Clique abaixo para entrar diretamente no assunto

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Relação de documentação Fies para levar ao banco na contratação.


RELAÇÃO DE DOCUMENTOS – CONTRATAÇÃO FIES COM FIADOR


Atenção: É somente um " indicativo" da relação de documentos, pode haver variação no nível de exigência de agência para agência. Leve esta relação e confirme se precisará levar algo mais. 

1) ESTUDANTE


(     )  Documento de Regularidade de Inscrição emitida pela CPSA da IES (somente original)
(      ) Bolsista Prouni : Original do termo de Concessão ou de Atualização do Usufruto de Bolsa do ProUni, ou termo de Concessão ou de Atualização de Bolsa Complementar. ( Somente Original)
Documentação abaixo original e 01 cópia, ou cópia autenticada em cartório (caso não possa levar o original ao banco) :
(     )  Carteira de identidade e CPF;
(     )  Se casado, apresentar  Carteira de Identidade, CPF do Cônjuge e Certidão de Casamento;
(     )  Se menor de idade, apresentar identidade e CPF do responsável legal, que terá de assinar o contrato juntamente com o estudante.
(     )  Comprovante de residência atual ( Última conta de água , energia ou telefone )
Observações:
1) Levando o original e a cópia o próprio funcionário do banco autentica a documentação.( isto também vale para a documentação do fiador)
2)Normalmente é exigido o comprovante de residência em nome do estudante, do cônjuge ou dos pais. Caso não possua, entre em contato com a agência do banco.
 

2) FIADOR (A) ( no máximo dois fiadores)
Toda a documentação original e 01 cópia, ou cópia autenticada em cartório:
(     )  Carteira de Identidade  e CPF ;
(     )  Se casado, apresentar Carteira de Identidade, CPF do Cônjuge e Certidão de casamento;
(     )  Comprovante de residência atual (última conta de água , energia ou telefone);
(     )  Comprovante de rendimento : Contra-cheque último mês.  (Seis últimos se receber comissão ou hora extra) ou declaração imposto de renda completa com recibo de entrega; renda de, no mínimo, 2 vezes o valor da  mensalidade integral; Beneficiário do Prouni : 1 vez.
Aposentados e pensionistas : Contracheque último mês retirado no site www.mpas.gov.br ou o extrato, retirado no banco onde o aposentado recebe.
Observações:
1)O Cônjuge do fiador(a) obrigatoriamente terá de assinar o contrato.
 
2)Outros tipos de renda  do fiador que não os citados acima,  favor consultar o banco.
3)A comprovação da residência segue o mesmo padrão da do estudante, ou seja, em nome do fiador(a), cônjuge ou pai do fiador(a) 
4) Pode ser feita  assinatura do contrato por procuração pública específica  para o Fies, tanto para o estudante quanto para o fiador(a) ou cônjuge do fiador(a).



*Para fazer o download gratuito das músicas deste blog e curtir minha página, entre no endereço abaixo:
https://www.facebook.com/pages/Flávio-Colares/363430400342476
*Devido a uma maior interatividade, as dúvidas  estão sendo esclarecidas  no grupo " Tudo sobre Fies" no Facebook: https://www.facebook.com/groups/503103603077760/


16 comentários:

  1. Flávio, Bom dia !
    Fiz a inscrição no FIES optando pelo FGEDUC, já levei os documentos a CPSA e já estou com a DRI para levar ao banco nessa próxima terça-feira, além dos documentos do estudando (no caso eu) quais mais documentos devo levar até ao banco ? PS: Não tenho salário .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, somente identidade, CPF e comprovante de residência, original e cópia.

      Excluir
  2. Ola Flavio!
    1) Tem limite de idade para usar o Fies? Tenho 27 anos.
    2) Perdi minha carteira de trabalho a mais ou menos 1 ano (Nunca usei ela ou trabalhei registrado portanto ela estava branca). Faço freelance.
    Procurei para tudo e quanto é mas não encontrei.

    - Se eu tirar uma nova via terei problemas ao analisarem meus dados no Fies?

    Meu medo é eles sismarem porque tirei uma segunda via da minha carteira.

    At++ e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago!
      Respondendo:
      1) Não há limite de idade para o Fies.
      2) Quanto a carteira de trabalho creio que não haverpa nenhum problema

      Excluir
  3. Flávio, vou ao banco levar os documentos do fiador e eu mesma o representarei por procuração. No caso, ele é casado. Devo fazer uma procuração para cada um [fiador e conjuge] ou posso incluir o conjuge na procuração do fiador?

    Você tem um modelo de procuração para me mandar? meu email é pattyslima@yahoo.com.br.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, a procuração tem de ser pública. Neste caso o tabelião é quem deverá lhe falar se ele aceita fazer uma só ou duas procurações no caso de fiador e cônjuge do fiador. Na procuração tem de constar a que se refere a procuração, no caso prestar fiança para Contratação, se for o primeiro contrato ou Aditamento, se forem as renovações, o restante o próprio tabelião poderá colocar de acordo com o que normalmente é colocado em outros tipos de procuração.

      Excluir
  4. Pessoal,

    Fui até o banco levar a minha DRI e a moça me disse que em até 10 dias eles me ligam para eu ir até lá assinar. Está correto isso? Não era para eu assinar no ato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente que não. Você tem um prazo para assinar o contrato, caso passe deste prazo você perde a inscrição. Já que não dá pra asinar na hora , o certo seria marcar o dia, que preferencialmente não pode ser o último dia do prazo.
      Não fique esperando a ligação, peça que eles lhe deem uma data, ok?

      Excluir
  5. devo ir ao banco durante o prazo da CPSA ou depois de entregar os documentos a mesma??

    ResponderExcluir
  6. Fran, você deve ir ao banco somente depois de receber o DRI, que receberá da CPSA, no DRI consta o prazo de comparecimento ao banco.

    ResponderExcluir
  7. Flávio, levei na faculdade declarações da minha mãe dizendo que não trabalha e não recebe pensão do meu irmão autentica no cartório e copias de rg e cpf dela e do meu irmão, no banco eu tenho que levar essa mesma documentação tbm? ou apenas os meus documentos sem os dela e meu irmão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, no banco não é necessário levar a documentação do grupo familiar, somente do estudante e, caso tenha fiador, dele e do cônjuge dele se ele for casado.

      Excluir
  8. Olá Flavio, estou levando aquela documentação que a faculdade dar para o banco carimba, so que eu notei que esta errado o valor , como que faço agora o banco conserta ou vou ter que voltar na faculdade?? me ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, se já foi emitido o DRI não há mais como alterar o valor. O banco não tem como fazer essa alteração. Se ainda não foi emitido o DRI, a CPSA pode reabrir a sua inscrição para correção.

      Excluir
  9. Meu pai será meu fiador. Gostaria de saber se ele pode assinar como meu representante legal, ou é necessário minha mãe ir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thayana, se os seus pais ainda são casados sua mãe terá de assinar o contrato como cônjuge do fiador.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.