo o esclarecimento sobre as opções:
I  - Liquidar todo o saldo devedor, de uma única vez, no ato da assinatura do termo de encerramento.
II - Caso o estudante queira continuar o curso, sem o Fies, mas só pagar ao final do prazo previamente acordado no contrato original. Neste caso ele deverá levar a comprovação de matrícula no semestre atual. Poderá ser na mesma faculdade ou em outra.
Após o final do prazo do curso ele terá 18 meses de carência e só depois começará a pagar o principal.
III- Antecipar a fase de carência de 18 meses. Nesta opção o estudante terá carência de 18 meses antes de começar a pagar o principal. Durante a carência o estudante fica obrigado a pagar as parcelas trimestrais de juros.
IV- Antecipar a fase de amortização, sem a carência de 18 meses, e já começar a pagar o principal. Nesta opção o estudante começa a pagar o Fies no mês seguinte, sem carência.

O prazo para pagamento do contrato será de 3 vezes o prazo de utilização do contrato acrescido de mais 12 meses. Exemplo: Se cursou 12 meses, pagará em 4 anos; 12( prazo de utilização) X 3 = 36; acrescido de mais 12 meses = 48 meses.
Atenção: Durante o tempo de carência é obrigatório o pagamento da parcela trimestral de juros.

Acesse aqui  a íntegra da portaria.

*Para fazer o download gratuito das músicas deste blog e curtir minha página, entre no endereço abaixo:
https://www.facebook.com/pages/Flávio-Colares/363430400342476
*Devido a uma maior interatividade, as dúvidas  estão sendo esclarecidas  no grupo " Tudo sobre Fies" no Facebook: https://www.facebook.com/groups/503103603077760/

118 comentários:

  1. Flávio, bom dia!
    Espero que você possa me ajudar como já me ajudou numa outra vez. Sou membro da CPSA da instituição onde trabalho e estou desesperada porque estou tomando conta do FIES há pouco tempo e não encontro informações coerentes no MEC.
    Primeira dúvida: segundo me disseram, o aluno tem 18 meses a partir da contratação do FIES para fazer qualquer transferência (instituição, curso, etc.), mas achei uma portaria do MEC de 2012 dizendo que o aluno pode fazer alteração a qualquer momento durante o financiamento. Liguei no MEC e alguns atendentes dizem uma coisa e outros dizem outra. Estou perdida e fico com cara de babaca na frente dos estudantes. Tento aprender o máximo que posso sobre o FIES, mas todo dia tem algo novo e o 0800 do MEC não informa nada direito.
    Segunda dúvida: o FIES financia DP? Mais uma vez, a informação que tive anteriormente, inclusive das atendentes do MEC é que não financia. Porém, li em algum lugar que financia sim.
    Terceira dúvida: qual é realmente o critério para a definição de quais cursos estarão aptos para inscrição no FIES? Porque se for só o ENADE do ano imediatamente anterior, acho estranho, uma vez que HISTÓRIA não fez prova em 2012 e agora, em 2013, HISTÓRIA não está na lista.
    Quarta e última dúvida: essa é a que está me deixando mais desesperada. Tenho um e-mail do MEC dizendo que os alunos só conseguem fazer a inscrição no FIES quando a instituição faz a renovação da adesão. Achei uma portaria de 2010 dizendo que esta renovação é anual. O MEC me disse para esperar esta portaria de autorização da renovação da adesão. Até agora não recebi nada, as inscrições para o FIES já estão abertas, a nossa lista de cursos já mudou, como disse antes, não fizemos o cadastro dos cursos novos porque estávamos esperando a tal portaria e eu não sei o que fazer com os alunos. Não sei se faço a tal adesão sem nenhum documento que me dê base para isso. Ligo no MEC e eles dizem “VC TEM QUE ESPERAR A PORTARIA”. Depois ligo de novo e eles dizem que a inscrição já está aberta. Fico quinze minutos na linha aguardando a verificação da informação e depois a linha cai. Nos outros números (os que não são do 0800) ninguém atende nunca.
    Flávio, sei que é muita coisa, mas me ajude, por favor.

    Andreia

    andreia.sousa@fsa.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreia!
      1-A transferência de curso tem de respeitar o prazo de 18 meses do início do semestre da contratação, a transferência só de IES não tem limite.
      2-O fies financia dependência sim, veja o post Dependências no Fies.
      3- Essa dúvida tem de ser esclarecida pelo FNDE.
      4-Também tem de ser verificada através de demanda no FNDE.

      Excluir
  2. sobre o encerramento antecipado, mim explique mais sobre permanecer na fase de utilização. eu já sei que vou paga o financiamento depois do cursos mais o que eu quero saber é se vou paga o financiamento e paga as mensalidade a faculdade das que eu não fiz aditamento. ou se o fies paga todo o financiamento incluindo os períodos não aditados também?

    agora vou conta o meu problema sou estudante do 5º periodo de direito, obtive um menor desempenho no 1º e 2º período mais conseguir aditamento no 1º, 2º e 3º mais 4º, 5º não fiz aditamento ai eu pedir o fies e fiz o encerramento antecipado gostaria de saber como fica o 4º e 5º periodo, e desejo continua estudando se o fies continua pagando as mensalidade da faculdade do 4º ao 10º periodo ou seja até termina o curso. desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, encerrar o Fies e permanecer na fase de utilização quer dizer o seguinte:
      Você continua pagando as parcelas trimestrais e terá a carência ao final da duração regular do curso. Porém, não há mais nenhuma liberação de recurso do Fies.

      Excluir
  3. Olá Flávio vc poderia me explicar da forma mais clara possivel sobre essas opções... pois não estou entendo *Permanecer na fase de utilização *Antecipar a fase de carência *Antecipar a fase de amortização *Liquidar o contrato no ato do encerramento

    Eu quero encerrar o fies Grata =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Grecy!

      Abaixo o esclarecimento sobre as opções:
      I - Liquidar todo o saldo devedor, de uma única vez, no ato da assinatura do termo de encerramento.
      II - Caso o estudante queira continuar o curso, sem o Fies, mas só pagar ao final do prazo previamente acordado no contrato original. Neste caso ele deverá levar a comprovação de matrícula no semestre atual.
      III- Antecipar a fase de carência de 18 meses.
      IV- Antecipar a fase de amortização, sem a carência de 18 meses, e já começar a pagar o principal.

      Excluir
    2. Obrigada vc me ajudou muito!!

      Excluir
  4. Boa noite, Flávio! Peço uma luz. Fiz o encerramento no site agora no mês de janeiro/2013 e nele apareceu que eu deveria ir ao banco até o dia 30.11.2012 para assinar o termo de encerramento. Mas como, se já estamos em 2013? O que fazer? Ass.: Moisés

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moisés, estava dando esse erro, agora parece que foi corrigido. Você terá de dar nova entrada no encerramento.

      Excluir
  5. Olá Flávio, gostaria se possível de uma informação. Eu perdi o prazo de minha matrícula no site do fies e não sei o que fazer, o último dia para eu comparecer a minha instituição de ensino foi dia 15/01/2013, eu fui só que minha documentação estava incompleta. Me informaram lá que eu teria que fazer uma nova inscrição no site do fies só que até hoje eu consigo entrar na minha inscrição com meu cpf e minha senha e lá na página só aparece `Inscrição não concluída`. Na mina concepção ao perder o prazo minha inscrição ficaria inválida e eu teria que realizar uma nova inscrição, mas não é isso que está acontecendo. Eu já providenciei todos os documentos que faltavam e só estou dependendo desse detalhe. Aguardo uma informação.

    Att.
    Caroline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline, o prazo para que sua inscrição fique novamente disponível é de 10 a 15 dias a partir do dia do vencimento do prazo de comparecimento à CPSA.

      Excluir
  6. Olá Flávio, gostaria que vocÊ me tirasse uma dúvida, me inscrevi no FIES, no fim do mês passado fiz passo a passo do que foi pedido, cheguei a concluir a inscrição fui ao banco e o Fies foi aprovado, porém falto apenas tres semestres na faculdade para concluir e vi que não era valido pegar o Fies nesta reta final, só que me dei conta disso quando já havia feito todo o processo, emfim, ainda não começaram as aulas e eu tentei cancelá-lo hoje só que tinha um item dizendo, valor utilizado no financiamento seguido do tal valor, não entendi pois ainda nao utilizei valor nenhum pois nem começaram as aulas, entao queria saber se para cancelar o Fies paga alguma taxa de anulação do contrato?

    ResponderExcluir
  7. Oi Becka, se você assinou o contrato no banco não há como voltar atrás. O que pode fazer é o encerramento, porém ele só terá validade a partir do mês seguinte , no caso Março. Em caso de encerramento você nunca mais poderá utilizar o Fies.

    ResponderExcluir
  8. Olá flavio gostaria de tirar uma duvida; eu ultilizei o fies durante 2 semestres e resolvi encerrar o contrato no site do sisfies, la tenho duas opcoes para encerrar que sao:`permanecer na fase de ultilizaçao` ou `antecipar a fase de carência` a minha duvida é: se eu escolher antecipar a fase de carência pagarei apenas o que eu ultilizei durante esses 2 semestres ou o valor total do financiamento que no contrato é de (10 semestres)?. O que mudaria neste caso se eu escolhesse permanecer na fase de utilização?. Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, em qualquer das opções o valor a pagar será o mesmo,(os dois semestres acrescidos de juros), o que vai mudar é quando irá começar a pagar.

      Excluir
  9. gostaria de saber se ainda posso utilizar o fiz mesmo depois de ter feito o encerramento... sendo que nao compareci no banco, agora quero utilizar o fies em outra faculdade e outro curso. tem como ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonathan, se não compareceu ao banco o encerramento não foi concretizado. Se ainda tiver direito poderá utilizar e transferir o Fies.

      Excluir
  10. Flávio, tranquei a minha faculdade e quero saber se terei que pagar todos os semestres ou apenas os semestres que cursei.Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você terá de pagar somente o que foi efetivamente utilizado, ou seja, os 2 semestres.

      Excluir
  11. Olá Flávio, vou encerrar o contrato do Fies porque consegui bolsa de 100% do prouni. Quero permanecer na fase de utilização pagando os 50 reais trimestrais. Gostaria de saber se o valor que devo até o momento, continuará o mesmo ou terá acréscimo de juros. Agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Para continuar pagando somente as parcelas trimestrais você deve escolher a opção: Permanecer na fase de utilização.
      Enquanto houver saldo devedor haverá juros sobre ele. Os juros são de 3,4% ao ano.

      Excluir
  12. Olá, Flavio.
    Bom no meu caso é o seguinte, eu contratei o FIES agora no primeiro semestre de 2013, só que eu tinha deixado meu nome na lista de espera do PROUNI, e eu fui convocado e consegui a bolsa, no meu caso eu prefiro escolher a opção de pagar o que eu devo no final do curso, mas:
    1- Eu irei pagar apenas os 3 meses financiados pelo FIES , ou o contrato inteiro?
    2- Nessa opção de pagar depois de um ano e meio que terminar o curso, eu pago os R$ 50,00 trimestrais ?
    3 - Esses R$ 50,00 trimestrais (se eu tiver que pagar)durante os 4,5 anos vai chegar uma hora que vai ultrapassar a minha dívida que é apenas de aproximadamente R$ 3,200, o que eu faço quando de R$ 50,00 em 50,00 a minha dívida já for quitada?
    4- Essa opção de pagamento eu escolho no site ou no banco ?
    5- Como que eu faço o encerramento pela internet, em que lugar do site eu devo ir, para encerrar ?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kauã!
      O valor que você pagará trimestralmente será de, no máximo, R$50,00, caso os juros trimestrais atinjam este valor. Caso o valor dos juros seja menor, você só pagará o valor dos juros integrais, menores do que o valor de R$50,00. Para o valor de 3200,00 o valor dos juros trimestrais é de mais ou menos R$ 27,00.
      -Para encerrar você deverá entrar no módulo de aditamento e escolher a opção de Encerramento. A opção do tipo de encerramento você escolhe no site.

      Excluir
  13. ola Flavio por favor me ajude assinei meu contrato com fies no dia 28/01/2013 porem logo me arrependi quero encerrar o contrato pis ja trancei minha matricula sera que tenho que pagar mesmo sem ter ultilizado o financiamento detalhe não cursei nenhum semestre e faculdade que me matriculei esta sendo investigada pelo MP e não poderia estar fazendo o fies(UNIESP)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Soraia! Se a faculdade não podia conceder o Fies, o MEC poderia ter bloqueado o acesso ao sistema.
      Em caso de encerramento , ele terá validade a partir do mês seguinte ao do pedido. Se fizer neste mês de março ele terá efeito a partir de Abril/2013.

      Excluir
    2. então irei pagar os 3 meses(fevereiro março e abril) ou o semestre inteiro desde ja agradeço

      Excluir
    3. Se encerrar neste mês , serão liberados para a Uniesp , Janeiro, fevereiro e Março. Lembrando que, uma vez encerrado o Fies você nunca mais terá direito ao Fies.

      Excluir
  14. Ola Flavio, estou com uma duvida a respeito da terceira opção de encerramento que é : III- Antecipar a fase de carência de 18 meses. financiei 2 semestres. se eu escolher essa opção quer dizer que irei começar a pagar as parcelas referentes ao valor que eu devo daqui a 1 ano e meio????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Henrique é isso mesmo. Ao antecipar a fase de carência, você só pagará as parcelas trimestrais até o fim da carência de 18 meses, quando então começará a pagar os valores mensais.

      Excluir
  15. Foi feita a solcitação de encerramento junto ao banco, mas no sistema da que a data é diferente da derrubada segundo o sistema, imagino q seja pq ela colocou o semestre errado.
    Semestre de referência:1º/2012
    Tipo de encerramento: Integral
    Opções para encerramento: Permanecer na fase de utilização
    Término da fase de utilização:Dezembro/2013
    Início da fase de carência:Janeiro/2014
    Início da fase de amortização:Julho/2015
    Prazo de amortização:48 meses
    Dia do vencimento da prestação:10
    mas ja passou o prazo e o mesmo não sai do sistema para ser feita outra solicitação pelo SISFIES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Paulo, a funcionária tem de colocar o mesmo semestre que consta na solicitação de encerramento, senão o sistema não aceita o encerramento.
      Me parece que mesmo com a data do pedido expirada o sistema está aceitando fazer o encerramento. Peça à funcionária para verificar.

      Excluir
  16. Estou tentando solicitar o encerramento adiantado do fies, mas estou tendo duvidas na questão das opções de encerramento, voce poderia me ajudar por favor! Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adryel, no texto acima tem uma explicação sobre as opções, leia o texto acima e veja qual opção melhor se encaixa para você.
      I - Liquidar todo o saldo devedor, de uma única vez, no ato da assinatura do termo de encerramento.
      II - Caso o estudante queira continuar o curso, sem o Fies, mas só pagar ao final do prazo previamente acordado no contrato original. Neste caso ele deverá levar a comprovação de matrícula no semestre atual.
      III- Antecipar a fase de carência de 18 meses.
      IV- Antecipar a fase de amortização, sem a carência de 18 meses, e já começar a pagar o principal.

      Excluir
  17. Boa tarde Flávio!

    Preciso muito que me ajude. Utilizei o FIES para os 2 semestres de 2012, porém tive um acidente e acabei reprovando em mais de 2 matérias, com isso, me disseram que eu teria que pagar à parte as DP's (pois o FIES não cobriria as DP's), e no momento (2013) não tive condições financeiras de me matricular novamente no curso, minhas dúvidas são:
    - A universidade me forneceu o termo de encerramento, porém, não foi feito o encerramento no banco. Entrei em contato com o 0800 do MEC e não souberam me informar , se o valor referente ao 1° semestre de 2013 (onde não estou cursando) foi repassado à universidade, e, se foi, eu teria o direito de que a universidade me repassasse este valor, já que não estou nem matriculado? Tenho esta dúvida porque na primeira mensalidade do curso em 2012, onde ainda não tinha sido aprovado meu FIES, eu tinha pago do meu bolso e quando aprovaram meu FIES, o valor da mensalidade me foi reembolsado.

    - Outra dúvida é, se este ano eu deixá-lo suspenso, no ano que vem poderei prestar novamente vestibular na mesma instituição e continuar utilizando o FIES? Como não fiz a matrícula novamente este ano, deu-se como abandono de curso, por isso ano que vem precisarei prestar novamente o vestibular.

    Neste caso, de suspender e voltar utilizar novamente no ano que vem, qual atitude tenho que tomar diante a Agência Financeira?

    Desculpe tanta pergunta, mas em geral não sabem me informar, nem no banco, nem no 0800 do MEC e nem na universidade.

    Agradeço muito desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Willian!

      Respondendo às suas questões:
      1) O Fies cobre dependências sim. Leia a cláusula 2 do seu contrato. Muitas faculdades, erroneamente, não incluem as dependências no Fies, por desconhecimento do programa.
      2) Se não é feito o aditamento nenhum valor é repassado para a faculdade.
      3) Você só deve fazer o encerramento caso não pretenda mais utilizar o Fies. Se fizer o encerramento nunca mais poderá utilizar o Fies.
      4) Se não estudou neste semestre você terá de fazer a Suspensão. Poderá retornar com o Fies, já no próximo semestre ou no 1º/2014; Neste caso terá de fazer nova suspensão no 2º/2013.
      5) Caso a faculdade atual ou outra o aceite com o Fies, poderá retornar com o Fies. Caso a faculdade autorize, poderá ficar até 3 semestres suspenso.( o 3º semestre terá de ser autorizado pela faculdade).
      6) A Suspensão é feita online, somente entre a faculdade e o estudante , no site do MEC, não é necessário ir ao agente financeiro.

      Grande abraço!

      Excluir
    2. Boa noite Flávio!!!

      Muito obrigado pelos esclarecimentos, amanhã mesmo posso então voltar a me planejar melhor. Qualquer dúvida volto aqui para lhe perguntar.

      Obrigado novamente e grande abraço!

      Excluir
  18. Sou estudante do primeiro período de psicologia e faço pelo fies, gostaria de saber se cancelando terei que pagar todas a prestações ou só as cursadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só paga o Fies referente ao que foi cursado.

      Excluir
    2. os meses cursados ou o semestre todo?

      Excluir
  19. Flávio,reprovei duas cadeiras no 1° período e e duas no 2° fui tentar fazer o aditamento 2013 e a faculdade informou que não poderia por conta das reprovações.Esta informação procede? pois a instituição me orientou a fazer o encerramento do contrato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, você só poderia ter um aproveitamento insatisfatório uma única vez, desde que autorizado pela CPSA. Se a CPSA já lançou o aproveitamento insatisfatório você não terá mais como aditar o Fies.
      Você pode encerrar o Fies com a opção permanecer na fase de utilização para pagar o principal, 18 meses após o final do curso.

      Excluir
  20. Bom dia, gostaria de informações, eu solicitei meu cancelamento do FIES com pagamento imediato, no entanto não tenho o dinheiro, gostaria de saber se eu deixar de ir ao banco no período logo após posso solicitar o encerramento novamente? E se eu utilizar essa opção de pagamento IV- Antecipar a fase de amortização, sem a carência de 18 meses, e já começar a pagar o principal. Oque seria pagar o principal? e como seria a forma de pagamento, seria parcelada?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não tem o valor, terá de deixar passar o prazo. Todas as outras formas o valor será parcelado em 3 vezes o prazo de utilização mais 12 meses, o que vai variar é quando começará a pagar.

      Excluir
  21. Flavio, td bem? Eu fiz o encerramento do fies pelo modo de pagamento " Liquidar o contrato no ato do encerramento''. So que deixei o prazo passar. Ja entrei em contato com numero 0800 e tudo mais. Me informaram que tenho que entrar no site e fazer um novo encerramento. A questao é q nao estou conseguindo fazer um novo encerramento. Ja estou desisperado porque quero pagar e nao consigo. No banco me disseram para nao pagar porque eu podia pagar mas o fies podia continuar cobrando a cada mes. Ja fui na faculdade e fechei minha matricula. E ai, o que faço agora ja que nao consigo fazer um novo encerramento? E se eu for no banco pagar o que eu devo, encerra tudo com o fies? E caso eu consiga, por um milagre, fazer um novo encerramento, como eu faço para meu pagamento ser parcelo em vez de ter que pagar tudo de uma vez?
    Me da uma luz. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem comigo Wanderson!
      O que pretende fazer? Pagar tudo de uma vez ou parcelado? Se for modificar o tipo de encerramento o que tem a fazer é modificar a opção. Caso não esteja conseguindo fazer essa modificação abra uma demanda no site WWW.fnde.gov.br.

      Excluir
  22. Na verdade quero dividir. A questão é como te disse, não to conseguindo mudar a forma de pagamento pq no site nao esta abrindo para que eu consiga mudar. A minha duvida é que no caso se eu for no banco querer
    pagar eu posso pagar mesmo depois de ter passado o prazo para comparecer ao banco? Como eu ja encerrei na faculdade, o Fies ainda pode continuar cobrando pelos meses subsequentes? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanderson, caso tenha havido alguma movimentação neste semestre, contratação ou aditamento, os valores serão liberados até o mês da conclusão do encerramento no banco.
      O pagamento de valores ao Fies, além das parcelas trimestrais, visando a amortização do saldo devedor, é permitido a qualquer tempo.

      Excluir
    2. Eu sei que ja to te enchendo de perguntas, mas é pq ainda estou com algumas duvidas. E sobre o que te falei, que no caso eu nao estou conseguindo fazer um novo encerramento no site, o único modo de tentar resolver isso é pelo site WWW.fnde.gov.br.? E a última pergunta que é a mais importante, como ja encerrei minha matricula la na faculdade o Fies ainda poderá ficar cobrando alguma coisa? Pq estou querendo pagar mas nao estou conseguindo pq o site nao disponibiliza para fazer um novo encerramento. Ai fico de mãos atadas. Desculpa os incomodos...

      Excluir
    3. Sem nenhum problema Wanderson, pode fazer quantas perguntas quiser!
      O sistema de Encerramento é vinculado ao site do MEC, está ocorrendo um problema tecnológico que somente o próprio MEC pode resolver.

      Excluir
  23. Eu pedi o encerramento do Fies agora no dia 07/04. Me deram um prazo do dia 11/04 a 15/04 para comparecer ao agente financeiro. Mas na íntegra aqui da portadoria fala de um prazo assim : Que eles dão um prazo de 5 DIAS, ao contar do terceiro dia útil da data da confirmação. Ai no caso a data de confirmação é o dia 11/04?? Até quando posso comparecer lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta, o prazo é definido pelo próprio sistema. Procure ir dentro deste prazo, caso queira encerrar.

      Excluir
  24. E outra coisa, eu também cancelei meu vínculo com a faculdade. Porém na hora de pedir o encerramento eu optei pela fase de continuar na utilização. Pode fazer assim como eu fiz ou tenho que optar por outra opção? Como a de iniciar a fase de amortização? Ai no caso se não puder ser pela fase de utilização o agente financeiro muda na hora que eu for encerrar o contrato ou eu tenho que fazer uma nova solicitação de encerramento com a opção correta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NO banco não tem como alterar esta opção. O que poderia fazer é esperar vencer o prazo e fazer a opção correta. Como disse, poderia, pois o sistema está com um problema que não está atualizando a data e, em muitos casos, não está permitindo a mudança da primeira opção escolhida.

      Excluir
  25. Se eu não conseguir encerrar o Fies esse mês ai vou tentar em Maio, no caso que ei já encerrei o curso na faculdade eu não preciso pagar Maio não, ou preciso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta, o encerramento só vale a partir do mês seguinte o do mês da solicitação. Se pedir em Maio, só não será liberado par a faculdade o mês de Junho.

      Excluir
  26. bom tarde, comecei fazer faculdade nesse primeiro semestre de 2013 e ja fiz o fies e conseguir, mas nao gostei do curso e quero trancar e eu vou mudar de curso mas só 1º de 2014 vou querer entrar, como faço parar suspeendar o fies até essa data para eu poder trocar de curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem de fazer a suspensão do contrato para depois poder fazer a transferência no 1º/2014.
      Entre no módulo de aditamento e faça a suspensão. Importante: é preciso avisar à sua CPSA para que ela valide a suspensão.

      Excluir
  27. Flávio, dei entrada n ecerramento do fies no banco, e o mesmo me orientou a fazer o encerramento pelo site, mas nao encontro onde está essa opção, onde há encontro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fazer o encerramento você tem de dar a entrada através do módulo de Aditamento. Lá tem a opção de encerramento.

      Excluir
  28. Olá Flávio, me chamo Karol.Me ajude, eu fui fazer meu aditamento,e vi que mudou la o painel,e cliquei em cencerramento sem querer, e confirmei os dados, só que eu pensando que era aditamento.E agora o que eu faço?tou desesperada, pois não quero encerrar.Me ajude :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karol!

      Fique tranquila, o contrato só será efetivamente encerrado se você imprimir o formulário, levá-lo ao banco e assinar o Termo de Encerramento no banco.
      O normal é só aguardar o tempo de comparecimento ao banco expirar para poder fazer novamente o aditamento. Mas está acontecendo um erro que, mesmo após expirado o prazo, o sistema não permite fazer o aditamento. Mas caso isto aconteça abra uma demanda e peça para corrigir no site www.fnde.gov.br.

      Excluir
  29. Flavio, boa tarde !

    Meu nome é Cleber e estou com um problemão eu assinei o contrato em 25/03/13 referente ao 1º semestre 13 mas devido a alguns problemas eu não vou mais estudar e na verdade eu nem cheguei a fazer a matrícula na faculdade. No dia seguinte 26/03/13 eu tentei fazer o cancelamento junto ao banco mas eles disseram que não podiam e pediram para eu esperar dia 1° para efetuar junto ao sisfies o encerramento.
    Foi o que eu fiz acontece que esta aparecendo um valor de R$ 4077,23 no encerramento do contrato, mas acontece que eu não estudei nenhum dia nem matrícula eu fiz.
    Tanto no atendimento do FIES quanto no banco eles entendem que o valor não é devido pois eu não utilizei do financiamento mas eles disseram que o sistema que fez o cálculo.
    E agora omo devo proceder?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Cléber!
      O contrato Fies só pode ser estornado no mesmo dia. No dia seguinte como fez já não tem mais jeito. Esse valor será devido para o programa e você não terá mais direito ao Fies.
      A faculdade receberá o valor referente aos meses até o mês do encerramento e, somente ela poderá lhe ressarcir este valor.

      Excluir
  30. Boa noite ... Por favor quero tirar uma dúvida se assim for possivel.... Meu filho fez o Fies esse ano... mas já fazem 2 meses que a faculdade está enviando um boleto de 38,00 ...meu filho pensou que fosse dos livros do curso de engenharia...mas foi informado que aquele valor era de mensalidade...Só que meu filho quiz que explicassem e eles enrolaram e não falaram nada...estamos na dúvida .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana, caso seja um boleto referente a valor da faculdade , tem de ser verificado na própria faculdade. Lembrando que o Fies tem parcelas trimestrais de parte de juros, limitados a R$50,00, nos meses de março, junho, setembro e dezembro.

      Excluir
  31. Como sei de quanto serão as mensalidades que eu terei que pagar? Se eu escolher a 3ª opção, começarei a pagar depois de quanto tempo? e a 4ª? Desde já, obrigado.

    ResponderExcluir
  32. Se escolher a terceira opção começará a pagar daqui a 18 meses. A quarta daqui a um ou 2 meses.

    ResponderExcluir
  33. Olá Flávio Colares e o seguinte eu solicitei o encerramento do meu fies sem querer mais nao compareci ao banco para assinar o termo de encerramento e preciso fazer meu aditamento desse semestre de 2013. o que deve fazer para conseguir fazer meu aditamento. eu solicitei no dia 27 de março.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexander, está havendo um problema no sistema referente ao encerramento, problema tecnológico, abra uma demanda no site www.fnde.gov.br, caso não esteja conseguindo fazer o aditamento.
      Lembrando que é a CPSA quem deve iniciar o processo de aditamento.

      Excluir
    2. Olá Flávio Colares, então gostaria de saber, qual e o tempo para que o site do FIES desbloqueia para que a CPSA possa me enviar uma nova solicitação de aditamento do semestre. no caso já abri uma demanda pelo fone 0800616161, mais preciso fazer meu aditamento desse semestre o que acontece se eu não fazer meu aditamento?. Um amigo falou que o site do Fies e desbloqueado a partir de 45 dias apos a solicitação de encerramento, desde que não compareça ao banco para assinar o termo, gostaria de saber se isso e verdade?
      Grato.

      Excluir
    3. Oi Alexander, na realidade o sistema deveria estar disponível logo após o prazo de comparecimento ao banco. O que está acontecendo é um erro no sistema. Não procede essa informação de 45 dias, pois seria inaceitável que o sistema ficasse bloqueado tanto tempo.

      Excluir
  34. Boas, já fiz o encerramento pelo portal do fies e tenho em mãos o comprovante de encerramento com datas de 20/05 a 22/05 para comparecer no banco.
    Na época fiz em uma agência em São Paulo-SP ( zona leste ) , agora estou morando na Cidade de Santos-SP. no tal comprovante somente descreve que comparecer no banco , mas não fala qual agência, vc sabe me informar se posso ir em uma agência da cidade que em estou residindo. ou se for somente nesta agência, o tramite é facil, pois terei que me ausentar no trabalho para poder ir, e queria saber se é muito complicado. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O encerramento tem de ser feito na mesma agência onde foi contratado. O problema é que está havendo um problema no envio dos dados do sistema do MEC, os dados do encerramento não estão aparecendo no sistema dos bancos, com isso pode ser que você tenha uma viagem perdida.
      Veja se há como verificar no banco, antes de ir, se o encerramento está aparecendo no sistema.

      Excluir
  35. Flavio boa tarde.

    Fiz minha inscrição no Fies em março de 2013, porém quero mudar de curso ou encerrar o fies.
    O curso que desejo fazer é bem mais barato do que o financiamento, no caso de mudança de curso, como ficam esses valores? vou pagar o valor do curso em que eu fiz a inscrição?
    E no caso de encerramento, quanto tempo depois eu começo a pagar?
    Aguardo resposta.
    Ádrinne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ádrinne, o valor do Fies, depois da transferência, será o do novo curso, assim como o prazo. O valor financiado até a transferência será o do curso antigo.
      Para o encerramento os prazos estão especificados neste post de acordo com a opção que você escolher.

      Excluir
  36. Boa tarde Flávio Colares
    Cursei três semestres pelo fies e agora entrei em uma Universidade Federal e dei entrada no encerramento do contrato. Quero saber se para continuar no prazo de utilização que foi acordado no contrato, eu teria que continuar estudando na instituição antiga ou não há nenhum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wesley, você pode optar pelo encerramento a opção: Permanecer na fase de utilização e apresentar o comprovante de matrícula no banco, independentemente de ficar na faculdade antiga ou na atual.

      Excluir
  37. Fazendo o encerramento do fiz pela opcao 4 eu comeco a pagar quando? parcelado em quantas vezes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, pela opção 4 começa a pagar em 1 a 2 meses. O seu prazo consta do pedido de encerramento do site, ok? E o pagamento será no prazo de 3 vezes o tempo de utilização acrescido de 12 meses de prazo.

      Excluir
  38. Bom dia ! Cursei 3 meses e agora quero cancelar o FIES, porém entro no SisFIES e não tem a opção de cancelar, ou seja, não tem opção alguma lá, como faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, a opção de encerramento é acessada através do módulo de aditamento. NO módulo de aditamento tem as seguintes opções: aditamento, suspensão, transferência e Encerramento.

      Excluir
  39. não apareçe nada na opção de encerramento do adtamento o q eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André , se não aparece tem de abrir uma damanda no site WWW.fnde.gov.br.

      Excluir
  40. Olá amigo tenho uma duvida, eu contratei o serviço do fies no começo do ano, mas só que eu não me sai bem nas provas e provavelmente vou reprovar em todas eu tenho 5 cadeiras, gostaria de saber se eu posso fazer alguma coisa indo na faculdade ou conversando com o pessoal pra não cancelarem o meu fies ou algo do tipo, eu entrei atrasado e ainda relaxei mas garanto que se não cancelarem eu irei passar em tudo da proxima vez, se você tiver alguma opinião sobre o que eu deva fazer será de ajuda!!
    muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juda, fique tranquilo, a CPSA da faculdade pode autorizar a continuidade do Fies, mediante justificativa, por uma vez durante todo o prazo de utilização.

      Excluir
  41. Bom dia, Flávio.

    Desisti da faculdade. Para cancelar o FIES de vez, qual opção de amortização devo usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Felipe!

      A opção vai depender do que realmente pretende fazer. Quer pagar tudo de uma vez? escolha a opção I. Quer mais prazo para pagar e não irá continuar estudando ? escolha a opção III.

      Excluir
  42. Olá Flavio!

    Minha situação é o seguinte, eu contratei o fies 100% só que penso em desistir do curso por achar que mais na frente vai ser difícil de arrumar um emprego pra minha area. Meu curso é 8 periodo e eu ja conclui 3.

    Se eu encerrar o fies ja tenho que ir pagando ? E quantos anos vou ter que ficar pagando 3 semestre concluido?
    Se eu resolver apenas trancar a faculdade e quiser voltar posso voltar com o fies ?

    Mais uma pergunta, o fies cobre os livros e as demais como rematricula, reprovação de uma materia e ter que pagar ela certo?! no contrato só tem o valor da mensalidade do curso. Esses valores de livros e demais vai aparecer pra pagar depois? meu financiamento é pelo banco do brasil.

    Eu ainda não tenho condições de pagar o Fies, se eu não pagar o meu nome suja? vai acumulando juros no banco alem do que está no contrato?


    Se puder me ajudar agradeço muito!! Por Esther

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Esther, as condições para o encerramento estão descritas no post. Você terá 18 meses de carência caso escolha a opção antecipar carência. O Fies cobre rematricula e dependências , mas não cobre despesas com livros

      Excluir
  43. Flavio, Boa tarde, já entrei em contato com vc, mas me encontro novamente preocupado com o FIES, estou desde ano passado tentando suspender meu curso e transferir o fies para outra faculdade, consegui suspender depois de quase um ano esperando, não estou estudando mais devido a isso, estou agora querendo cancelar, ja que so tenho dores de cabeça por causa desse financiamento, recentemente meu fiador teve seu nome incluido no SPC, isso é legal, uma vez que espero pela morosidade do sistema, o que posso fazer, devo ir ao banco? me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neto, para encerrar, faça o procedimento indicado acima.na postagem.

      Excluir
  44. Boa noite Flávio....sera que você poderia me esclarecer algumas dúvidas??

    1 - Ganho um desconto de 15% na faculdade por ser dependente de PM, eu perguntei se esse valor do desconto deveria ser lançado no sistema do FIES e na faculdade eles disseram que não. Fazendo alguns cálculos aqui, percebi que o valor dos juros reduz em quase 200,00 reais se o valor do desconto for realizado. o que posso fazer agora??
    2 - Quando faço o aditamento sempre aparecem meses a mais no Total de semestres do financiamento,por exemplo, meu curso são 10 semestres no total e quando fiz o aditamento em 13/02/2013 constam 17 semestres como o total de semestres do financiamento. Questionei a faculdade e me disseram que não faz diferença, pois o FIES só vai me cobrar os 10 semestres pois foi o que assinei no contrato, e que quando quitasse o valor referente aos financiamento dos 10 semestres o debito se daria por encerrado, obtive a mesma resposta na CAIXA onde assinei o contrato. Fico preocupada, pois nem na faculdade, na CAIXA e nem quando ligo ou envio alguma demanda, essas dúvidas são respondidas.
    Desde já agradeço a sua colaboração, e empenho em ajudar a esclarecer as dúvidas sobre o FIES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gleiciele, respondendo às suas perguntas:
      1)Acho que você deve questionar o desconto pois para fazer o Fies não é necessário retirar descontos já existentes. Algumas faculdades retiram todos os descontos quando o estudante consegue o Fies.
      2)Essa questão da quantidades de semestres é irrelevante o seu caso. Você só pagará pelo que for efetivamente utilizado.
      Abraço !

      Excluir
  45. Flávio, tenho o fies já faz cinco semestres, porém consegui uma bolsa do prouni, só que fiz neste último semestre duas disciplinas de intensivo de inverno, que não constaram no aditamento de 2013/1, o que acontece é que agora fui encerrar o fies e a universidade quer me cobrar as duas disciplinas, não querem adita-las! Isso pode acontecer? Outra dúvida, me matriculo primeiro no prouni, para depois cancelar o fies? Valeu! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício, se conseguiu a bolsa integral do Prouni é preciso encerrar o Fies. Se a bolsa for parcial, e desde que seja no mesmo curso do Fies, aí você poderá tentar incluí-las no próximo aditamento.

      Excluir
  46. Flávio fiz o fies solidário só que estou com medo de meus colegas não conseguirem pagar quando terminar a faculdade como fico como fiador deles? da para por outra pessoa no meu lugar?...agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franciele, não há possibilidade de mudar o fiador da fiança solidária. Você será fiadora deles até que quitem a dívida.

      Excluir
  47. Flavio, quero cancelar meu FIES, mas meu receio é quanto ao pagamento do mesmo. Se cancela-lo como posso pagar, em quantas vezes? É parcelado da mesma forma como se o FIES tivesse acabado naturalmente? Essas são dúvidas que nem minha faculdade e nem o MEC sabe esclarecer...E pra ir ao banco terei que faltar trabalho e corro o risco deles também não saberem! Peço MUITO a sua ajuda"!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se cancelar, seu saldo devedor será parcelado em 3 vezes o prazo de utilização do contrato acrescido de mais 12 meses. Exemplo: Se cursou 12 meses, pagará em 4 anos; 12( prazo de utilização) X 3 = 36; acrescido de mais 12 meses = 48 meses.

      Excluir
  48. Flávio cursei 2 semestres em 2012 as parcelas eram de 673 reais e depois em 2013 eu pedi nos dois semestres suspensão .
    Sera que vou pagar muito juros se optar em pagar tudo de uma vez ?
    Estou preocupado por favor me ajude , muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, verifique o saldo devedor no banco. A porcentagem dos juros do Fies é muito baixo: 3,4% ao ano. Irá pagar um valor pequeno de juros além do principal.

      Excluir
  49. Olá Flávio e boa noite. Eu utilizei o fies por 2 semestres e não fiz a suspensão, ou seja, faz 2 semestres que estou sem estudar, mas cometi a proeza de solicitar o cancelamento, todavia não fui ao banco no período solicitado para assinar os documentos e agora pensei melhor e gostaria voltar a utilizar o fies no 1 semestre do ano que vem. Minha dúvida é, posso pedir ainda o aditamento do contrato, mesmo tendo pedido o cancelamento? No site aparece que o contrato está em fase de encerramento e carece de correção pelo banco o que isso significa. Grato pela sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kadu, se não foi ao banco assinar o Termo de encerramento, então o encerramento não foi concretizado. Assim poderá fazer o aditamento 1//2014, desde que a faculdade autorize a prorrogação da suspensão por mais um semestre.

      Excluir
  50. Olá Flávio, o aditamento no FIES foi rejeitado pela CPSA, pelo aproveitamento ter sido inferior a 75%, foi informado a mim por um email que nem usava mais, só fiquei sabendo agora porque recebi um boleto da faculdade em casa no valor extremamente alto.
    Eu estou perdida, não vou mais poder fazer o FIES??? vou ter que trancar a faculdade?
    tem como renovar?? o que eu faço?? por favor me de ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, Caso a sua faculdade tenha realmente lançado no sistema aproveitamento insatisfatório sem justificativa, não há nada que possa ser feito. Verifique com eles se realmente não há possibilidade de continuar com o Fies.

      Excluir
    2. Mas ainda tem possibilidade de continuar com o FIES? se eu trancar agora, mas se algum dia querer continuar, vou poder fazer o fies novamente?

      Excluir
    3. Se foi feito o lançamento de aproveitamento insatisfatório sem justificativa aceita pela faculdade, não terá como continuar com o Fies. Verifique com a sua faculdade se ela realmente lançaram o aproveitamento insatisfatório no istema do Fies.

      Excluir
  51. flavio como faço para encerrar meu fies visto que a caixa esta de greve , e tenho ate dia 15 para fazer isso se nao vou pagar mais ummes atoa me ajuda por favor
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erick, abra uma demanda no site do FNDE e explique a situação, pois você não pode ser prejudicado em função disso.

      Excluir
  52. Olá flávio,contratei o fies no inicio desse ano,mas 15 dias após o inico das minhas aulas fui contemplada com bolsa integral do prouni,desde entao venho tentando o encerramento do fies ,mas sem sucesso. Ja procurei o banco, que me informou que deveria procurar a faculdade,mas na faculdade me disseram que isso deveria ser feito pelo site do fies,porem sempre que tentou realizar essa operaçõao no site aparece a segunte mensagem:

    "(M264) - O encerramento do prazo de utilização relativo a contrato de bolsista INTEGRAL PROUNI não está disponível.
    Aguarde a liberação pelo Agente Operador do FIES."

    Mas quando clico no icone da inscrição ,sou informada que nao posso porque sou bolsista,porem os descontos trimestrais ainda estão sendo descontados da minha conta,nao sei mais o que fazer,ja enviei mensagens no site do mec,mas senpre recebo o mesmo e-mail automatico dizendo que devo aguarda a liberação,mas isso nunca acontece. Nao acho justo continuar pagando uma coisa que nao utilizo,muito menos ter que pagar prestaçoes de mais de R$350,00, por um serviço que nao utilizei nem por uma mes. Não sei mais o que fazer.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  53. Elisa, esse problema terá de ser resolvido pelo FNDE. O complicado é que isso se arrasta, sem solução, há vários anos.

    ResponderExcluir
  54. Em 2002 iniciei a faculdade de jornalismo e consegui o Fies. Usei o financiamento por um ano mais ou menos e tive que cancela-lo, pois tranquei a matricula. Imediatamente realizei a quitação da divida. Mesmo tendo sido contemplado, não utilizei o programa para ter uma graduação. Atualmente estou cursando medicina e preciso do fies, mas sei que cada cidadão pode ter o Fies somente uma vez.
    Mas gostaria de saber se existe alguma possibilidade de eu conseguir o fies novamente, pois esta será minha primeira graduação, pois não conclui jornalismo, quitei a divida e utilizei o fies por muito pouco tempo.
    Tem alguma alternativa?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente no momento o MEC não permite o Fies uma segunda vez. A única alternativa no momento são os próprios financiamentos de algumas faculdades e outros financiamentos privados, mas com juros bem mais altos do que o Fies.

      Excluir
  55. olá flavio,,,estou cursando o 3 mes do 1 semestre pelo fies ,, se eu entrar com pedido de encerramento ,quanto irei pagar, o semestre todo ou só os meses que eu utilizei?

    ResponderExcluir
  56. Boa noite!
    Fiz aditamento do FIES para esse semestre, mas precisei trancar o curso em março. Na faculdade me informaram q uma vez feito o aditamento, eu não poderia mais suspender o FIES e q o FIES pagaria todo o semestre e q a faculdade vai me devolver, ao final do semestre, o valor referente aos meses q eu não cursei. Gostaria de saber de vc se isso está correto e se existe alguma garantia, tipo uma cláusula q me assegure q a instituição me devolva o valor, ou devo me confiar na palavra deles.

    Desde já, grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas noite!
      Você pode sim fazer a suspensão parcial do semestre, mas não sei se isso é interessante, pois só vale a partir do mês seguinte ao do pedido e se fizer perderá o direito à suspensão no futuro. Quanto à devolução , não há nada na lei que assegure isso, até por se tratar de algo informal.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.