Clique abaixo para entrar diretamente no assunto

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Fundo Garantidor (FGEDUC) do Fies


O Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC), também chamado de Fundo Garantidor, é uma opção para os alunos em que não há necessidade de apresentar um fiador. Assim, caso o estudante não pague, o fundo arcará com a  inadimplência dos contratos feitos sob esta garantia. Todas as IES( Instituições de Ensino Superior) são obrigadas a aderir ao fundo, caso não façam a adesão ficarão suspensas e ficarão impedidas de fazer novas inscrições.

1) Todos os estudantes das faculdades que aderiram ao Fundo podem escolher esta opção?
Não. Somente os que atenderem a pelo menos uma dessas três opções:
- Ser estudante matriculado em curso de Licenciatura.
- Ser Bolsista Parcial do Prouni no mesmo curso em que pretende fazer o Fies.
- Ter a renda per capita familiar até um salário mínimo e meio ( Qualquer que seja o curso)

2 Estou com o nome sujo, posso optar pelo Fundo Garantidor?
Sim. O estudante não precisa apresentar idoneidade cadastral para contratar o Fies.

3) Já tenho o Fies com outro tipo de garantia, posso mudar para o Fundo Garantidor?
Não. A opção pelo tipo de garantia não pode ser mudada após a assinatura do contrato.

4) Concluí a inscrição porém na hora de escolher o tipo de garantia me confundi e coloquei outro tipo de garantia, posso mudar a opção pelo Fundo garantidor no agente financeiro na hora de assinar o contrato?
Não. Essa mudança não e permitida. Somente pode haver alteração no tipo de garantia, no momento da assinatura do contrato, entre Fiança Solidária e Fiança Tradicional.

5) Quando fiz a contratação minha renda familiar era inferior a 1 salário mínimo e meio per capita, porém agora no aditamento ela é maior. Irei perder o direito ao FGEDUC e terei de arranjar um fiador?
Não. A renda familiar só é verificada pela CPSA no momento da inscrição. O tipo de garantia não pode ser modificado após a assinatura do contrato.




*As dúvidas também podem ser esclarecidas no grupo " Tudo sobre Fies" no Facebook: https://www.facebook.com/groups/503103603077760/




Ad sense

Ad sense