Clique abaixo para entrar diretamente no assunto

terça-feira, 8 de maio de 2012

Principais Etapas do Fies


As principais etapas do Fies são as seguintes:

1ª Etapa: Inscrição.

Para fazer a inscrição é preciso que o estudante tenha um vínculo com a IES (Instituição de Ensino Superior), ou seja, tenha passado no vestibular ou outro tipo de seleção.
Não é necessário que o estudante tenha feito a matrícula para que possa fazer a inscrição no Fies,
Após  a conclusão da inscrição haverá um prazo para levar a documentação para a CPSA (Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento)da IES para que ela valide a inscrição.

Após a análise da documentação solicitada pela CPSA e, caso esteja de acordo com o que foi declarado na  inscrição, a CPSA emitirá um documento, a Declaração de Regularidade de Inscrição (DRI) que terá de ser apresentado ao agente financeiro escolhido na inscrição dentro do prazo(normalmente 10 dias).

2ª Etapa: Contratação.

De posse do DRI assinado pelo presidente da CPSA  o estudante se dirige ao agente financeiro para fazer a contratação do seu Fies.
Atenção: terá de ser levada  nova  documentação para a contratação, pois a documentação deixada na IES diz respeito ao processo de inscrição e não é remetida ao agente financeiro.

Dica : o processo de contratação varia de agência para agência, e de acordo com a quantidade de estudantes a serem atendidos no momento. Procure buscar informações na agência e no agente financeiro escolhido o quanto antes, para que não perca o prazo e tudo transcorra da melhor forma possível.
Após a assinatura, o seu contrato já estará no sistema geral do FIES.


3ª Etapa: Aditamento*.

Aditar significa: adicionar, acrescentar, ou seja,  a cada semestre terá de ser feito um aditivo ao contrato original para que possam ser adicionados novos valores.
O processo começa com a IES informando os valores no site Sisfies do MEC (o mesmo em que é feita a inscrição) porém no ícone Aditamento. Após isso o estudante terá, obrigatoriamente, de validar o que foi informado pela IES, caso esteja correto, para que o aditamento possa ter prosseguimento.

Atenção: confira cuidadosamente os valores e dados informados pela IES. Caso tenha direito a algum desconto, verifique se ele está sendo concedido.

Após a validação o Sisfies, fará a indicação do tipo de aditamento, se Simplificado ou Não Simplificado.
Encaminhe-se então à IES para que seja finalizado o aditamento.
Caso seja Simplificado o aditamento é finalizado na própria IES.
Caso seja Não Simplificado a IES entregará o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM)  que precisa ser levado ao agente financeiro para que possa ser finalizado.

Atenção: no aditamento Não Simplificado é obrigatória a presença do Fiador (caso o contrato possua este tipo de garantia) Cônjuge do fiador( para fiador casado) e do próprio estudante para assinatura do Termo Aditivo.


*Para fazer o download gratuito das músicas deste blog e curtir minha página, entre no endereço abaixo:
https://www.facebook.com/pages/Flávio-Colares/363430400342476
*Devido a uma maior interatividade, as dúvidas  estão sendo esclarecidas  no grupo " Tudo sobre Fies" no Facebook: https://www.facebook.com/groups/503103603077760/

Ad sense

Ad sense