Clique abaixo para entrar diretamente no assunto

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Fundo Garantidor (FGEDUC) do Fies


O Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC), também chamado de Fundo Garantidor, é uma opção para os alunos em que não há necessidade de apresentar um fiador. Assim, caso o estudante não pague, o fundo arcará com a  inadimplência dos contratos feitos sob esta garantia.

1) Qualquer estudante pode fazer a opção pelo Fundo Garantidor?
Não. Só pode ter acesso a esta opção os estudantes cuja Faculdade tenha aderido ao fundo.

2) Todos os estudantes das faculdades que aderiram ao Fundo podem escolher esta opção?
Não. Somente os que atenderem a pelo menos uma dessas três opções:
- Ser estudante matriculado em curso de Licenciatura.
- Ser Bolsista Parcial do Prouni no mesmo curso em que pretende fazer o Fies.
- Ter a renda per capita familiar até um salário mínimo e meio.

3) Estou com o nome sujo, posso optar pelo Fundo Garantidor?
Sim. O estudante não precisa apresentar idoneidade cadastral para contratar o Fies.

4) Já tenho o Fies com outro tipo de garantia, posso mudar para o Fundo Garantidor?
Não. A opção pelo tipo de garantia não pode ser mudada após a assinatura do contrato.

5) Concluí a inscrição porém na hora de escolher o tipo de garantia me confundi e coloquei outro tipo de garantia, posso mudar a opção pelo Fundo garantidor no agente financeiro na hora de assinar o contrato?
Não. Essa mudança não e permitida. Somente pode haver alteração no tipo de garantia, no momento da assinatura do contrato, entre Fiança Solidária e Fiança Tradicional.

6) Quando fiz a contratação minha renda familiar era inferior a 1 salário mínimo e meio per capita, porém agora no aditamento ela é maior. Irei perder o direito ao FGEDUC e terei de arranjar um fiador?
Não. A renda familiar só é verificada pela CPSA no momento da inscrição. O tipo de garantia não pode ser modificado após a assinatura do contrato.

7) Meu contrato tem a garantia do fundo garantidor, posso me transferir para faculdade que não aderiu ao Fundo?
Não. Se fizer a transferência para faculdade que não aderiu ao FGEDUC, não poderá utilizar o Fies na nova faculdade. E não existe a possibilidade de mudar o tipo de garantia.


*As dúvidas também podem ser esclarecidas no grupo " Tudo sobre Fies" no Facebook: https://www.facebook.com/groups/503103603077760/




195 comentários:

  1. olá,Flavio!Parabéns pelo site!
    Tenho uma dúvida, moro com meus tios,mas gostaria de colocar a renda da casa da minha mãe ,tem como?pois so moro com eles de favor e não tenho renda propria dependo dela.
    E a questão do grupo familiar posso colocar minha mãe e meu irmão mesmo não morando com eles.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe e sobre a inscrição do fies que estou falando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel!

      No meu modo de ver é isso mesmo que tem de fazer. De qualquer forma explique a situação para a CPSA da sua faculdade, pois serão eles que irão analisar a comprovação dos dados da sua inscrição.

      Excluir
  3. Bom dia, estou matriculada em uma faculdade, e ela oferece o Fies, prometendo assumir o pagamento do financiamento do aluno na fase de amortização SE o mesmo cumprir todos os deveres, como pagar os R$50,00 a cada 3 meses, cumprir 6 horas de trabalhos voluntarios semanais, obter nota 3 no ENADE...e outras coisas. Eles entregam um contrato e um CERTIFICADO DE GRATUIDADE para o aluno, mas isso depois do financiamento contratado..muita gente estuda a muito tempo e ainda não recebeu nada.
    Já li várias notícias a respeito, e várias apresentam muitos problemas em relação a isso,dizendo que o MEC não autoriza , que é propaganda enganosa...e muito mais.
    Muita gente quer fazer, mas não tem segurança nenhuma, pelo contrário,são muitas dúvidas e desconfianças.. Você sabe me informar se pode mesmo alguma instituição de ensino quitar a dívida do aluno no FIES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      A instituição não tem como quitar a dívida do estudante, a não ser que ela lhe dê o dinheiro para isso, pois o contrato fica em nome do estudante. Qualquer dúvida entre em contato com o FNDE, 0800-616161.

      Excluir
  4. Flavio! Boa noite!
    Tenho interesse em ingressar na faculdade pelo FIES porem não estou matriculada na faculdade,preciso pagar um periodo inteiro para poder concorrer ao FIES?
    Outra duvida é se, tendo o meu nome sujo eu posso optar por não ter fiador.
    Fico no aguardo e desde ja muuuito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      A contratação do Fies pode ser feita desde o primeiro semestre.
      O estudante, com restrição cadastral, só poderá contratar o Fies se for com a garantia do FGEDUC.

      Excluir
  5. Oi Flávio, eu já estudo e contratei o fies com fiador, quero saber se é possível eu conseguir financiar 50% e usufruir do prouni 50%, com este contrato do fies que já possuo... Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renan!
      Sim, você pode financiar os 50% restantes no Fies, desde que seja o mesmo curso.

      Excluir
  6. Oi, por favor, me tira uma grande dúvida:
    Ja tive FIES por um ano, no ano de 2008, e abandonei o fies, agora estou ingresssando em outro curso, tenho como conseguir outro financiamento, o meu antigo foi pela Caixa Econônica, será que poderia recuperá-lo ou até mesmo fazer outro financiamento pelo Banco do Brasil?
    Desde ja, muito obrigado.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hikel!

      Não é possível fazer nova contratação, mesmo em agente financeiro diferente, o Fies só pode ser concedido uma única vez.

      Excluir
  7. Olá Flávio!Pretento contratar o fies,morarei sozinha,pagarei aluguel e mais o fretamento de uma van pois morarei em uma cidade e estudarei em outra!não tenho condições de pagar a faculdade,recebo uma "mesada" dos meus pais para pagar todas essas contas e me sustentar!Porém eu não to conseguindo entender quais os documentos que CPSA esta pedindo! Eu não tenho rendimentos e quero colocar no grupo familiar somente EU,pois,no meu caso,isso me facilitaria o financiamento!Então,além da identidade,quais outros documentos deverei apresentar? Precisarei ter algum comprovante de residencia no meu nome? Preciso muito da tua ajuda!!
    Obrigada
    Pâmela D.S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâmela!

      A CPSA é quem irá analisar a sua documentação, e eles podem não validá-la. Explique sua situação e peça orientação sobre o que precisa ser feito, ok?
      É uma análise que varia de CPSA para CPSA.

      Excluir
  8. Sou de menor e não tenho fiador, posso optar pelo FGEDUC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Leilane, desde que cumpra as exigências para ter a garantia do FGEDUC, de acordo com os itens 1 e 2 deste post.

      Excluir
  9. Cancelar o FIES desobriga o fiador?

    ResponderExcluir
  10. Meu fiador disse que não pode mais ser fiador em meu contrato com o FIES, no entanto, não tenho outra pessoa para fazer a substituição. Quais possibilidades, meios que poderei utilizar, para desobrigá-lo do mesmo se não tenho outra pessoa que possa fazer isso por mim?? Preciso desta resposta urgentementeee!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léia, se o contrato já foi assinado e você não tem outra pessoa para substituí-lo , ele terá de continuar a ser seu fiador até que você consiga outra pessoa para substituí-lo.

      Excluir
  11. Fabio, tenho minha renda e coloquei meu pai e minha mãe, sendo que meu pai também tem a renda dele e juntando as nossas rendas da mais de 2 salários, só que tenho restrição no nome e meu pai também, optei pelo fundo garantidor, já estou com a DRI na mão e tenho até o dia 28/01 para ir ao banco, será que não vou conseguir o fies ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, pode ficar tranqüilo, é só levar a documentação, original e cópia e assinar o contrato dentro do prazo. A restrição não é levada em conta no caso de quem tem a garantia do FGEDUC.

      Excluir
    2. pow, brigadão Flávio, tava muito preocupado com isso, meu amigo foi lá hoje e conseguiu de boa. brigadão mesmo! queria saber se você tem alguma coisa falando ai de lei trabalhista, to com um problema de justa causa na empresa e queria saber se você poderia me ajudar, agradeço desde já.

      Excluir
    3. De nada Leonardo! Que bom que ele conseguiu;
      Sobre lei trabalhista fico lhe devendo, ok? Não conheço sobre essa área.

      Excluir
  12. Boa noite Flávio,

    Primeiramente parabéns pelo blog e obrigada desde já por ser tão atencioso com os leitores! Tenho algumas dúvidas em relação ao FGEDUC:

    1- Estou desempregada, posso financiar 100% do meu curso?

    2- Moro no mesmo terreno que o meu pai, porém minha casa é independente da dele e ele não me ajuda financeiramente em nada, apenas me empresta a casa dos fundos. Ainda assim preciso coloca-lo no grupo familiar? Tenho comprovante de endereço no meu nome.

    3- Meu pai perdeu o emprego, então também não tem renda fixa para declarar, mas quando ele trabalhava ganhava bem (com certeza mais de 2 salários) e na declaração de imposto deve sair, nos comprovantes bancários também... Se eu precisar coloca-lo como parte do grupo familiar isso conta muito? Ele não tem renda a pela menos 2 meses, está vivendo do acerto. Perco o direito ao FGEDUC?

    Estou super preocupada! Obrigada pela ajuda novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite !
      Obrigado pelos elogios!
      Respondendo às suas questões:
      1) Sim. O Fies é, preferencialmente, para beneficiar quem não pode pagar.
      2) Fora o seu pai quem faz parte do seu grupo familiar? Mesmo estando desempregada você deve ter algum tipo de renda, não? Tem alguma outra pessoa que a auxilia?
      3) Para conseguir os 100% de financiamento e o FGEDUC é preciso que o valor da mensalidade comprometa 60% ou mais da renda per capita. Se seu pai declarou imposto de renda o ano passado a declaração ainda é válida.

      Grande abraço!

      Excluir
  13. Olá Flávio!
    Moro com a minha mãe, minha irmã e meus dois irmãos menores, mas só quem tem renda comprovada é minha irmã ela recebe uns 1500,00 entre 1700,00 por ai. Eu posso tentar o fies pelo FGEDUC e conseguir 100% do financiamento ? O meu curso de psicologia é 775,00, mas com desconto acho que cai para 650,00 por ai ... Será que consigo ?
    OBRIGADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fanny, se a sua faculdade aderiu ao FGEDUC, a sua renda per capita dá direito a ele.

      Excluir
  14. Bom dia Flávio,
    Recentemente contratei o fies, e retirei o DRI na minha faculdade, onde me foi orientado a levar o DRI e documentos pessoais na agencia bancária escolhida, que no meu caso foi a caixa econômia federal daqui de Vespasiano-MG. Realizei a intei scrição optando pelo FGEDUC.
    Quando fui formalizar o contrato, me foi negado o crédito, alegando restrições no meu CPF. Pois bem, fui encaminhado para conversar com o gerente da referida agência, quando citei para ele os efeitos da portaria 28 de 28 de dezembro de 2012, e mostrei a portaria impressa direto do diário oficial da união. Porém, o mesmo disse NÃO ter conhecimento de tal portaria, e disse que não fará o contrato, salvo se receber um respaldo jurídico da caixa econômica.
    Já abri uma demanda através do website do FNDE, porém meu prazo para comparecimento ao banco está acabando!
    O que você me orientaria a fazer neste caso?
    Desde já, agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cássio!

      Tive informação, de fonte segura, de que a Caixa oficializou isso para todas as suas unidades. Peça ao gerente e atendentes que façam uma consulta interna ao manual atualizado do Fies ou abra uma demanda interna sobre o assunto.
      O SAC da Caixa certamente já tem essa informação. 0800 726 0101

      Excluir
  15. Olá Flávio.
    Vou usar o FGEDUC, caso eu nao consiga pagar o FIES, o que acontece comigo? Depois de 5 anos a divida prescreve?

    ResponderExcluir
  16. Outra dúvida Flávio, Eu fiz a matricula na faculdade, paguei a matricula, o proximo passo é me inscrever no SISFIES? ai depois de me inscrever lá, qual proximo passo? pode me falar os passos até no final? eu estou por fora, nem sei oq é DRI..desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , leia os posts Guia rápido da contratação do Fies e o Passo a passo da inscrição do Fies.
      No tocante à prescrição da divida, antes da prescrição provavelmente você será executado.

      Excluir
  17. Olá Flavio
    Um duvida, gostaria de conseguir o FIES, moro com meus pais e minha filha, meus pais são autonomos e sua renda é bem variavel, as vezes nehuma ao mês. E possivel colocar apenas minha filha como do grupo familiar e deixar meus pais fora dessa condição, para não atrapalhar ou ter q comprovar a renda deles? Desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Quem irá avaliar a inscrição será a CPSA da sua faculdade. Verifique com eles o que fazer, pois existe diferenças de interpretação e de exigência de CPSA para CPSA.

      Excluir
  18. Matriculei meu filho na faculdade e agora quero fazer a inscriçâo no fies a forma de fiança é a convencional só que meu esposo está com o nome indevidamente no spc ele ate ja recorreu e ganhou a causa mas até hoje o nome dele esta inscrito no spc ,posso ter problemas com o financiamento do fies? obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente haverá problema se o seu marido for o fiador.

      Excluir
  19. Caro Flávio, já conclui a etapa na CPSA e deu tudo certo. Agora fui encaminhado a minha agência que será a caixa econômica, entretanto, gostaria de saber quais documentos devo levar, pois estou com dúvidas se levo tudo que levei na CPSA ou será excesso. Pelo fato de eu ter passado pela CPSA eu posso concluir que estou com o financiamento garantido? abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thales, a fase da inscrição é a mais difícil e você ja passou dela. Na Caixa não precisará levar documentação de todo o grupo familiar, só da esposa, se for casado, além da documentação do fiador, caso tenha este tipo de garantia. Peça a relação de documentos na agência onde irá fazer a contratação.
      Abraço!

      Excluir
  20. tem problema se a pessoa tiver o fies e tiver sido aprovado e se matricular em uma universidade estadual, pode?

    ResponderExcluir
  21. flavio minha filha faz 18 anos em abril , e quero financiar no nome dela pelo fgduc, sou a representante legal dela ,mas estou com restriçao no meu nome . tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keyla, não há nenhum problema, se a constratação for feita com a garantia do FGEDUC.

      Excluir
    2. Liguei para o SAC da Caixa com a mesma dúvida e eles disseram que a nova portaria é só para os estudantes com restrição. Representante legal de menor com restrição não pode fazer o financiamento. O que fazer se me negarem o financiamento? Chamo a polícia alegando estarem descumprindo uma Lei Federal?

      Excluir
    3. Creuza, não há lógica nesse argumento. A lei foi alterada para beneficiar a todos os estudantes que optarem pelo FGEDUC.
      Se fosse para não permitir a contratação para os menores de idade, cujo responsável estivesse com restrição, isso teria de ser citado na lei.

      Excluir
    4. Obrigada pela resposta, Flávio. Mais uma dúvida, por favor...

      Eu posso concluir a inscrição do Fies, só quando eu for entregar os documentos na CPSA? Porque assim eu não perderia tempo, esperando eles reabrirem a inscrição para corrigir um eventual erro. Será que eles aceitam?

      Outro motivo é que quando iniciei a inscrição para a minha filha eu coloquei que ela não era bolsista do Prouni. Só que alguns dias depois, ela conseguiu uma bolsa parcial de 50% do mesmo. E quando eu fui atualizar a inscrição, não tinha como mudar esta opção. Aí quando eu fui fazer a simulação de financiamento, não aparece também a opção de bolsista de 50% do Prouni para que eu possa fazer as deduções. O Fies tá me tirando o sono...rsrs.

      Excluir
    5. Creuza, demora algum tempo para o sistema ser atualizado e constar a bolsa Prouni. Verifique com a CPSA essa questão e também sobre os problemas que estão existindo, principalmente nas renovações( aditamentos), que até agora não foram solucionados pelo MEC.
      O bolsista Prouni tem a garantia do Fies e também do FGEDUC, desde que a faculdade tenha aderido ao fundo garantidor.

      Excluir
  22. Bom dia, eu saí do emprego e comecei a vender alguns produtos, a faculdade que vou fazer tem o Fgeduc, mas não sei como posso fazer para comprovar minha renda, eu moro com meu namorado e ele vai pagar a faculdade pra mim, minha mãe que mora em outra cidade também me ajuda, qual a melhor forma de fazer o financiamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Letícia!

      A melhor forma de garantia do Fies é o FGEDUC, sem dúvida!
      Para a comprovação de renda do grupo familiar do estudante, o melhor é consultar a CPSA da sua faculdade, pois será ela que irá analisar a documentação.

      Excluir
  23. Prezado, parabens pela paciencia - podemos mais uma..rsr..? Entao, sou professor e leciono na rede estadual - desejo fazer outra faculdade de Direito. Minha renda familiar nao ultrapassa 1 1/2 salarios - mas nao tenho como conseguir fiador. Enfim, o que fazer? Sera' que o FGEDUC - mesmo oferecido pela universidade - vincula-se apenas aos cursos de licenciatura. Nao posso ser meu proprio fiador? Ao menos necessitar de apenas um ? No edital Fies penso que poderia conseguir. Tem o lance tambem da amortizacao em 1% pra que trabalha na rede publica - Existe discricionaridade e de quem seria: banco, fnde, mec, faculdade ? Muito grato pela atencao dispensada.

    Obs: Uma faculdade pode oferecer descontos apenas se for para pagamento a vista. Ou seja, com o FIES perde-se o desconto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      O FGEDUC ,como postado acima, pode ser concedido a qualquer curso de acordo com o item 2.
      O desconto de 1% é só para os professores que fizerem o curso de licenciatura, não outro tipo de curso.
      Se eu entendi bem a observação: A faculdade tem de manter os descontos coletivos. O Fies é pago mês a mês, não há como conceder descontos iguais aos de quem paga o semestre inteiro de uma vez.

      Grande abraço!

      Excluir
  24. ola eu moro sozinho porém o contrato de aluguel da casa esta no nome da minha mae assim como o comprovante de agua e luz, quero saber se eu tenho que incluir a renda dela no fies ou se posso fazer uma declaração que ela confirma que o contrato esta em nome dela e que eu moro sozinho ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo!
      Para essas questões ,o melhor é entrar em contato com a CPSA da sua faculdade que será quem irá analisar a documentação da sua inscrição. Há interpretações diferentes por parte de cada CPSA.

      Excluir
  25. a caixa econômica não esta aceitando fazer a contratação do FGEDUC, com restrições, acho eu que se isso e permitido e lei todos os bancos deveriam esta informado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa, a Caixa e o Banco do Brasil tem de cumprir o que determina a lei do Fies. A lei foi alterada há mais de um mês, não há nenhuma razão para não ser aceito. Ligue para o SAC Caixa 0800 726 0101.

      Excluir
  26. Olá Flávio, estou cursando o 2º ano de Direito e gostaria de saber se é possível fazer o FIES sem fiador, visto que o meu curso é de bacharelado. E no caso da transferencia de faculdade, como devo prosseguir? A faculdade anterior é obrigada a me reembolsar pela rematrícula?

    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érika! Você já tem o Fies? Para fazer o fies sem fiador , pelo fundo garantidor (FGEDUC) leia o post neste blog. Não entendi a questão do reembolso, qual a razão do reembolso por parte da faculdade anterior?

      Excluir
  27. Quero contrata o Fies mas estou com o nome sujo, com a ajuda do fiador no caso meu pai..consigo contratar o programa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, para o estudante contratar o Fies com restrição cadastral, somente se o tipo de garantia for o fundo garantidor.

      Excluir
  28. -Ter a renda per capita familiar até um salário mínimo e meio para aderir o Fundo Garantidor, por pessoa ou por toda a família???
    Obrigada! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renda per capita. Renda bruta dividida pela quantidade de pessoas do grupo familiar.

      Excluir
  29. Acabei de voltar ao Brasil e nem eu, nem meu marido estamos trabalhando, passei p/ Odonto e gostaria de pedir o Fies. E possivel, ja que nos nao temos como comprovar renda alguma no momento?
    Obrigada. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, abra uma demanda no site WWW.fnde.gov.br opção fale conosco e explique a situação.

      Excluir
  30. Olá, perdi o FIES no antes de terminar o meu curso é não tenho como pagar as taxas, o que tenho que fazer ? e seu mão pagar eles, posso ser presso ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jackson, fique tranqüilo, preso você não será por causa disso!
      O pior que pode acontecer é ser executado judicialmente, mas isso demora bastante. Quem sabe até lá não consegue pagar o que está em atraso?

      Excluir
  31. Ola flavio, esquece de coloca que tenho 50% do prouni tem como altera essa opçao na ficha de cadastro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luide!
      A CPSA pode reabrir a sua inscrição para correção, antes de emitir o DRI. Se conseguiu o Prouni por agora, pode ser que essa opção, que deveria aparecer, não tenha aparecido em sua inscrição.

      Excluir
  32. devo ao banco do brasil,porem nao estou mas no spc e cerasa posso pedir o financiamento do fies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camile, se o financiamento for com a garantia do FGEDUC, você pode ter restrição cadastral. Outro tipo de garantia, não.
      Se só tem dívida e ela não está em atraso , nenhum problema, Se está em atraso, neste caso é melhor contratar na Caixa.

      Excluir
  33. Sou do Fies, optante pelo fundo garantidor fiz a inscrição para uma instituição, posso trocar por outra?? Se houver, tem que comprovar renda novamente??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, se só fez a inscrição e ainda não contratou, terá de comprovar a renda novamente na nova instituição.

      Excluir
  34. Oi, gostaria de tirar uma duvida ! Se eu optar pelo fundo garantidor tenho que pagar a matricula ?! e esse método (Garantidor) serve para Graduação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, a questão de pagamento ou não da matrícula vai depender da faculdade. Embora o MEC proíba a cobrança da matricula e mensalidades, dos estudantes que já finalizaram a inscrição do Fies, na prática isso não acontece, ok?
      Normalmente o estudante paga a matrícula e depois é ressarcido.

      Excluir
  35. BOA TARDE EU FIS A MINHA INSCRIÇÃO NO FIES ENTREGUEI NA FACULDADE A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA, E ELES ME LIBERARAM A DRI, SÓ QUE QUANDO FUI ENTREGAR NO BANCO ESTA DANDO ALUNO NÃO ENCONTRADO OU NÃO CADASTRADO NO SISTEMA E MANDAVA EU IR NOVAMENTE NA CPSA, LA ME DISSERAM QUE O PROBLEMA NAO ERA MAIS LA QUE ERA NO SISTEMA DO MEC. ISSO É POSSÍVEL OU ELA ME DEU INFORMAÇÃO ERRADA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Itaiara, esse problema acontece devido a problema na migração de dados do sistema do MEC para o sistema do banco. Você tem de abrir uma demanda no site www.fnde.gov.br , e também ir ao banco antes do final do prazo , pois pode ser que esse problema seja regularizado até o final do seu prazo.

      Excluir
  36. Gostaria de me inscrever em uma faculdade x mais n tenho certeza se ela adere ao (FGEDUC). Então penso em optar pela faculdade y, pois ela adere. Futuramente poderei fazer a transfêrencia de y para x? Irei perder o financiamento de 100%? pode haver alguma alteração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Layza, não existe transferência do Fies com o FGEDUC, caso uma das duas faculdades não tenha aderido. Nesse caso a transferência não pode ser feita, pois não é possível mudar o tipo de garantia depois de assinado o contrato.

      Excluir
  37. olá Flávio sou Fábio e estou desempregado no momento, me matriculei em uma faculdade e e ñ tenho como comprovar renda, e optei pelo fies sem fiador, corro risco de ñ ser aprovado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio, o fato de estar desempregado não influi na concessão do Fies.

      Excluir
  38. Olá Flávio...

    Devido a ter algumas dúvidas, posso deixar a inscrição do Fies em aberto e só finalizá-la no dia em que eu comparecer na CPSA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Creuza!

      Para comparecer à CPSA a inscrição tem de estar finalizada. A CPSA pode reabrir a sua inscrição para correção, caso haja algo incorreto.

      Excluir
  39. olá Flávio sou eu de novo, Fábio estou pré matriculado na Fac. mauricio de nassau e antes mesmo começar a estudar, á facul. da me dando maior dor de cabeça, e o seguinte depois de varios dias na correria pra juntar o documentos pro fies, quando fui na facul. pra pegar a DR pra ir no banco fechar o contrato. a facul. simplesmente disse que eles ñ me daria a DR pq o curso em que eu quero fzr no caso (Farmácia) o numero de vagas ainda ñ forma totalmente preenchidos, quero saber se a facul. tem o direito de me negar o fies só pq o numero de vagas no curso ñ foram preenchidos ? isso e certo ?
    grato !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio!

      A postura da faculdade, na minha opinião está correta. O que normalmente acontece é que algumas faculdades fazem o contrário, ou seja, deixam o estudante contratar o Fies e depois, quando não dá pra formar turma," empurram" o estudante pra outro curso, já que ele não pode cancelar o Fies.

      Excluir
  40. Boa tarde, gostaria de pedir o FGEDUC, mas a minha faculdade ainda não tem conhecimento dessa opção..
    Outra dúvida pertinente... meu nome está no spc será que há possibilidade mesmo com o nome sujo?
    Grata...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Alana!

      O estudante que tem restrição só pode contratar o Fies se tiver a garantia do FGEDUC.

      Excluir
  41. Boa tarde Flávio!
    Tenho algumas dúvidas, estou desempregada e quero entrar na faculdade com o fies, meu pai é autonomo ele é o único da minha casa que trabalha no momento. Posso comprovar só a renda dele? somente com um dos documentos exigidos? Ou tem quer a lista completa? Como extrato da conta, comprovante de pagamento do INSS, declaração de IR... Desde já obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina, o fato de estar desempregada não influi na concessão do Fies.
      Quanto a renda de autônomo, veja com a CPSA da sua faculdade qual a documentação que eles exigem para comprovação .

      Excluir
  42. 15/02/2013 06:00
    Estudante de nome sujo pode ter financiamento
    Portaria derruba exigência de nome limpo . Medida vale para quem tem renda familiar de até R$ 1.017 Carol Rocha
    carol.rocha@diariosp.com.br

    Os estudantes com o nome sujo na praça já podem se inscrever no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programa do MEC (Ministério da Educação), que concede financiamento para cursos de faculdades particulares. Até o ano passado, era preciso comprovar “idoneidade cadastral” para ter acesso ao benefício.

    A norma que alterou a exigência foi publicada em dezembro pelo MEC e vale para os contratos feitos por meio do Fgeduc (Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo), que dispensa fiador e beneficia famílias com renda de até um salário mínimo e meio (atualmente R$ 1.017).

    Em novembro de 2012, a ONG Educafro, liderada pelo frei David, encaminhou uma representação ao Ministério Público Federal pedindo a mudança no Fies. Segundo a Educafro, os estudantes que solicitavam o Fies eram submetidos a avaliação de risco idêntica a praticada pelos bancos.

    Em vez de esperar uma decisão da Justiça, o ministério se antecipou e publicou a mudança. “O programa é voltado para a inclusão dos pobres, mas excluía os mais pobres, que não conseguiam o fiador. Era uma injustiça que precisava ser mudada”, argumenta frei David.

    Segundo um levantamento do Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior de São Paulo) feito em 2011, cerca de 75 mil estudantes não conseguiram o financiamento por problemas no cadastro.

    beneficiários/ Em 2012, o Fies beneficiou 366.566 estudantes com R$ 12,68 bilhões. Procurado ontem, o MEC não respondeu quantos alunos já conseguiram o benefício neste ano nem comentou as razões da mudança na regra.

    ResponderExcluir
  43. Ola amigo quando assinei o contrato do fies na modalidade fegduc eu estava trabalhando mas agora no aditamento, eu tou desempregado tem alguma problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valdeci, não haverá nenhum problema. A apuração de renda do estudante e do grupo familiar é feita somente na inscrição.

      Excluir
  44. Olá amigo gostaria de tirar uma duvida, quando fiz o Fies optei pelo FGEDUC como garantidor, agora eu preciso para trocar de instituição ter um fiador convencional,é possivel eu mudar o garantidor para o fiador convencional ou tenho de continuar com o FGEDUC? :S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Will, não é possível mudar o tipo de garantia depois de assinado o contrato.

      Excluir
  45. BEM EU APENAS MORO COM MEU ESPOSO AINDA NÃO TEMOS O ESTADO CIVIL DE CASADOS,NO ATO DA INCRIÇÃO COLOQUEI UNIÃO ESTAVEL ISTO IRA ATRAPALHAR POR NÃO TEMOS REGISRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabela, na maioria dos casos de união estável, não existe nenhuma comprovação dessa união juridicamente, no meu ponto de vista, não há porque o banco ou a CPSA exigir essa comprovação.

      Excluir
  46. Boa noite Flavio, primeiramente quero te parabenizar por essa iniciativa. Minha pergunta é a seguinte, Minha média salarial esta dando 1.130,$ bruto, porém é até um salario e meio pelo fundo garantidor , eu moro sozinho e pago aluguel de 650,00 e minha mensalidade c desconto é 803,00, á possibilidade de conseguir?? aguardo sua resposta, Boa noite..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mateus!
      Para conseguir que o contrato tenha a garantia do FGEDUC, é verificada a renda bruta per capita, não a renda total do grupo familiar. Renda per capita é o total da renda bruta dividida pela quantidade de membros do grupo familiar. Não são considerados os descontos no pagamento.

      Excluir
  47. bom dia flavio, uma duvida, somando minha renda e da minha mae passa de 1 salario e meio, se for so a minha renda e eu deixar ela como grupo familiar, sou obrigado a incluir a renda dela?

    ficando so a minha renda eu entraria nos requisitos do fgeduc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para conseguir que o contrato tenha a garantia do FGEDUC, é verificada a renda bruta per capita, não a renda total do grupo familiar. Renda per capita é o total da renda bruta dividida pela quantidade de membros do grupo familiar.

      Excluir
  48. meu nome e -benedito-FLAVIO,BOM DIA!MEU FILHO ESTUDA NA UCP PETROPOLIS,SO FALTA 2 PERÍODOS,O IRMÃO PODE SER FIADOR,MAIS A IES ALEGA QUE SO AUTORIZA QUANDO ELA A IES TEM DÍVIDA COM GOVERNO,E NO MOMENTO A IES NÃO TEM DIVIDAS,ASSIM NÃO ACEITA MAIS ALUNOS,EMBORA A IES ADERIU AO PROGRAMA DO FIEIS.ISSO E POSSIVEL?PRECISAMOS DE ORIENTAÇÕES.OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Benedito!

      A IES tem autonomia quanto a isso. Se ela não quiser solicitar limite financeiro para a inscrição do Fies ninguém pode obrigá-la a fazê-lo.

      Excluir
  49. Flávio,vou fazer o fundo garantidor, tem algum problema meus pais estarem com nome no SPC? vou fazer pela caixa.. sera q dá certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, não há nenhum problema em função disso.

      Excluir
  50. Flavio boa noite, meu nome ficou sujo durante 5 anos ,mas consultei nos órgãos de proteção ao crédito e agora não tenho nome sujo, mas quer tentar o fies no meio desse ano, pelo banco do brasil,mas tenho uma dívida com o banco do brasil, mas como já se passaram mais de 5 anos eles não me cobram mais e tbm nem tenho condições de paga-la, será que é possível o banco negar o contrato do fies pra mim, por causa q eu tenho essa dívida com eles, mesmo meu nome estando limpo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, o cadastro restritivo interno dos bancos também é verificado. Se o seu contrato não tiver a garantia do FGEDUC, é aconselhável, no seu caso, fazer o contrato na Caixa.

      Excluir
  51. Olá Flávio!
    Meu nome está sujo eu posso contratar o FIES sem fiador? A renda per capita é de 950,00! Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  52. Oi Fabiane!
    Sim. A lei do MEC, modificada por Portaria recente, permite que os estudantes com a garantia do FGEDUC possam contratar e aditar os contratos mesmo tendo restrição cadastral.

    ResponderExcluir
  53. olá Flávio, meu financiamento é de 70% no FIES,fiquei desempregado a pouco tempo, tem como pedir uma revisão de contrato e colocar para 100% meu financiamento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hélio!

      Após a assinatura do contrato e definido o percentual de financiamento, ele só pode ser diminuído, nunca pode ser aumentado.

      Excluir
    2. olá Flávio

      curso o 1º periodo de engenharia civil(bacharelado),posso solicitar o FGEDUC?

      Excluir
    3. Se a sua faculdade aderiu ao fundo garantidor e você está dentro das regras , certamente que sim.

      Excluir
  54. Oi Flávio!

    Estou na seguinte situação:

    - Não tenho fiador
    - Não tenho nome sujo
    - Não moro com minha família há anos, moro em república
    - Pretendo fazer um curso de bacharel (engenharia)
    - Não sou bolsista de ProUni
    - E minha renda é um pouco maior que 01 salário mínimo e 1/2, por volta de 02 salários.
    Gostaria de contratar o FIES pelo FGEDUC, mas estou com medo de não conseguir. Não tenho a quem recorrer e estou apavorada.

    Atenciosamente,
    Caroline.

    ResponderExcluir
  55. Caroline, para ter direito ao FGEDUC o grupo familiar tem de ter a renda per capita de até 1 salário mínimo e meio. Se tem a renda acima desse valor e só você faz parte do seu grupo familiar, não será possível fazer o contrato com a garantia do FGEDUC.

    ResponderExcluir
  56. Oi Flávio estou cursando Química licenciatura(1 semestre), já assinei o contrato do Fies, está tudo ok. Queria saber se agora no semestre seguinte posso trocar pra Engenharia Química? A engenharia é mais cara e o curriculo é 2 semestres a mais. Existe essa possibilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo!

      Você poderá trocar de curso desde que seja até 18 meses de utilização do Fies. E, caso tenha a garantia do FGEDUC, só poderá se transferir caso a sua renda per capita, no momento da inscrição, tenha sido de até 1 salário mínimo e meio.

      Excluir
  57. estou aderindo ao FIES agora, pelo método convencional com o fiador, que no caso será meu pai.
    Só que minha mãe (cônjuge) possui o nome no SPC
    Você saberia me dizer se eu terei meu contrato barrado no banco?!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A restrição do cônjuge do fiador não pode influir na contratação, não deve ser pesquisado.

      Excluir
  58. Por gentileza tenho duvida quanto ao FIES SOCIAL. Existe esse tal FIES? O grupo do Movimento Cidadania me ligou informando se tenho interesse de participar d vestibular de uma faculdade. A Faculdade vai se responsabilizar sendo o fiador, contudo fico com duvidas, sera que de fato isso é algo confiavel? O que vai caracterizar uma quebra de contrato segundo a faculdade: Se porventura eu trancar, desisitir do curso ou parar.
    Disseram tambem que quanto terminar o curso, é de responsabilidade da faculdade o pagamentodo do FIES. Me esclareçam por gentileza as minha duvidas. Valewwwwww


    ResponderExcluir
  59. - Rogélio, a responsabilidade pelo pagamento do Fies é do estudante. Existe algumas faculdades, entre elas a Uniesp, que está divulgando que pagará os valores do Fies ao final do curso, mas isso é muito incerto, pois o contrato é feito entre o estudante e o MEC, não há nada que obrigue a faculdade a arcar com o valor das prestações e do saldo devedor.

    ResponderExcluir
  60. Flávio,quero fazer pelo fundo garantidor o fies.Na minha casa,só meu pai trabalha e ganha R$ 2.024 reais.Moro com ele,minha mãe e meu irmão.Como não entendi a renda per capita, é de um salário e meio para todos da casa ou do grupo em geral? Entao se for, pelo salário do meu pai,eu posso conseguir me inscrever pelo fundo garantiador não é?

    ResponderExcluir
  61. Gabriel, renda per capita é a renda bruta dividida pela quantidade de membros do grupo familiar. Se a renda bruta for de R$ 2024,00, dividida por 4 dará R$ 506,00. neste caso você poderá pleitear o FGEDUC.

    ResponderExcluir
  62. Amigo muito bom o seu blog. Me tire uma dúvida, eu fui na faculdade onde quero me matricular e eles me indicaram esse método de pagamento, pelo FGEDUC, só que tem um porém, eu sou assalariado e meu nome esta no SPC e SERASA, teria como aderir mesmo assim ao FGEDUC? O FGEDUC só é aceito aos cursos de licenciatura? poderia eu fazer eng.civil pelo fundo garantidor sendo ele um curso de bacharelado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Richard, o estudante que for fazer o Fies pelo FGEDUC pode ter restrição cadastral. O FGEDUC pode ser feito para qualquer curso.

      Excluir
  63. Olá amigo, gostei muito do seu blog. Me tire uma dúvida, eu fui recentemente na faculdade e eles me indicaram uma forma de financiamento pelo FGEDUC, no qual não preciso de fiador; eu sou assalariado e meu nome esta no SPC, queria saber se mesmo assim posso fazer solicitação desse fundo de garantia? O FGEDUC só pode ser solicitado de o curso for de licenciatura? estava querendo fazer bacharelado em eng.civil, o fgeduc cobre ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo!

      O estudante que for fazer o Fies pelo FGEDUC pode ter restrição cadastral. O FGEDUC pode ser feito para qualquer curso.

      Excluir
  64. Eu ainda nao conclui a inscrição,pois só vou começar em 2013.02,mas no inicio,quando coloca os dados pessoais,eu nao consigo editar pra opção FGEDUC,pois antes dos dados pessoais,coloquei outra opçao de financiamento. Tem como eu modificar? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nayanna, só aparecerá essa opção caso a faculdade escolhida tenha aderido ao FGEDUC, ou se a renda per capita do seu grupo familiar seja de até 1 salário mínimo e meio.

      Excluir
  65. Olá, eu completei o cadastro e consegui pelo Fundo garantidor e foi emitida a DRI, agora quando eu levar a documentação no Banco eu terei que comprovar a renda novamente? E se a renda da minha família mudar no decorrer do tempo que eu tenho para levar a DRI no banco, e aumentar a renda, eu perco o direito ao fundo garantidor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa! A renda só e comprovada uma única vez, na inscrição. Não será necessário comprová-la nunca mais.

      Excluir
  66. Boa noite, gostaria de saber quais os primeiros procedimentos para conseguir um financiamento, com restrição no nome e ingressar na faculdade,se já pode começar a da entrada agora ou a pessoa tem q fazer o vestibular primeiro? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente você tem de ter um vínculo com a faculdade, ter passado em vestibular ou seleção para o curso pretendido.
      No momento o estudante pode ter restrição cadastral, em função de uma liminar judicial.

      Excluir
  67. Olá flávio, já sou matriculado em uma univercidade, curso o 3° período e p/ o 4º período quero optar pelo FIES, quando fiz minha inscrição na faculdade não vinha a opção de marca a renda das pessoas que moram com você e sim a renda do pai, mãe, irmão,filhos e cônjuge, então botei a renda destes, mais eu não moro com meu pai quem tem um salário altíssimo, moro com mãe, irmão e padrasto; minha pergunta é a seguinte, na hora deu botar o valor da renda p/ calcular a renda per capita se eu colocar a renda da minha família constando o salário do meu padrasto e não do meu pai pode não ser validada a inscrição por conta desta situação que expus acima ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Marlon!
      O grupo familiar tem de refletir a sua realidade atual.
      Padrasto pode fazer parte do grupo familiar.
      O melhor é entrar em contato com a sua CPSA para ter um esclarecimento mais preciso do que deve fazer neste caso, pois cada CPSA tem uma visão diferente.

      Excluir
  68. Oi Flavio, por favor me tire uma dúvida?
    Gostaria de contratar o FGEDUC.
    Sou autônoma, mais recebo um benefício do governo chamado LOAS, pq meu filho tem doença crônica. Então a única renda que tenho comprovada é a desse benefício de 1 salário mínimo.
    Em minha casa só mora eu e meu filho que tem 11 anos.
    Meu nome está no spc e serasa.
    Vc acha que eu consigo financiar 100% do curso pretendido (enfermagem) pelo FGEDUC??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana, caso tenha direito ao FGEDUC não haverá problema, pois o próprio MEC permite que o estudante tenha restrição , no caso da garantia do FGEDUC.
      A renda creio que deve ser considerada sim, mas quem decide sobre isso é a CPSA da sua faculdade. Veja com eles sobre isso.

      Excluir
  69. Boa Noite Flávio. Gostaria de tirar uma duvida, eu fiz o fies o ano passado e optei pelo FGEDUC, mas fiz o trancamento do curso. E esse ano comecei um novo curso em outra instituição e na hora de fazer a transferência no site, a nova faculdade não aderiu ao Fundo Garantidor.

    1)Então Flávio, teria como eu trocar do fundo garantidor para a fiança convencional?

    2)Ou se eu fazer o encerramento do curso que estava e pagar o que usei, tem como fazer um novo fies pela fiança convencional? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Francieli!

      Infelizmente as duas respostas são não, Não existe possibilidade de mudar o tipo de garantia depois de assinado o contrato e também não existe a possibilidade de ter o Fies uma segunda vez, mesmo que quite o financiamento.

      Excluir
  70. Olá Flávio, Parabéns pelo blog e a atenção em responder os comentários.
    É, nesse fies com o fundo garantidor, no final quem paga o curso ?
    E é possível mudar de IES e do fundo garantir para o outro tipo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios!
      -O pagamento é da mesma forma de outros tipos de garantia, quem paga é o estudante.
      -Não é possível mudar de tipo de garantia depois de assinado o contrato. Caso a IES não tenha aderido ao fundo garantidor e o estudante tenha este tipo de garantia, não é possível fazer a transferência do Fies.

      Excluir
  71. Boa tarde Flávio!
    Muito instrutivo seu blog, parabéns pelo mesmo e pela iniciativa!
    Gostaria de solicitar uma orientação. Fiz o financiamento estudantil na minha faculdade, pelo fundo garantidor com 100%. Após assinatura do contrato percebi pelo site do fies que a no financiamento já deve estar incluso o valor das parcelas com descontos oferecidos pela faculdade (que no meu caso me ofereceu uma bolsa de 50% do valor), porém no valor da bolsa estão cobrando 100% do valor da mensalidade...o que poderia fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios!

      A faculdade tem de conceder, pela lei do Fies, os mesmos descontos regulares oferecidos a todos os demais estudantes. Os descontos específicos tem de ser negociados pelo estudante com a faculdade. Talvez tenha ocorrido um erro por parte do financeiro, ou talvez, como muitas faculdades fazem, retiram os descontos concedidos a título de bolsa ou afins, quando o estudante consegue o Fies.
      Verifique com a sua faculdade o que aconteceu.

      Excluir
  72. flávio, pretendo fazer medicina em 2014 pelo fies, se eu optar por trabalhar como integrante do grupo de saude da familia, existe mesmo o abatimento total da minha divida caso por exemplo eu trabalhe por 7 anos, sendo q o curso tm duração de 6??

    ResponderExcluir
  73. também gostaria de saber se estudantes de baixa renda nao precisam pagar a matricula na faculdade, aderindo ao fies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nayara, o abatimento está sendo implantado agora e poderá ser quitado em 100 meses, 1% ao mês.
      No caso da matrícula depende da faculdade. A maioria exige o pagamento da matrícula, que posteriormente pode ser devolvida, caso o estudante consiga o Fies.

      Excluir
  74. Olá, não tinha essa informação sobre o fundo garantidor, fiz a minha inscrição, com fiador, já dei entrada na CPSA, e fui ontem pegar o DRI, sendo que ontem a funcionária disse que eu poderia ter feito o Fundo Garantidor, o que pra mim é melhor. Ela disse que não posso mais mudar a minha inscrição, somente depois que expirar o prazo de comparecimento na Caixa que consta na DRI. Isso procede? Após o prazo, se não comparecer na Agência da Caixa conseguirei alterar o tipo de financiamento? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taís, se o DRI já foi emitido terá de esperar de 10 a 15 dias após o final do prazo de comparecimento ao banco para poder gerar novo DRI,com o tipo de garantia alterado.Lembrando que, para que a inscrição seja aceita a faculdade tem de ter limite financeiro suficiente.

      Excluir
  75. Bom dia. Gostaria de tirar minha dúvida com você. É o seguinte: Contratei o Fies de 50% pela caixa a 2 anos, mas agora estou encontrando dificuldades para manter as parcelas em dia. Gostaria de saber se há a possibilidade de fazer mais um outro financiamento de 50% só que desta vez, pelo banco do brasil, assim eu teria 2 financiamentos de 50%. Já que já procurei saber lá na caixa e me disseram que não é possível mudar de 50% para 100%. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Mário!
      Não existe a opção de fazer um segundo contrato Fies,assim como não há possibilidade de aumentar a porcentagem de um já existente.

      Excluir
  76. Bom Tarde! Queria parabenizá-lo pela inciativa e pedir sua ajuda para esclarecer umas duvidas.
    Estou matriculado em uma faculdade (IBMEC) na qual eu fiz 1 semestre e nao consegui renovar a matricula por motivos de atraso na mensalidade.
    Optei pelo fies sendo que na hora que eu faço o cadastro nao tenho essa opção do fundo garantidor sem um fiador, so aparece a opção com fiador e como solidário.
    Minha renda mensal é de 1000 reais e moro com minha irmã menor de idade e minha mãe desempregada na qual minha renda é a qual nos sustenta.
    Gostaria de saber como devo proceder nesse caso para adquirir o fies por meio do fundo sem necessitar de um fiador.
    Fico no Aguardo, Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Davi Lucas!
      Verifique na postagem se você se encaixa nas condições para ter a garantia do FGEDUC e se encaixa, verifique se preencheu a inscrição corretamente. Lembre que a faculdade tem de ter aderido ao fundo garantidor para que você possa ter esse direito.


      Excluir
  77. Boa Tarde, queria tirar uma dúvida se uma pessoa aderir o fundo garantidor do fies tem que pagar quando se formar ou se não tiver dinheiro para pagar o aditamento do fies quem pagaria é o governo e depois teria que pagar o governo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan, a única diferença do fundo garantidor para o fiador comum é que quem pagará a maior parte do valor, em caso de inadimplência, será o fundo.
      Se o estudante não pagar será cobrado da mesma maneira.

      Excluir
  78. então se o abatimento é de 1% ao mes pra estudantes de medicina, e o fies eh 4,3% de juros por ano, subtraindo 12-4,3, terei 7,7% de abatimento por ano? é isso? se a mensalidade eh de 5.000, no final do ano o disconto será 12% em cima dos 60 mil?entao terei 4.620 de desconto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayara!

      Não é assim que funciona. Durante o tempo em que o estudante fizer jus ao abatimento, não serão cobrados juros sobre o financiamento, e ainda ficará isento do pagamento das mensalidades;
      Assim, se cumprir os requisitos por 100 meses, quitará o financiamento sem desembolsar nenhum centavo das parcelas de amortização.
      É bom ler o post específico sobre esse tema neste blog. A postagem foi publicada no dia 11/05/2013, Lá também você tem acesso ao conteúdo integral da portaria.

      Excluir
  79. bom dia me tenho uma duvida,eu estou com restrição no nome,e estou desempregada,mais minha renda familiar se enquadra em 1,5 salario,posso aderir ao fgeduc mesmo estando desempregada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Cristiane!

      O fato do estudante estar desempregado não é empecilho para a concessão do Fies.

      Excluir
  80. Boa noite FLavio,..
    Entao sou financiada pelo FGDUC e gostaria de esta fazendo a transferencia de faculdade e de curso. É possivel?

    Aguardo retorno.
    Abraco louris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Louris é possível a transferência, desde que tenha , no máximo, 18 meses de utilização do Fies, contados desde o 1º dia do semestre de contratação ( 01 de janeiro ou 1 de julho) e a faculdade de destino tenha Aderido ao FGEDUC.

      Excluir
    2. Jja verífiquei e a faculdade tem o fundo garantidor.
      Mais li uns artigos em que nao podia mudar de curso e sim de faculdade. Entao, posso fazer a mudanca de ambas ne?

      Excluir
    3. Sim, Louris, pode. Mas tem de verificar se a faculdade de destino aceita a mudança.

      Excluir
  81. Oi Flávio, acho muito bacana seu blog, ótimas dicas as suas, parabéns pelo blog. Gostaria que você me ajudasse, é o seguinte eu comecei minha faculdade particular e fiz o financiamento pelo FIES, só que não tinha nem 1 mês e meio eu passei na federal, ai cancelei a minha particular, mais só que eles não querem me dar o cancelamento da matricula e nem o cancelamento do FIES, e enquanto isso ainda consta que eu estou estudando e minha divida com o FIES cresce a cada mês. Ah e meu fiador foi o FGEDUC. Já fui no PROCON, na justiça federal e nada. Me disseram que agora é pra min procurar as pequenas causas pra ver se eu consigo dar um jeito nisso. Eu não trabalho, minha mãe não tem condições de pagar, e eu gostaria que você me ajudasse, e me disse-se o que eu posso fazer pra tentar solucionar este problemas, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, agora não há mais como encerrar o contrato neste semestre. No caso a faculdade receberá pelos seis meses. O que tem a fazer é verificar com a faculdade se ela lhe devolve os meses que não foram estudados. Caso ela se recuse, o que parece ser o caso, somente por meio judicial então.
      Se foram apenas 6 meses de Fies ele poderá ser pago em 30 meses, sendo que, para começar a pagar terá a carência mínima de 18 meses.

      Excluir
    2. No caso se eu não tenho como pagar o meu fiador não tem que arcar com o prejuízo. Como você mesmo colocou no inicio desse post "Assim, caso o estudante não pague, o fundo arcará com a inadimplência dos contratos feitos sob esta garantia."

      Excluir
    3. Sim, mas o estudante ficará com restrição no nome, caso ele não efetue os pagamentos.

      Excluir
  82. Boa noite Flavio!
    me matriculei na faculdade como 1° semestre e o fies também,as aulas iniciou 29/04 até o momento
    assistir um dia de aula,solicitou com a coordenação da faculdade a possibilidade de iniciar em outra turma,semestre; pois estou super atrasada.minha primeira parcela é 05/06.A coordenação informou que corro o risco de perder o financiamento.Gostaria de saber o que pode ser feito nessa situação e as possibilidades pra que não fique mais prejudicada.PRECISO DE UMA ORIENTAÇÃO,POIS IREI CONVERSAR COM A COORDENAÇÃO AMANHÃ.Desde já agradeço.
    Diante mão peço desculpas,caso tenha mais de uma postagem,nao vejo minha publicaçao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires!

      Não entendi o porquê as aulas só começaram em 29/04. Se não tiver um aproveitamento satisfatório mínimo de 75% das disciplinas corre o risco de perder o Fies.
      ~Tente um acordo para que não seja lançado o aproveitamento insatisfatório.

      Excluir
  83. Olá Flavio, mais uma duvida...
    Quando que eu posso começar a dar entrada na transferência do FIES e na faculdade...
    E quais os procedimentos a seguir.

    Att;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Louris, a transferência está disponível a partir de Junho.
      Você pede a transferência e avisa para as CPSAs das faculdades de origem e de destino. Cada uma tem 5 dias para validar.

      Excluir
  84. Boa noite Flavio.
    Tudo bem?
    Meu caso eh o seguinte, eu tenho o Fies com Fundo Garantidor, porem eu gostaria de estar transferindo esse Fies para uma faculdade de outro estado. Eu conseguiria fazer essa transferia para qualquer outra faculdade ou somente para as que aderem ao Fundo Garantidor tambem?!
    Seria esse um processo muito burocratico?!

    Desde ja agradeco =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem comigo Angélica, obrigado!

      Você pode se transferir para faculdade de outro estado, sem problema, porém a faculdade tem de ter aderido ao FGEDUC.

      Excluir
  85. Olá Flavia boa noite...

    Estou com 2 duvidas.
    1- O valor da faculdade de destino é mais alta

    2- Estou em duvidas, sobre quando eu posso da entrada no meu processo de transferência, a faculdade de origem me informou que eu so posso da entrada quando a faculdade liberar o ADITAMENTO, CORRETO?
    E a de Destino falou que eu não posso dar entrada no aditamento, se não estaria renovando o meu contrato. Então, o que eu devo fazer?

    Aguardo retorno.
    Abraço;

    ResponderExcluir
  86. Oi Louris, respondendo às suas questões:
    1) Não há nenhum problema, na transferência referente ao valor, ele pode tanto ser maior ou menor. O novo valor será o da faculdade de destino.
    2) A transferência tem de ser feita ANTES do aditamento, portanto a faculdade de destino está correta.

    ResponderExcluir
  87. Possuo FIES com Fundo Garantidor. Desejo me transferir para uma faculdade que não aceita FGEDUC, mas eu quero essa faculdade especificamente porque a estrutura e o ensino é muito melhor. Existe solução para o meu caso?Algum meio judicial para mudar o contrato para com fiador? porque essa faculdade que estou o curso é novo e estamos sem professores, passando maus bocados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice,no momento só se você ingressar com alguma medida judicial, cujo resultado é sempre imprevisível.

      Excluir
  88. ola Flavio, parabéns pelo blog, seguinte pretendo começar a faculdade semestre que vem (2° sem 2013), estou desempregado não tenho como comprovar renda, moro com minha esposa mas não somos casados no "papel" legalmente sou divorciado, tenho restrição no nome, minha esposa é professora será que consigo aderir ao fies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gaspar, a restrição do estudante não é empecilho para a contratação e as renovações do Fies. Para fazer a inscrição é necessário que pelo menos uma pessoa do grupo familiar tenha renda, qualquer que seja.
      Veja com a CPSA da faculdade onde pretende estudar, o que eles exigem para a comprovação da união estável com a sua esposa.

      Excluir
  89. olá Flavio, optei pela fiança solidária, meu nome está protestado. terei problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rebeca, o fiador solidário não pode ter restrições cadastrais. Caso tenha restrições e não consiga regularizá-las até o final do prazo de comparecimento ao banco, você pode alterar o tipo de garantia para fiança convencional e providenciar um fiador. Lembrando que não basta quitar a dívida, é necessário que ela já esteja baixada dos cadastros restritivos a tempo.

      Excluir
  90. Olá Flavio...
    Estou com uma duvida, pois fiz a minha transferência de Faculdade e de curso, mais só foi aproveitado uma matéria, então a faculdade de destino me informou que eu teria que voltar para o 1° período...
    Tem algum problema se eu voltar pra o primeiro período sendo que o meu contrato do FIES esta como se eu estivesse entrando no 2° período?
    A Faculdade de destino me informou que não teria problemas, poderia me explicar melhor, estou apreensiva...

    Abraço, Louris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Louris! Se fez a transferência de curso o certo seria que estivesse constando como se estivesse no 1º período, pois não poderá fazer dilatação do contrato nesse novo curso. A alteração da quantidade de semestres cursados, quando estiver disponível, terá de ser solicitada pois o sistema do Fies pode encerrar o seu contrato ao fim do penúltimo semestre.
      Essa questão não é urgente e o MEC ainda não regulamentou e implementou essa alteração no sistema. Peça à CPSA informações sobre o que pode ser feito a respeito, ok?

      Excluir
  91. Olá. Você está de parabéns pelo blog, é o melhor que eu vi na internet sobre o assunto e você ajudar explicando e tirando todas as duvidas. Meu caso é que tem 5 pessoas na minha familia mais só 2 tem renda minha mãe e minha vó que é a aposentadoria. Eu tenho nome sujo, mais a renda familiar se encaixa nos 1,5 salarios por pessoa. Então posso pedir o financiamento pelo FGEDUC sem medo néh? E se o banco negar porque estou com o nome sujo o que posso apresentar para o funcionario do banco que mostre que está na lei do fies liberar o financiamento nesse caso? Ja agredecendo aparti de agora. Obridão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Geneílson!
      Não pode haver nenhum problema para que você faça a contratação em função de restrição cadastral, a lei permite. A lei é a 10260.

      Excluir
  92. Flavio, eu entrei na faculdade de medicina, e a mensalidade é 5600, ja tentei pegar o fies com meu pai e minha mae no grupo familiar mas a renda passou dos 20 salarios e negaram o fies, vou tentar de outra maneira, pois moro com uma tia minha em sao paulo e vou fazer com a renda dela como se ela me sustentasse!No entanto no site do fies nao tem como incluir tia no grupo familiar, e nao consigo me deixar sozinha sem ninguem no meu grupo pois nao tenho renda e a renda mensal bruta que pedem tem que ser maior que a mensalidade!!Como eu resolvo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, a renda não precisa ser maior do que a mensalidade. Só é necessário ter renda, não importa o valor.

      Excluir
  93. Caro Flavio gostaria de saber como é isso de a faculdade tem quer ser aderida ao fundo de garantia? Na hora da inscrição tem todas as opções e ate a do fundo de garantia. Mas eu ligo para a mulher da faculdade e ela não saber dizer se a faculdade tem esse tipo de financiamento? ela disse q eles lá so olham os documentos e depois mandam para o banco e o banco que resolver. Então como eu faço por favor. To sem entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geneílson, primeiramente não é fundo de garantia(FGTS), é fundo garantidor(FGEDUC). Se aparece a opção do fundo garantidor ao fazer a inscrição é porque a faculdade aderiu ao fundo. Essa funcionária da faculdade não entende nada sobre o Fies.

      Excluir
  94. Olá Flávio!Morando sozinha,porém desempregada(todo mês recebo uns 600 reais no qual pago aluguel e coisas como água e luz são inclusas já),enfim,até o momento uma pessoa paga minhas mensalidades porém daqui para a frente terei que arcar com isso e não tenho nenhuma condição.Assim sendo,como procedo para conseguir 100% do Fies e sem fiador?Quais as minhas possibilidades?Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sophia! as condições para conseguir o FGEDUC estão especificadas nesta postagem. Para conseguir o Fies pelo menos uma pessoa do grupo familiar tem de ter renda. Leia também o post Como é definido o percentual máximo de financiamento.

      Excluir
  95. Oi Flávio, vou iniciar a faculdade agora, mas por estar desempregado no momento precisarei do Fies. Ouvi dizer que é possível solicitar ser seu próprio fiador, mesmo desempregado, isso é verdade?

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júnior, o estudante estar ou não empregado é irrelevante para o Fies. Você pode perfeitamente fazer o Fies pelo fundo garantidor.

      Excluir
  96. Olá, eu contratei o Fies pela primeira vez há 10 meses para o curso de Farmácia, financiado pelo FGEDUC. Agora eu fiz uma transferência interna de curso para Medicina. Os valores das mensalidades, bem como das semestralidades e o tempo do curso de Medicina são bem maiores dos que os do curso anterior. Já estou com a DRM em mãos aguardando o prazo para ir ao banco. Gostaria de saber se há um valor máximo que pode ser financiado pelo FGEDUC no que se refere ao valor global do contrato, e se o agente financeiro, no caso o Banco do Brasil, pode negar fechar o contrato por causa desse valor ou algum outro motivo? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, fique tranquila! Se já fez a transferência o Banco do Brasil não pode se opor a isso, ok?
      O FGEDUC não tem limitação de valor. No caso, o seu limite agora sera o do novo curso. Só não poderá haver dilatação além do prazo regular do curso de Medicina. Ou seja, terá de concluí-lo, com o Fies, dentro dos 12 semestres previstos.
      Caso tenha Facebook, participe do nosso grupo "Tudo sobre Fies". Será muito bem-vinda! Abraço!

      Excluir
  97. Olá, tenho o financiamento fundo garantidor em uma instituição, só que quero trocar de curso e de instituição, mas a faculdade que pretendo estudar não possui o fundo garantidor. Gostaria de saber se posso trocar o meu financiamento Fundo garantidor pelo convencional (fiadores) ou pelo fiador solidario ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Se fizer a transferência para faculdade que não aderiu ao FGEDUC, não poderá utilizar o Fies na nova faculdade. E não existe a possibilidade de mudar o tipo de garantia.

      Excluir
  98. Minha duvida e o seguinte, estou fazendo o cadastro sendo que na parte de financiamento eles perguntam.: Total de semestres já concluídos: & Meses a serem financiados no semestre atual:

    eu só posso modificar o total de semestre sendo que ainda estou no terceiro mês do primeiro semestre. Se eu colocar que ainda não conclui nenhum eles cobram novamente esses 3 meses já pago ? e se eu eu colocar 1 semestre concluido pagarei os meses que faltam para concluir o 1 primeiro ainda não terminado. ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, se entrou neste semestre, terá de colocar 0( zero) no total de semestres já concluídos. O Fies irá ressarcir o valor total do semestre e , caso tenha pago, a faculdade terá de lhe ressarcir ou compensar o valor.
      É interessante ler o post: passo a passo da inscrição do Fies, neste blog.

      Excluir
  99. Minha duvida é o seguinte, estou desempregado, moro com meu avô e meus irmãos, meu avô é aposentado, mais entretanto o salário dele é baixissimo e minha pergunta é, posso colocar renda 0?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erik, o grupo familiar tem de ter alguma renda por menor que seja. Se tiver dúvida procure a CPSA da sua faculdade.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.