Clique abaixo para entrar diretamente no assunto

terça-feira, 22 de maio de 2012

Aditamento do Fies- Dúvidas I

O aditamento é a renovação semestral do Fies. Aditar significa: adicionar, acrescentar. Ou seja, é um aditivo ao contrato original. Através dos aditamentos são liberados os valores dos semestres seguintes.
O aditamento semestral é obrigatório para todos os contratos, mesmo que a renovação de matrícula na sua faculdade seja anual. O prazo para renovar o aditamento é de 01 de janeiro até 30  de abril para o 1º semestre e de 01 de Julho até 31 de outubro para o 2º semestre.

O primeiro passo é entrar no site Sisfies:  http://sisfiesportal.mec.gov.br/,  no módulo de Aditamento, conforme abaixo:

Aparecerá então a tela abaixo onde terá de colocar  seu CPF, a sua senha , e o código de verificação, conforme as setas vermelhas. Caso tenha esquecido a senha , clique em  "Esqueci minha senha " e ela irá para o email cadastrado na inscrição.


É importante destacar que o processo de aditamento começa com a IES informando os valores no site. Após isso o estudante terá até 20 dias para validar o que foi informado pela IES, caso esteja correto, para que o aditamento possa ter prosseguimento.Caso esteja incorreto algum dado leia o item *Rejeição abaixo.
Obs.: Se a faculdade ainda não iniciou o processo o site gerará a mensagem: Aditamento Não iniciado pela CPSA. Neste caso informe-se com a sua CPSA para saber quando ele será iniciado.

*Rejeição: confira cuidadosamente os valores e dados informados pela IES. Caso tenha direito a algum desconto, verifique se ele está sendo concedido. Caso algum(ns) dado(s) esteja  INCORRETO(S), marque NÃO na pergunta: " Os valores da semestralidade , o turno , a duração regular e o total de semestres já concluídos do curso estão corretos?
Utilize a opção de REJEITAR o aditamento conforme a imagem abaixo:
Após a rejeição, comunique o fato à CPSA e peça para reiniciarem seu aditamento já com as devidas correções.


Caso estejam corretas as informações, coloque SIM na resposta e valide o Aditamento.
Após a validação o Sisfies, fará a indicação do tipo de aditamento, se Simplificado ou Não Simplificado.
Encaminhe-se então à IES para que seja finalizado o aditamento.
Caso seja Simplificado o aditamento é finalizado na própria IES.
Caso seja Não Simplificado a IES entregará o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM)  que precisa ser levado ao agente financeiro para que possa ser finalizado. Esse DRM tem um prazo de validade , após o vencimento o estudante terá de pedir novo DRM com validade para a CPSA. Podem ser emitidos quantos DRMs forem necessários, dentro do prazo, para finalizar o aditamento no banco.

Atenção: no aditamento Não Simplificado é obrigatória a presença do Fiador (caso o contrato possua este tipo de garantia) Cônjuge do fiador( para fiador casado) e do próprio estudante para assinatura do Termo Aditivo no agente financeiro. O Sistema do MEC é que define se o aditamento será Não Simplificado, de acordo com os itens abaixo :
I - a alteração do CPF e/ou do estado civil do(a) FINANCIADO (A);
II - a alteração no valor do limite de crédito global;
III - a ampliação do prazo de amortização do financiamento; e
IV - a transferência de curso ou de IES com alteração do limite de crédito global ou do período de amortização do financiamento.
V- alteração de renda do fiador ou troca de fiador.

Principais dúvidas do Aditamento:

1) Se eu deixar de aditar um semestre eu perco o Fies?
Não. O estudante pode ficar com o Fies suspenso por até 2 semestres consecutivos. Caso a CPSA (Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento) autorize, pode ser prorrogado por mais um semestre consecutivo aos dois primeiros.

2) Eu fiz a suspensão por 1 semestre e aditei no semestre seguinte, posso fazer a suspensão novamente por mais um semestre posteriormente?
Não. A suspensão só pode ser feita por até 2 semestres consecutivos.

3) Posso trocar de fiador no aditamento?
Sim. Quantas vezes forem necessárias. Porém ficará a critério do agente financeiro a análise do cadastro  do novo fiador. Lembre-se que o fiador não pode ter restrição cadastral.

4) Posso alterar o percentual do meu financiamento no aditamento?
Sim. Porém o percentual só pode ser diminuído, nunca aumentado.

5) Meu fiador se casou, preciso comunicar ao agente financeiro?
Sim. No aditamento posterior ao casamento deverá ser feita a alteração. O cônjuge do fiador obrigatoriamente terá de assinar o aditivo. Caso o cônjuge se recuse a assinar você terá de providenciar um novo fiador.

6) Assinei meu contrato com a garantia de fiança convencional, mas agora  minha faculdade aderiu ao Fundo garantidor, posso mudar de garantia?
Não. Depois da assinatura do contrato não pode ser feita a mudança do tipo de garantia.

7) Tranquei a matrícula  na faculdade, preciso comunicar ao MEC e ao agente financeiro?
Sim. Caso não vá aditar algum semestre é obrigatório fazer a suspensão do contrato no agente financeiro e no MEC.

8) Perdi o prazo do aditamento neste semestre, posso aditar os dois no próximo semestre?
Não. Terá de fazer a Suspensão do semestre não aditado para poder fazer o aditamento do semestre seguinte. O semestre não aditado terá de ser pago de forma integral para a faculdade.

9) A minha mensalidade aumentou e a renda do meu fiador não, tenho de providenciar mais um fiador?
Sim. Caso o fiador não tenha a renda de 2 (duas) vezes o valor da mensalidade é possível adicionar mais 1(um) fiador para complementar a renda do primeiro. Obs.: Caso você seja Bolsista  Parcial Prouni, é necessário que a renda do fiador(es) seja de 1(uma) vez o valor da mensalidade.

10) Já possuo dois fiadores e a renda deles agora é insuficiente para fazer o aditamento, posso acrescentar um terceiro fiador?
Não. O Fies permite no máximo 2(dois) fiadores.

11) Meu fiador agora está com restrição cadastral, preciso trocar de fiador?
Em termos. Caso seja possível regularizar a pendência dentro do prazo, ele pode continuar a ser o seu fiador, em caso contrário você terá de mudar o fiador.

*Para fazer o download gratuito das músicas deste blog e curtir minha página, entre no endereço abaixo:
https://www.facebook.com/pages/Flávio-Colares/363430400342476
*Devido a uma maior interatividade, as dúvidas  estão sendo esclarecidas  no grupo " Tudo sobre Fies" no Facebook: https://www.facebook.com/groups/503103603077760/

200 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kledy!

      o valor da mensalidade não tem influência. Seja qual for o valor você poderá fazer a transferência, desde que a outra faculdade também tenha aderido ao FGEDUC.

      Excluir
  2. Flavio, primeiramente parabéns pela assistência, Deus te abençoe ricamente, você com certeza como já foi dito, esta nos ajudando muito mais que os reais responsáveis.
    Ao ponto> ao tentar concretizar minha inscrição, o sistema me chamou atenção com um aviso (302), que diz: Esgotado o limite financeiro da Instituição de Ensino. Favor entrar em contato com a CPSA, eu nem sabia que existia tal limite (deveria ter sido exposto como um prerrequisito, se é que existe).
    Já agradeço.Pedro Salgado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro! obrigado pelo elogio!
      Indo ao ponto:
      Você só conseguirá finalizar a sua inscrição quando a faculdade solicitar um novo limite. Entre em contato com a faculdade e veja quando será. Fique atento, pois muitas vezes o limite se esgota em pouquíssimo tempo. Há casos de estudantes que ficam dias e dias tentando.
      Boa sorte!
      Grande abraço!

      Excluir
  3. (Olá o meu FIES está dando o seguinte erro: 914) - O aditamento do 2° semestre de 2012 encontra-se pendente de validação pelo agente operador do FIES. Após a solução desta pendência pela equipe do FIES, o semestre seguinte será disponibilizado para aditamento. Acompanhe pelo SisFIES a regularização do aditamento.


    o que devo fazer?
    Na faculdades está tudo certo, na caixa economica também. Tem quase 2 meses que estou esperando a resposta do FNDE e nada até agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kamylla!
      - Esse erro é no sistema. O agente operador é o FNDE, órgão do MEC, só ele pode resolver isso.
      Vá reiterando a demanda semanalmente.

      Excluir
  4. Olá, gostaria de saber o seguinte: fiz o fies no segundo semestre do ano passado.. e preciso fazer a matricula novamente esse mes pois as aulas vao começar em fevereiro, queria saber se tenho que pagar a matricula ou o fies paga ja que ela equivale ao valor da uma mensalidade da semestralidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, o Fies paga o semestre interio, incluindo a matrícula, desde que você faça o aditamento.

      Excluir
  5. Olá Flávio!
    Você está sendo um anjo em nossas vidas! rs.
    Bom vamos lá... Eu contratei o fies dai ocorreu tudo direitinho,o banco aprovou e eu não tenho fiador, minhas aulas vão começar dia 19/02/13, só que hoje dia 28/01/13 meu nome foi pro SPC. Agora eu perdi o meu financiamento? Eles vão me dá um prazo para poder pagar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz! Obrigado pelo " Anjo" rsrsrs.
      Fique Tranquila! O contrato com a garantia do FGEDUC( sem fiador) pode ser assinado, ou renovado( aditado) mesmo que o estudante tenha restrição cadastral

      Excluir
    2. Boa noite Flávio estou com uma duvida terrível eu faço o curso de direito pelo fies só q dentre as 6 matéria só fui aprovada em 1, sendo que eu fui procurar algumas faculdades para saber se eu poderia pedir a transferência e pedir o aceite da faculdade, hoje eu entrei no site do fies e fiz o aditamento sendo que eu vou trancar minha matricula amanha, será q eu consigo fazer essa transferência e aprovarem só os 9 semestres ?e quando chegar no 9 período eu pedir lactação? eu perdi minha tia na época das provas e tava com problemas saúde, oque eu posso fazer, será que eu consigo fazer isso,marquei pra ir amanha na cpsa e na secretaria pedir o aceite e trancar a matricula oque eu posso alegar,eu to nervosa pq sempre foi o meu sonho! me ajuda!se eu for na cpsa amanhã será q eles podem me dar esse aceite?e eu poder pegar minha transferencia?teve um menino q me ajudou oq ele alegou foi q ele disse q não poderiam negar o direito dele ir e vir que está na constituiição se eles não desse o aceite dele q ele entraria com um processo.Ai na mesma hora pegaram e aceitaram,e outra eu fui insenta do mes de janeiro pela faculdade, quando chegou na hora de fazer o contrato do fies, colocaram 6 meses isso é certo mesmo eu ganhando gratuidade?foi a faculdade que agiu de má fé comigo né!Porque o fies eles tem q cobra os 6 meses mais a faculdade deveria me reçarci do valor que eu de qualquer forma terei q pagar ne!

      Excluir
    3. Tatiana, se for a primeira vez que tem aproveitamento inferior a 75% a faculdade pode autorizar a continuidade, sem problema. O Contrato fies é sempre feito com o valor da semestralidade.

      Excluir
  6. Ola minha mensalidade aumentou e a renda dos meus fiadores nao chega a 2 o valor. Pra mim ver a reda q seria necessaria alteirei a renda de um dos fiadores q ja tinha e sem querer cadrastei a nova reda.Nao sera possivel compravala.O q devo fazer agora???to perdida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranqüila, Francielli!
      É só alterar novamente para o valor anterior. O melhor a fazer é incluir o novo fiador para que fique tudo correto no sistema. O prazo do aditamento 1/2013 irá até 31/03/2013, caso vença o prazo de validar ou do DRM, peça à IES para dar novamente entrada no processo de aditamento.

      Excluir
  7. Ooi vou tentar fazer o fies só que eu tô com dúvida no seguinte eu tenho que pagar a matrícula na faculdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Verifique com a sua faculdade. Tem algumas que aceitam receber a matrícula depois da contratação do fies, outras não.

      Excluir
  8. Flávio,Boa tarde!desculpa incomodar novamente!
    - Mais em relação ao calculo da renda familiar! Meus pais não são separados oficialmente, mas moram em casas separas.Eu moro com minha mãe e irmã.Algumas contas no nome do meu pai ainda chegam aqui. Como eu faço p calcular a renda familiar per capita no caso? acrescento meu pai ou so com quem moro mesmo?
    - Meu pai ja foi fiador por um tempo(não é mais) de uma prima minha,e ele teve que comprovar renda com um valor! Caso eu comprove a renda dele,necessariamente tem que ser o mesmo valor? ou pode alterar já que ele é autonomo!
    - Na duas faculdades que tem medicina aqui,está muito complicado conseguir fies! Numa so disponibilizaram 3 fies esse semestre e na outra so 140! Segundo eles ja tem mts contratos e so estao liberando o minimo msm. A unica solução neste caso é solicitar o fies e aguardar? Uma vez feito eu continuo na fila c possibilidade de conseguir?
    - Vc sabe de algum outro financiamento estudantil caso eu nao consiga o fies?
    Aguardo a reposta!
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Kamilla! Você não incomoda, é um prazer atendê-la!
      Vamos lá, respondendo às suas questões:

      -Entendo que, se o seu pai está separado de sua mãe, e você tem a comprovação disso, ele não faz mais parte do seu grupo familiar.
      -Acredito que não precise comprovar a renda do seu pai, por ele estar separado se sua mãe.

      -Só conseguirá o Fies se conseguir finalizar a inscrição, não existe fila neste caso. Será liberado o Fies para quem tiver a sorte de estar fazendo a inscrição, ou tentando finalizá-la quando houver limite financeiro suficiente.( tem estudantes que ficam ( ou ficaram) dias e dias , ou pagam pessoas para ficarem dias conectados só tentando finalizar a inscrição do Fies).
      - Existem financiamentos próprios de algumas faculdades, mas tem percentuais de juros bem maiores e, na maioria das vezes, não financiam 100%.

      Grande Abraço!

      Excluir
  9. - Meus pais se separaram(passaram a morar em casas diferentes) mas não se divorciaram no papel! Mesmo assim não precisa acrescentar a renda do meu pai? algumas contas dele ainda chegam aqui! Eles não verificam isso? E caso eu n precise acrescentar meu pai na renda, ele pode ser meu fiador tb?
    - Em relação a inscrição! Eu tenho que ficar atenta então ao período de inscrições e horario que cada faculdade abre para o fies, e tentar ser a primeira ou uma das primeiras a fazer a inscrição?
    - Já que não tem fila. Todo semestre eu tenho que tentar fazer a incrição no periodo aberto de cada faculdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kamilla, respondendo às suas questões:
      -A CPSA pode aceitar ou não que retire seu pai do grupo familiar. Isso depende de cada CPSA, ok? A CPSA é soberana neste caso.
      -Publiquei hoje um novo post sobre " Como é definido o percentual do financiamento" , dê uma lida e calcule se o acréscimo da renda dele modifica algo no percentual máximo de financiamento a que terá direito. Se não influenciar, é melhor colocar. Lembrando que terá de apresentar a documentação dele para a CPSA.
      - O fato de ser membro do grupo familiar não é impeditivo para que alguém possa ser fiador. No seu caso, seu pai).
      -Kamilla, não há período de inscrição para o Fies, ela pode ser feita em qualquer dia do ano, basta que a faculdade tenha limite financeiro suficiente.
      As inscrições finalizadas de 01 /01 até 30/06 serão referentes ao 1º semestre;
      de 01/07 a 31/12 serão referentes ao 2º semestre.
      - Procure se informar com a faculdade quando haverá liberação de limite financeiro para o Fies.
      - Caso o valor liberado seja insuficiente para todos os estudantes,como me relatou anteriormente, terá de preencher todos os dados da inscrição e ir tentando finalizar a inscrição . Existem estudantes que passam dias e dias, junto com seus familiares, conectados e tentando finalizar a inscrição, pois muitas vezes o valor se esgota em poucos minutos.

      Espero que dê tudo certo!
      Se quiser me adicione no Twitter ou Facebook para uma resposta mais rápida.

      Grande abraço!

      Excluir
  10. Posso tentar o financiamento, dar entrada nos papeis para o FIES mesmo tendo mensalidade atrasada a faculdade?

    ResponderExcluir
  11. Oi Flávio,
    Meu nome é Najla e tenho o financiamento do FIES e vou fazer matricula, mas estou com uma dúvida meu fiador não comprova cnpj,mas é registrado na carteira e recebe horelite. Pode ser meu fiador sendo assim?
    Estou tentando entrar em contato com o pessoal do FIES, mas não consigo. Espero que você possa me ajudar.
    Aguardo retorno e Muito Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Najla! O fiador não precisa ter CNPJ, somente renda de pessoa física . O holerite é suficiente.

      Excluir
  12. Oi Flávio, se eu aditar nesse semestre um valor maior que o anterior mas dentro do limite de 20%, eu preciso mudar alguma coisa no fiador? qoutra pergunta:quando o aditamento esta "reaberto para correçao" quanto tempo leva para ele ser cancelado, ja que nao da pra cancelar manualmente e meus valores estao errados(nao estao passiveis de mudança)? obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      O Fiador tem de ter 2 vezes o valor da mensalidade com desconto. Caso com o aumento, qualquer que seja,o fiador tenha renda inferior o aditamento será Não Simplificado, e você terá de informar a nova renda do fiador, trocar o fiador ou acrescentar mais um fiador. Caso a renda seja suficiente, não terá de fazer nenhuma alteração.
      Se o valor está incorreto, peça à CPSA para alterá-lo. Você tem um prazo para validar o aditamento, uma vez vencido este prazo, a CPSA terá de iniciar novamente o processo.

      Excluir
  13. Era pra mim ter comparecido ate o dia 19/02/13 na facul e eu naum fui por causa da documentação que naum estava completa , e ai oque eu faço agora tenho que tentar fies de novo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohana, você pode ir à CPSA já no dia seguinte ao do vencimento do prazo para comparecimento à CPSA.
      Não precisa fazer nova inscrição, pois ela não foi totalmente concluída pois a CPSA não a validou.

      Excluir
    2. Obrigada , Mais o CPSA no caso é na faculdade ? porq se for eu ja fui la e ela mandou eu tentar de novo , mais naum ta mais dando certo .

      Excluir
    3. A CPSA é na faculdade, é a comissão responsável pelo Fies na sua faculdade. No dia seguinte ao vencimento do prazo de comparecimento à CPSA o estudante pode dar nova entrada na inscrição.

      Excluir
  14. Fabio, quais os problemas podem ocorrer e eu perder o fies? Um conhecido disse que nao entregou trabalhos no prazo, portanto ficou com notas ruins e perdeu o fies? procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alana, o estudante tem de ter aproveitamento mínimo de 75% do total das disciplinas a cada semestre.

      Excluir
  15. Olá Flávio td bem?
    seguinte..eu contratei o fies em julho de 2012,de agosto á outubro de 2012 e parei,estava fazendo tecnólogo duração de 2 anos e meio,caso eu queira mudar para um bacharelado de duração de 5 anos eu consigo?e porque quando vou fzr uma simulação de transferência aparece um aviso tipo este ((M223) - Data inválida. O desligamento do curso/IES de origem não pode ser anterior ou posterior ao último mês do semestre cursado).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem comigo!

      A transferência de curso pode ser feita sem problema, desde que a faculdade de destino a aceite, não importa o prazo. A transferência tem de ser feita neste semestre 1/2013. O último mês cursado tem de ser 12/2012.

      Excluir
  16. Oi flavio! estou com um pequeno probleminha,fiz a inscrição no fieis, até então tudo bem! a cpsa liberou para mim levar o fiador ao banco, chegando ao bando tinha uma restrinção no meu nome, ai tive que entrar em um acordo com eles, mas o que me doi a cabeça e que eles disseram que o prazo que leva para liberar no sistema e de 20 a 30 dias, só que eu tenho apenas uma semana pala validar o meu contrato com o fiador ao banco. agora o que que eu faço amigo, me ajude?

    ResponderExcluir
  17. oi flavio, outra pergunta! no caso, se o banco aprovar meu financiamento este ano com o fiador, ai todo ano eu tenho de renovar contrato com o banco? eles vão ter de fazer novas pesquisas com o nome do estudante e do fiador para renovar matricula matricula? e renovar contrato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!

      Respondendo às suas questões:
      1)Se o prazo de comparecimento ao banco você terá de fazer nova inscrição; que demora de 10 a 15 dias para ser liberada.
      2) Se o aditamento for do tipo Simplificado, e normalmente na maioria das vezes é assim, no momento não está sendo feita a pesquisa cadastral do estudante, nem é preciso o comparecimento do estudante e fiador no banco.
      Somente será efetuada pesquisa se o aditamento for Não Simplificado.

      Excluir
  18. boa noite Flávio,

    o pai da minha esposa faleceu mês passado, e ele era um dos fiadores do FIES, no contrato é explícita a necessidade de substituí-lo nesse caso, porém, é sempre um risco fazê-lo, pois nunca temos certeza se o banco irá aprovar um novo fiador correto??? Eu sugeri deixar quieto e ir fazendo os aditamentos normalmente, será que a Caixa Econômica rastreia essa informação do falecimento?

    Em tempo, tenho restrição junto ao SERASA, porém gostaria de tentar o FIES, é possível fazer desde que o(s) fiador(es) não tenham tal restrição?

    desde já agradeço e aguardo retorno

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fernando!

      -O agente financeiro não tem como rastrear essa informação de morte, mas caso seja descoberto, o contrato é passível de encerramento.

      -O estudante com restrição só pode contratar o Fies caso a garantia seja o FGEDUC.

      Excluir
    2. Ok Flávio, obrigado pela resposta, então se for descoberto não será possível incluir um novo fiador às pressas correto? O contrato poderá ser encerrado desde então...

      O que vem a ser FGEDUC?

      abraço

      Excluir
    3. Fernando, normalmente o agente financeiro não é tão radical assim, basta que apresente o fiador no aditamento Não Simplificado.

      FGEDUC é a sigla do Fundo garantidor, uma modalidade de garantia do Fies que não necessita de fiador. Leia o post específico neste blog. Para encontrá-lo entre, do lado direito do blog, em postagens populares.

      Excluir
  19. Olá Flávio,estava procurando algumas dicas sobre o FIES e encontrei seu blog, vou te contar minha história talvez vc possa me ajudar.No ano de 2011 fiz o FIES para cobrir 100% da minha mensalidade,consegui,mas nesse período eu ia nas aulas mas não comparecia as provas,foi nesse período que descobri que tinha bipolaridade então comecei a me tratar foram 3 semestres indo as aulas mas não comparecendo a provas devido a atestados a laudos médicos,então no 2° semestre do ano passado descobri q havia perdido o FIES,gostaria de saber se eu tendo todos os prontuário médico e laudos eu poderia recorrer e ver se conseguia o Fies de volta? Se posso que tipo de advogado resolve essa causa?
    Aguardo um retorno.
    Obrigada
    Atenciosamente: Letícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!
      A lei do Fies não prevê que, caso o estudante não tenha o aproveitamento em função de alguma enfermidade ou tratamento ele possa recorrer. Se a CPSA da faculdade informou que você teve aproveitamento insatisfatório, você perde o direito à continuidade do Fies.
      A possibilidade judicial é sempre um caminho, mas não há certeza de que terá sucesso.

      Excluir
  20. Ok Flavio, li seu post sobre o fundo garantidor e infelizmente somente estudantes com idoneidade cadastral, então não é possível que eu contrate o FIES correto? Agradeço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, com a garnatia do FGEDUC o estudante pode ter restrição cadastral, é a única possibilidade de contratar o Fies tendo restrição.

      Excluir
  21. Bom dia Flavio.

    Perdi o tempo de aditamento do fies, que se encerrou dia 21/02/13, oque devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solicite que a CPSA dê nova entrada no seu aditamento. O aditamento irá até 31/03/2013.

      Excluir
  22. Olá amigo queria saber se ao solicitar a transferência de curso na mesma faculdade e não comparecer no prazo para validar, poderei fazer essa solicitação de novo?
    Por que é o seguinte, fiz a solicitação de transferência de curso pelo site do fies, e o prazo de validação é ate dia 27/02, sendo que a faculdade o período de mudança de curso é a partir do dia 04/03, eu já compareci na faculdade para validar, mas a atendente do fies disse que para ter o DRT, eu tenho que fazer a solicitação na secretária, mas a secretária disse que a mudança so a partir do dia 04, então fiquei sem entender, dai fica a duvida se passar do prazo, poderei solicitar d novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode fazer novo pedido. Depois de vencer dê nova entrada, a CPSA tem 5 dias para validar a transferência.

      Excluir
  23. Flávio, queria saber quantas matérias no minimo teria que passar para ter aproveitamento de 75% se caso fosse 6 por semestre? tipo são 6 matérias e fiquei em duas, e no meu aditamento aparece em situação rejeitado pela cpsa, o que eu faço? por favor me avise aonde recorrer, agradeço desde já sua contribuição. Thalisson!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalisson, para o total de 6 disciplinas o estudante só pode ter dependência em uma disciplina.
      Por uma única vez, a critério da CPSA, ela pode autorizar a continuidade do financiamento, sob justificativa do estudante, mesmo com aproveitamento inferior a 75%. Entre em contato com a sua CPSA

      Excluir
    2. Obrigado Flávio, tenho até o dia 31/03 para entrar em contato com a minha CPSA né?

      Excluir
    3. Não Thalisson, 31 de Março é o prazo final para fazer o aditamento, você poderá fazer o aditamento até esta data, ou seja, o quanto antes finalizar o aditamento melhor.

      Excluir
  24. Oi Flávio, bom dia!
    Olha eu fiz a suspensão do FIES, nesse semestre. Mais lá na faculdade, ninguém me disse nada a respeito de levar os documentos ao banco... Tem algum prazo, para levar esses documentos? E perde esse prazo? Assim como quando nos inscrevemos no FIES?

    É assim, eu ia fazer um intercâmbio, pedi a suspensão, agora não vou mais... Quero saber se perde o prazo, ou se tem como eu voltar atras, e fazer o aditamento.

    Muito obrigada!
    Tatiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiane!
      A suspensão dos contratos novos ( assinados a partir de 2010) é feita no site do MEC, sem a necessidade de comparecimento ao agente financeiro. Uma vez feita a suspensão do semestre o sistema não permite o aditamento neste mesmo semestre.

      Excluir
  25. Ola flavio com relação a mesma questao do fiador que tinha te perguntado. Meu fiador que estava no contrato quando estava tentando o aditamento o sistema dizia erro 236 afirmando que ele tinha outro financiamento, porem a situação dele esta normal.Dae troquei o fiador somente para passar o aditamento e ver se o sistema normalizava porem nao ocorreu isso. Gostaria de continuar com o fiador antigo porem o sistema ainda nao liberou e afirma o mesmo erro, porem fico com receio de perder o prazo e nao conseguir realizar o aditamento. Gostaria de saber se voce acha que devo continuar tentando o fiador antigo sendo que a situação dele esta normal ou colocar outro fiador. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. William, verifique com a agência bancária onde fez o Fies, se ela aceita o DRM com um nome de fiador diferente do que você irá apresentar. O sistema do banco permite fazer isso, mas algumas agências não aceitam. Acontece muito de o sistema do MEC fazer críticas indevidas do fiador, por isso é bom entrar em contato com a agência do banco.

      Excluir
  26. Olá Flávio, boa dia !!!
    Minha dúvida é a seguinte, contratei o FIES no segundo semestre do ano passado, comecei em um curso q não gostei, então esse semestre eu fiz o aditamento de transferência pra outro curso, só q da mesma faculdade. Eu perguntei pra atendente se eu teria que ir ao banco no aditamento normal de cada semestre, ela disse que não, que tudo seria feito pela internet, pois o aditamento seria simplificado. Isso é verdade ?Estou preocupada porque estou com restrição cadastral e se for simplificado, eu soube que não há problema ter a restrição.
    Desde já, grata pela atenção !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, se fez a transferência de curso o normal é que o aditamento seja Não Simplificado.

      Excluir
  27. Oi Flavio, queria saber se vc tem alguma e-mail que eu possa te enviar meu relato, pois tenho muitas duvidas, e estou quase perdendo meu beneficio, a instituição não sabe me responder nada, não posso fazer minha rematricula, e as aulas já começaram.Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rhaissa, você pode mandar diversos comentários com as dúvidas pelo blog ou pelo Twitter.
      Não tenho condição de responder por e-mail.

      Excluir
  28. Ola Flavio,bom dia!! Na hora de escolher um banco,eu escolhi justamente um banco que ja tive problemas e paguei,mAs paguei atraves de paRCELAMENTO,DAI NAO TENHO liberação de creditos,nem financiamento nesse banco,so posso usar essa conta pra depositos,essas operações mais simples...isso vai atrapalhar ou ate mesmo impedir a liberação do meu fies?tenho como mudar a opção do banco?desd ja grata...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Você pode solicitar para a CPSA reabrir sua inscrição para correção e escolher outro banco. Isso pode ser feito antes da emissão do DRI.

      Excluir
  29. URGENTEEEE
    Olá,
    Gotaria de saber: consegui o FIES para o 1º semestre de 2013, contudo não estava trabalhando e pus a renda do meu pai, agora já estou trabalhando, e mais, no momento estou noiva pretendo me casar ano que vem.No caso da minha não alteração na renda o que aconteceria?, e quando casar, sou obrigada a juntar minha renda? Desdejá agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquila! Só é verificada a renda do grupo familiar no momento da inscrição . Ela nunca mais precisa ser alterada.

      Excluir
  30. Olá Boa tarde!
    Gostaria de tirar uma duvida, fiz o aditamento do fies no dia 22/02/13, e aparentemente havia dado tudo certo, mas hoje quando abri o sistema do fies estava a seguinte mensagem (914) - O aditamento do 1° semestre de 2013 encontra-se pendente de validação pelo agente operador do FIES. Após a solução desta pendência pela equipe do FIES, o semestre seguinte será disponibilizado para aditamento. Acompanhe pelo SisFIES a regularização do aditamento.
    Sendo que ja possuo o comprovante de aditamento do fies desse semestre, gostaria de saber como e onde, consigo resolver esse problema?
    Grato; Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, o agente operador é o FNDE, órgão do próprio MEC. Às vezes demora um pouco para constar o aditamento. Você só precisará que isto esteja corrigido no início do próximo semestre. Caso continue o erro por muito tempo abra uma demanda no site WWW.fnde.gov.br.

      Excluir
  31. Boa noite!
    Estou com duvidas em relação ao FIES.
    Estudo desde agosto de 2011, adquiri o fies no 1º semestre. Ja estou no 4º e quero trancar meu curso,porque neste tempo ja reprovei de 5 matérias. O que ira acontecer caso venho a trancar meu curso? Tenho a possibilidade de financiar outro curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      O Fies só é concedido uma única vez. Você tem direito a fazer a Suspensão por até dois semestres consecutivos e depois retornar.

      Excluir
  32. Boa Noite, Flávio recorri a faculdade para que com minha justificativa eles pudessem liberar meu aditamento para o terceiro período que ja estou cursando e a moça que o atendimento foi péssimo, muito ignorante falou que no primeiro eu perdi uma não poderia perder nenhuma no segundo... mas se caso consta no contratado que o aproveitamento é feito do período matriculado... porque ainda falam do 1º ? se no caso deveriam olhar o segundo? ai ela falou que não poderiam fazer nada e que a data de resolver esses problemas ja passou então eu falei que eles demoraram dar entrada no meu aditamento para que eu soubesse de algo então nessa semana foi que eu vi e recorri ela falou que na faculdade tinha mais de mil alunos e não poderia fazer nada essas coisas demoram! então eu vou ser prejudicado? não há outra maneira de recorrer isso? pelo Banco? ou outra coisa? Por favor aguardo respostas! Obrigado! Thalisson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thalisson! Essa questão do aproveitamento tem de ser resolvido na CPSA da faculdade. Você terá de recorrer a nível interno. Creio que nem mesmo o FNDE tenha condições de lhe ajudar neste caso.

      Excluir
  33. Ola Flavio. a minha duvida é fiz o aditamento e já pedi a transferência integral de curso, mais continuo na mesma instituição só mudei o curso, tenho até ao dia 18/03 pra comparecer ao banco, algumas informações eu esqueci de altera como endereço e salario, sou optante do fundo garantidor e atualmente estou desempregada o que fazer/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!

      Não é necessário alterar o valor da renda. Ela só é necessária na inscrição. Quanto ao endereço, altere no banco. No próximo aditamento altere também no site do MEC.

      Excluir
  34. a minha outa duvida é que documentos tenho que levar ao banco para fazer transferência de curso? o comprovante de residência tem que ta no meu nome, pois não tenho ninguém no meu grupo familiar, moro sozinha, e de qual mês tem que ser esse comprovante de residência se no caso for conta telefonia? aguardo suas resposta, obrigado1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, precisa levar Identidade, CPF e comprovante de residência com menos de 60 dias de emissão, original e cópia.

      Excluir
  35. Boa Tarde Flavio,
    Gostaria de tirar uma duvida com vc, em janeiro de 2013 conseguir o FIES pelo Fundo Garantidor para o Curso de Direito,agora pretendo mudar de Cidade e Faculdade, mais estou indeciso pois quando fiz o FIES era Funcionario Publico Federal e agora vou pedir demissão para estudar para um concurso melhor, então concluindo em Junho vou esta sem renda na honra de transferir de Faculdade, e uma possivel restrição no SPC ou SERASA. Com esses problemas relatados posso correr o risco de perder o FIES? E quando a pessoa muda de Cidade e Faculdade pode mudar a agencia da Caixa para a nova cidade ou tem que continuar na mesma agencia que foi contratada no inicio? desde de já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Lima!
      Respondendo aos seus questionamentos:
      1)Não é verificada a renda depois da inscrição.
      2)Os estudantes que possuem a garantia do Fundo garantidor podem ter restrição cadastral.
      3)Não é possível mudar a agência da Caixa.

      Excluir
  36. Olá Flávio, boa noite!
    Primeiramente gostaria de te elogiar, por responder as perguntas e dispor do seu tempo.
    Estou com uma enorme dúvida a respeito do aditamento, o meu fies não foi iniciado pela CPSA, como o prazo é dia 31/03/2013 e toda vez que ligo para a instituição eles dizem que estão com problema no sistema, tenho receio de que o prazo expire e eu perca o financeiro por eles não aditarem, liguei no MEC e eles me disseram que é a instuição quem deve se responsabilizar, mas caso ocorra esse erro por parte da faculdade e expirar o prazo, quais as providências que devo tomar?

    Muito obrigada, e mais uma vez agradeço muito pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Patrícia pelos elogios!
      O MEC tem razão. É a CPSA da faculdade quem deve iniciar o processo, sem isso não é possível para você fazer o aditamento. O que lhe resta é ligar para eles repetidas vezes para ver se eles se movem...
      Veja com a direção da escola, talvez eles não saibam que isto está acontecendo, pois enquanto eles não fizerem o aditamento a faculdade não recebe o recurso.
      Se chegar próximo do dia 31/03 e eles ainda não tiverem iniciado o seu processo abra uma demanda no FNDE.
      Acredito que este prazo do aditamento será prorrogado, mas faça tudo como se ele realmente fosse vencer nesta data.

      Excluir
  37. ola amigo, boa noite. estou com um problema que esta me deixando preocupado. iniciei o meu fies em 2012, porem, só estudei o primeiro semestre. no segundo semestre gerou abandono. isso porque o curso que eu queria não estava aceitando mais o fies. este ano eu fiz o editamento de suspensão do segundo semestre de 2012. o cspa enviou ao banco. no site esta escrito assim "recebido pelo banco", mas isso já faz umas duas semanas que esta nessa situação. esse processo é muito demorado? fiz esse processo dias 14 de fevereiro. ou seja, já faz quase um mês que o cspa enviou ao banco. estou preocupado, pois tenho até o final deste mês para fazer a minha transferência integral. isso demora assim mesmo ou pode ter alguma coisa errada? muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sistema do MEC está com um problema nas transferências depois de feita a suspensão. Abra uma demanda no site WWW.fnde.gov.br para relatar o caso e poder se resguardar, caso o prazo para fazer a transferência seja ultrapassado por esse erro do sistema.

      Excluir
  38. Boa noite, a data para meu aditamento venceu. O que faço?

    Att.
    Edenilce Baade.
    deny_mob@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Edenilce!

      Você precisa pedir para a sua CPSA dar entrar no site e dar novamente início ao seu aditamento.

      Excluir
  39. Boa noite Flavio. Estou com problemas em alterar a renda do meu fiador pois o valor da minha mensalidade ultrapassou a renda que esta cadastrada. A tela que fica o valor da renda do meu fiador fica como se fosse congelada sem poder alterar e quando coloco o CPF do fiador automaticamente aparece a renda cadastrada. Realizei um demanda no portal do FNDE para verificar problema, mas ate agora nada foi resolvido e o prazo do aditamento esta expirando, queria saber se perderei o fies caso não consiga realizar o aditamento devido ao problema no sistema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Você não poderá perder o aditamento em função desse erro no site. Vá reiterando a demanda para ver se eles respondem ou resolvem o problema. Provavelmente o aditamento será prorrogado.

      Excluir
  40. Olá flávio, td bem?
    ainda não consegui resolver meu problema, tenho medo de chegar o dia 31 de março e não ter resolvido nada...
    Estou presa, pois não posso fazer o aditamento do 1º semestre de 2013, pq o 2º semestre de 2012 ainda não foi feito. Tudo isso por conta desse status "recebido pelo banco" que consta no 2º semestre de 2012. Já fiz demandas desde dezembro e nada de uma solução, o CPSA da minha faculdade só fala pra eu esperar, esperar, mas se eu perder? Meu Deus isso tá me consumindo...não sei o que faço. Isso é um problema do sistema, creio eu. Já fui no procon, já fui no juizado e nada, me falaram que o meu caso é preciso ir na justiça federal pq o meu problema é com o mec, um órgão federal, o que vc acha, espero ou vou atrás da justiça federal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bom Dinha, obrigado!

      Seu problema é mais um dos problemas de sistema do MEC. O que lhe resta é abrir uma demanda no FNDE e aguardar a solução do problema.
      Muito provavelmente esse prazo do aditamento será prorrogado, pois os problemas dificilmente são resolvidos.
      Dique mais tranquila, você não pode ser prejudicada por um problema que você não tem como resolver.

      Excluir
    2. Obrigada Flávio, vou tentar, espero que dê tudo certo.
      Não só pra mim, mas para todos que estão com o mesmo problema que o meu.

      Excluir
  41. Ola Flavio, boa tarde, o meu problema é que o meu curso subiu mas o salario dos meus fiadores tambem, ja resolvi na CPSA, porem agora gostaria de saber o que eu faço com relação ao que devo levar ao banco, pois saiu como nao simplificado, pois ninguem sabe me informar oq eu faço, desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Rômulo!

      O que tem a fazer é levar a documentação no banco e ir juntamente com os fiadores , e cônjuges deles se forem casados, e assinar o contrato. Pergunte ao banco qual a documentação necessária, pois varia de agência para agência.

      Excluir
  42. Boa noite, Flávio veja se pode me ajudar... formei no segundo semestre de 2009 e ainda pago os aditamentos. Tenho que dar baixa na faculdade e na caixa ou devo aguardar que será fechado o fies automático? As boletas irão chegar na minha casa ou irá pra casa do meu fiador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os boletos sempre irão para o endereço do estudante, nunca para o do fiador.
      As parcelas trimestrais dizem respeito ao saldo devedor, não aos aditamentos. Para começar a pagar o principal você deverá se dirigir a agência da Caixa onde foi feito o contrato, com o fiador e cônjuge do fiador( caso ele seja casado) e assinar o Termo de Encerramento.

      Excluir
  43. Bom dia Flávio!
    Você poderia tirar um dúvida minha?
    Vamos lá..moro com minha mae e padastro ( em casa propria) e meu curso tem valor mensal de $1.053,00..meu padrastro tem uma micro empresa no nome dele e da minha mae, mas apenas ele faz uma retirada minima de 1 salario minimo e minha mae não tem registro em carteira. Tenho uma MEI registrada no meu nome, (que na verdadeé da minha mae), mas como é MEI nao precisa declarar, então fazemos retirada nenhuma e, alem disso sou registrada no meu emprego com um salario que não ultrapassa $900,00. A renda declarada portanto é inferior a $2000,00 , você acha que consigo o FIES pelo fundo garantidor?
    E se eu conseguir, quanto tempo mais ou menos demorar para o FIES liberar o financiamento? setudo der certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, leia por favor os posts Fundo garantidor do Fies (FGEDUC) e Como é definido o percentual máximo de financiamento, eles esclarecerão as suas dúvidas.

      Excluir
  44. OI Flávio, td bem?
    eu queria saber se caso um aditamento não for feito, tipo o meu do 2º semestre de 2012, se passar do dia do vencimento e eu nao o fizer o que acontece?]
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dinha,
      Se o aditamento não for feito dentro do prazo, caso o estudante queira continuar com o Fies, terá de fazer a suspensão do semestre não aditado.

      Excluir
  45. oi, bom dia.
    Meu aditamento encontra-se Aditamento Pendente de Correção pelo Banco.
    O que é isso? Minha faculdade não sabe me informar nada. Isso já tem quase 10 dias. E o prazo está se encerando.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Há um prazo de processamento dos dados. Se o aditamento já foi assinado,não há porque se preocupar com o prazo, pois você não pode ser penalizado por problemas tecnológicos.

      Excluir
  46. Fiz a suspensão de 2 semestre na caixa (1/2012 e 2º semestre de 2012), e não conseguir fazer o aditamento de 1/2013. Pois a faculdade não me entregou a papelada, qual o procedimento a ser tomado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, se o seu contrato inicial foi assinado antes de 2010, o aditamento não foi prorrogado. Fique atento pois a Caixa pode prorrogá-lo, assim como fez o FNDE com os contratos novos( assinados a partir de 2010).

      Excluir
  47. No meu aditamento aparece 'Reaberto para correção', o que significa? Tem algo a ver com o fato de eu não estar conseguindo alterar os dados do fiador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, A CPSA reabriu o aditamento para que faça alguma correção em algum dado do aditamento.

      Excluir
  48. Amigo td bem?!! estou com um problema, irei formar no meio do ano, sendo que esse semestre o valor da mensalidade ultrapassou o valor limite do meu fiador, gostaria de saber se caso eu nao fizer o aditamento as mensalidades serao pagas, porem sera suspenso meu contrato justamente nesse semestre? sendo q ele sera ainda td pago pelo fies?!! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlon, tudo bem comigo, obrigado!
      Se não fizer o aditamento, nenhuma mensalidade será paga, você terá de arcar com todo o valor da mensalidade.

      Excluir
  49. oii!!! eu perdi o prazo para o comparecimento ao banco para o aditamento não simplificado do FIES. o que eu devo fazer agora?
    abraçosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazielli!
      Se o seu contrato inicial foi assinado a partir de 2010, o prazo para o aditamento foi prorrogado até o dia 30/06/2013. É só pedir para a CPSA emitir novo documento e comparecer dentro do prazo.

      Excluir
  50. oi,bom dia! Flávio ,adquirir o fies em abril de 2012,quero transferir de faculdade!tem como?tem prazo delimitado de transferência?caso passe desse prazo ainda tem como transferir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ivina!
      No Fies pode-se transferir de faculdade a qualquer tempo. De curso com até 18 meses do início do semestre de contratação.

      Excluir
  51. Bom dia, eu não consegui o FIES por duas vezes, e perdi o prazo para comparecer ao banco pelo seguinte fato. Primeiro por conta do fiador está com restrição no CPF e na segunda vez eu estava com restrição, eu ainda posso tentar daqui a 10 dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pablo!

      Demora de 10 a 15 dias para estar novamente liberado no site. No momento a restrição cadastral do estudante não pode ser levada em conta.

      Excluir
  52. Flávio boa tarde, adquiri meu fies no período de 1/2010, cursei dois anos e tranquei minha matrícula no período de 2/2011. Voltei a estudar esse ano e queria fazer a transferência para a faculdade que estou estudando. Fiz os aditamentos de suspensão do FIES no período de 1/2012 e 2/2012, agora estou tentando fazer a transferência e aparece o seguinte erro.
    (M223) - Data inválida. O desligamento do curso/IES de origem não pode ser anterior ou posterior ao último mês do semestre cursado. Obs: já coloquei várias datas, 2011, 2012 e 2013. O que devo fazer? Obrigado e tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yasmim!
      O sistema está gerando essa mensagem de erro, pelo que sei indevida. Abra uma demanda no site WWW.fnde.gov.br explicando a situação e pedindo uma solução

      Excluir
  53. Olá Flávio tudo Otimo?Gostaria de saber se eu posso aumentar minha porcentagem de financiamento do fies?estou no 6º semestre de faculdade,desde do 2º semestre eu aderi ao credito do Fies,quando escolhe o Fies optei por 50% de financiamento,gostaria de saber se posso aumento para 100% de financiamento da minha Faculdade? Grato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem comigo, obrigado!

      Não existe possibilidade de aumentar a porcentagem de financiamento no Fies. Após a assinatura do primeiro contrato, ela só pode ser diminuída.

      Excluir
  54. Ola Flavio, estou com duvidas em relaçao a matricula
    eu tenho que esta matriculada antes de fazer o cadastro do fies pela internet? pois nao tenho dinheiro da matricula e nao sei o que fazer
    Se caso eu me matricula recebo esse dinheiro de volta quando conseguir o fies? quais as probabilidades de nao conseguir o fies?
    pelo site cheguei ate a parte da conclusão isso significa que tem vagas para pegar o fies? me esclareça por favor estou ansiosa para conseguir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena!
      -Para fazer o Fies você tem de ter algum vínculo com a faculdade, tem de ter pelo menos passado no vestibular ou outro tipo de seleção. Veja se faculdade pretendida aceita que você pague a matrícula após finalizar o Fies. Algumas faculdade que liberam grandes quantidades de Fies aceitam, porém a maioria não.
      -Se o seu Fies for de 100% a faculdade terá de lhe devolver os valores pagos a mais no semestre.
      -Só após o último passo é que saberá se há limite financeiro suficiente para liberar o Fies..

      Excluir
  55. Boa NOite, queria ser informada porque perdi o prazo para levar ao banco, agora foi feita pela faculdade novo DRI, mais acontece que meu nome foi inserido inadiplente por dívida que já tinha pago, em fim quero saber se a faculdade pode emitir outra DRI para levar ao banco é até quantas vezes que alguém pode tentar. estou muito chateada pelo pouco tempo que eles estabelecem só três dias o prazo para levar ao Banco, como estou com esse problema perdi o prazo. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jayane!
      O prazo para comparecimento ao banco é definido pelo MEC e , normalmente, é maior que três dias. Após o vencimento do prazo do DRI demora de 10 a 15 dias para que o site permita nova inscrição, e conseqüentemente novo DRI. No momento , a restrição cadastral do estudante não pode ser levada em conta para ao contratação e os aditamentos do Fies, em função de liminar judicial

      Excluir
  56. oi flavio.
    eu tenho uma duvida.
    quando fui fazero adiantamento aprarece este aviso.
    917. Contrato pendente de correçào pelo agente financeiro do fies. Apos esta coreçao sera disponibilzado para adiantamento do proximo semestre.
    me ajude.
    manda no meu imail
    flaviomuduba.2@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávio, abra uma demanda no site WWW.fnde.gov.br, opção fale conosco e veja qual pode ser a solução para o seu problema, ok?
      Existem vários problemas que são erros.

      Excluir
  57. olá Flávio, boa noite!
    O prazo para aditamento foi prorrogado, mas ainda assim consta no sistema "recebido pelo banco" referente ao 2º semestre de 2012, se essa pendência não for resolvida eu não tenho como fazer mais nenhum aditamento(como é o caso do 1º semestre de 2013), e depois desse semestre eu vou precisar transferir mais uma vez de faculdade pq eu vou me mudar para outro estado. Eu ja enviei várias demandas e nada, se eu for esperar pelo mec, fies seja lá o que for, resolver o meu problema eu vou acabar perdendo o fies. Então estou pensando em suspender o 2º semestre de 2012 para poder continuar sem nenhum problema. Tem como?

    ResponderExcluir
  58. Oi Dinha!
    O prazo é até 30 de Junho para fazer os aditamentos pendentes, ainda há um tempo para que o MEC consiga resolver esta pendência. Continue reiterando as demandas, quem sabe...
    O sistema do MEC é realmente complicado, mas acho que suspender não será o melhor caminho, pois a suspensão também está dando problema, principalmente se você for fazer uma transferência logo depois.

    ResponderExcluir
  59. Ola flavio eu quero fazer o fies mas na inscriçao da esta mensagem esgotado o limite financeiro da instituiçao de ensino. favor entrar em contato com CPSA.
    o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Franciele, leia por favor o post Erro 302 esgotado o limite financeiro da instituição, neste blog.

      Excluir
  60. Boa tarde, Flávio!
    Tenho algumas duvidas, estou no primeiro semestre, e a faculdade so vai aderir ao FIES no próximo semestre, portanto ja terei pagado um semestre todo, quando eu solicitar o FIES vou ter direito de pedir o reembolso do semestre anterior? Se vou poder pedir o reembolso, qual é o prazo p/ receber esse reembolso? Outra coisa aqui em casa somos em três, somente dois tem renda no valor total de R$ 1600,00, A faculdade custa R$850,00 sem desconto por mês e com desconto R$798,00, sua duração é de 5 anos, com essa renda sera que vou ter direito a bolsa de 100%?
    DESDE JÁ AGRADEÇO PELA ATENÇÃO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!
      O Fies só vale a partir do semestre de contratação, não pode ser retroativo. Com essa renda certamente dará 100% pois o que é verificada é a renda per capita.

      Abraço!

      Excluir
  61. Ola,tive meu aditamento negado pela faculdade por não aproveitamento mais de 75%,mais no contrato do fies diz que eu posso em caráter excepcional e mediante a justificativa fazer o aditamento,eu estive doente e minha reprovação foram por falta de frequência,isso serve como justificativa e quantas vezes posso justificar?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu. Verifique com a CPSA da sua faculdade se ainda tem direito a justificativa em função do aproveitamento inferior a 75%. Lembrando que, mesmo sendo a primeira vez a CPSA não é obrigada a aceitar a justificativa.

      Excluir
  62. olá Flávio, sou de maceió, eu estudava enfermagem na faculdade mauricio de nassau, dai transferi pra outra faculdade pro curso de engenharia civil pq na nassau não tinha, só que ai eu vou me mudar pra recife, eu posso transferir pra faculdade mauricio de nassau dinovo no curso de engenharia só que a de recife?

    E outra coisa, não sei se vc lembra do meu problema que está com o status recebido pelo banco e não consigo fazer mais nenhum aditamento, desde o 02.2012 por conta disso. Já está chegando dinovo o dia do encerramento do aditamento e nada mudou, e tenho que transferir pra recife, pois vou me mudar. O que vc acha melhor eu fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dinha, transferência de curso só pode ser feita uma única vez. Se for fazer a transferência de faculdade, o sistema aceita sem problema quantas forem necessárias. Se ainda há algum problema tecnológico não resolvido o que pode fazer e simplesmente ir reiterando as demandas.

      Excluir
  63. Olá Flávio, td bem?
    Em janeiro desse ano, fiz transferência de IES e tive de fazer um aditamento não simplificado. Pois bem, fiz td certinho dentro do prazo junto ao CSPA e ao banco, porém qnd fui pedir reembolso do mês de janeiro q tive que pagar, a tesouraria da faculdade disse q não poderia me reembolsar enquanto o status do aditamento estivesse como " recebido pelo banco", que deveria apresentar o status de "contratado", pediram pra eu entrar em contato com o MEC pra resolver e talz. Fiz isso e abriram uma demanda de reclamação sem prazo pra responder ou solucionar e não souberam me explicar o "por quê" desse status atual e no que isso implica no reembolso. Bom, no Sisfies aparece os aditamentos disponpiveis e aparece o aditamento não simplificado que fiz referente a 1º 2013 com esse status de " recebido pelo banco" junto a uma data de prazo 01/01/2013 a 30/06/2013. Estou confusa não sei o q fazer, ningm me explica nada, sendo q todas os procedimentos e documentos estão corretos, por favor, será q vc pode me ajudar?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo, tudo bem comigo, obrigado!
      Qual a razão da faculdade ter lhe cobrado a mensalidade de janeiro se você tem o Fies? Desde que você cumpra todos os prazos que a faculdade lhe impor, ela não pode lhe cobrar mensalidades. Isso está no termo de adesão que a faculdade assina com o MEC.
      E mesmo que pudesse lhe cobrar, você fez a sua parte, se o sistema do MEC tem algum problema, quem tem de questionar o MEC é a faculdade e não você.

      Excluir
    2. Bom me disseram que por eu estar fazendo transferência,no mês de fevereiro era necessário pagar o mês de janeiro, assim eu fiz, fui lá e paguei e eles disseram q me reembolsariam. E a explicação deles pra não me darem o reembolso é pq o status está como " recebido pelo banoc" e não " contratado". Contratado e recebido pelo banco, não quer dizer que a faculdade já recebe os valores?
      Eu estou aguardando o MEC pra depois proceder com a faculdade. O estranho é a atendente do MEC não me explicar a razão disso, ou ao menos me dizer q isso não intefere em nada na questão do reembolso; Eu fiquei explicando a situação a ela desde o começo e o q ela me disse foi apenas que iria abrir uma ocorrência... Vou a tesouraria da faculdade semana q vem e indagar mais uma vez sobre isso...

      Obrigado pela atenção Flávio!
      Bom FDS

      Excluir
    3. Ok , no caso de Transferência a IES tem de verificar se você já consta como estudante dela no Fies. Assim que ela tiver esta confirmação e verificar se foram repassados os valores para ela pode liberar o valor para você.
      Veja se a IES fez esta consulta.

      Excluir
  64. ola flavio perdi a data do meu aditamento do fies que era dia 30/04/2013 era do primeiro periodo ,oque eu faço agora tenho que pagar o proximo periodo todo?ou perco o fies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Divino Vinícius, o prazo de 30/04/2013 era para fazer o pré aditamento na faculdade, se ele já foi feito você pode assinar o contrato na Caixa até o dia 15/05/2013. Isso para os contratos antigos, para os novos( contratados a partir de 2010) o prazo será até 30/06/2013.

      Excluir
  65. Ola Flavio,Me chamo Tairine e ja to no meu segundo ano de FIES e o fiador é a fiança solidaria somos em 3 e uma das meninas vão desistir,isso vai atrapalhar eu e a outra menina? Por que eu fui tirar duvida na Faculdade e eles me falaram que não,mas ele ja passaram varias vezes informação errada. E se ela sair mesmo oque posso fazer,pois não quero largar a faculdade e não tenho condições de pagar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tairine, não haverá problema, desde que a estudante que está desistindo, continuar a assinar os contratos como fiadora das que continuam.

      Excluir
  66. Ola Flavio parabéns pelo blog, tive problemas com a faculdade no segundo semestre de 2011. Hoje fui até o la e fui informada que se eu resolver as pendências financeiras e pedir o fies até o dia 10 de junho desse ano eu teria um retroativo do valor pago no fies, isso é verdade?
    Se eu fizer um acordo, já posso pedir o fies depois de pagar a primeira parcela do acordo? É obrigatório ter pago a matricula para conseguir o fies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, caso finalize sua inscrição até 30 de junho ela valerá ainda para este semestre, e a faculdade poderá lhe devolver os valores excedentes, sim.
      Essa questão do acordo você deve analisar e ver se a faculdade é confiável para cumpri-lo, ok?
      Normalmente as faculdades exigem o pagamento da matrícula antes de fazer o Fies, embora o Mec proíba essa prática quando o estudante finaliza a inscrição antes de fazer a matrícula.

      Excluir
  67. acabei de passar no vestibular para a licenciatura em pedagogia sei que não é necessário fiador, mas não estou conseguindo entender como devo proceder diante desta situação, e se é necessário esta matriculado para fazer a minha inscrição no fies? eu tenho que pagar a minha matricula ou o fies pode cobrir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salomão , veja com a sua faculdade se é possível ela fazer sua matrícula e só receber depois que fizer o Fies, pois se a matrícula for feita antes de 1º de Julho, você ainda não terá como finalizar a sua inscrição do Fies para o 2º semestre, que só se inicia em 1º de Julho.
      O MEC proíbe que as faculdades cobrem o valor da matrícula dos estudantes que finalizaram a inscrição do Fies, mas se a matrícula é feita antes do inicio do semestre o estudantes não tem como fazer a inscrição.

      Excluir
  68. Ola Flávio tudo bém!

    Mina dúvida e o seguinte a minha esposa tem fies a dois anos, ela teve que se afastar do curso por um tempo por motivos de saúde (três meses), ela foi na faculdade com atestado médico eles abonaram as faltas mais nem se importaram em ajudar ela com as notas, ou seja ela vai reprovar este semestre em todas as matérias. Ela olhou em outra faculdades eles informaram a ela eu ela poderá transferir de instituição e eles colocam ela no período como se ela tivesse passado e depois ela paga as matérias em curso de verão não atrapalhando no tempo d contrato do fies (irá terminar no mesmo tempo que na terminaria na faculdade anterior). Minha dúvida e a seguinte ela vai poder transferir o fies sem problema algum? E como eu faço para dar início na transferência do FIES entre as instituições?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem comigo David, obrigado!
      Se a faculdade de destino aceitar a transferência não vejo nenhum problema.
      Você tem de dar início na transferência, que terá de ser validada pelas duas faculdades.

      Excluir
  69. Olá,
    fiz o vestibular na certeza que ia conseguir o financiamento, isso porque antes de fazer a inscrição eu entrei em contato com a faculdade para perguntar se o fies cobria a matricula e me disseram que sim. Depois que paguei a inscrição e fiz a prova, tive outra informação. Disseram que 1º tenho pagar a matricula e só depois tentar o fies. Agora estou sem saber o que fazer, pois não tenho o dinheiro. Confiei na pessoa que disse que seria incluído no fies. Sei que se eu assinar o contrato com a faculdade e o financiamento não sair terei que pagar o semestre. Tenho alguma garantia de conseguir o fies ou tenho que tentar a sorte? Meu maior medo é arrumar dinheiro para pagar a matricula e não consegui o fies e ficar tudo perdido inclusive o semestre que terei que pagar. E se a pessoa conseguir o financiamento só no final do semestre, seria pago as mensalidades atrasadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula!
      Se faz curso de licenciatura, o Fies é sempre liberado em virtude do governo federal dar um incentivo para os cursos de licenciatura bem avaliados. Informe-se na sua faculdade se o seu Fies terá liberação automática em função disso.

      Excluir
  70. Boa noite!! que sorte encontrar o seu blog estava buscando iformações sobreo Fies..
    Meu caso é o seguinte, deu tudo certo a inscrição, quando fui ao banco foi visto que um dos meus fiadores ja era fiador do fies para a filha dele e não deu certo acaba o prazo da minha inscrição no dia 10/06, quando posso tentar novamente outra inscrição..

    Como minha mensalidade esse ano é de 2.345 pode meu fiador ter renda de 5.600 e passar..

    Para o proximo ano minha mensalidade sera o dobro disso, pois faço medicina, e como não tenho outro fiador vou colocar minha mãe como vendedora autonoma para ser minha fiadora, o problema é que para essa inscrição que fiz eu coloquei que ela, como esta em meu grupo familiar, não possuia renda...como fica isso agora...
    "coloco pontinhos pq meu teclado não sai o ponto de interrogação"

    Desde ja agradeço pela ajuda

    Oquesana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Você pode tentar arranjar um novo fiador e substituí-lo até o dia 10/06. É possível fazer isso, não há nada que impeça, embora algumas agências não aceitem.
      Caso não consiga a inscrição poderá ser feita novamente dentro de 10 a 15 dias, após o dia 10/06.
      Não há problema no fato de alguém do grupo familiar ser também fiador. O banco não tem acesso ao que você coloca na inscrição.

      Excluir
    2. Olá Flavio, muito obrigada pela resposta!
      Mas assim, eu to preocupada com a faculdade, por que preenchi aquela declaração que minha mãe não trbalha e agora de repende colocarei que ela trabalha, tenho medo que aí eles não aceitem pelo choque de informações, me entende..

      E posso somente pedir para tirarem esse meu fiador e ficar somente com a renda do outro fiador para esse ano e quando eu va fazer os proximos aditamento coloque a minha mãe..

      Obrigada!

      Excluir
    3. Ok Oquesana! Pode ser que faça assim, se ele tiver renda suficiente.para ser seu fiador único.

      Excluir
    4. Oi Flávio, tudo bem! minha inscrição se venceu e demorou uns 3 dias para que o sisfies libere. Eu consegui outro fiador e hoje mesmo ja consegui novamente fazer minha inscrição, só que acho que estava meio nervosa e acabei colocando 300 reais a menos de renda do meu fiador, me enganei :( e não pude mais mudar..

      Quando vá fazer o aditamento posso aumentar a renda dos fiadores..

      Desde ja agradeço pela sua atenção
      Abraços

      Excluir
    5. Oquesana, se mexer na renda do fiador o aditamento será Não Simplificado. Só mexa nela se for estritamente necessário e quando não for mais suficiente para fazer o aditamento, ok?
      Abraços!

      Excluir
  71. olá, meu nome e Jainny, meu aditamento ocorreu tudo beleza, mas aconteceu um erro no site,enviado ao banco, disseram que este era um problema no sistema, mandei varias demandas sem resultado, pedindo para aguardar,como faco para resolver este problema, pois se continuar assim nao renovo o proximo aditamento de 2013 e tenho medo de perder o fies devido a isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jainny, o próximo aditamento começa a partir de 1º de julho e irá até 30 de setembro, provavelmente esse problema será resolvido até lá. A faculdade tem de dar início no aditamento para que você possa validá-lo, caso continue dando problema aí você pode abrir uma demanda no site Sisfies.

      Excluir
  72. Olá, meu caso é o seguinte,comecei com o fies no primeiro semestre de 2012, porem não obtive o rendimento satisfatório, aí assinei o termo e consegui continuar, já no segundo semestre reprovei em mais 2 cadeiras, só que não sabia que iria perder o financiamento, aí fui e fiz a matricula normalmente, mas quando fui fazer o aditamento em março (salvo engano) me informaram que eu tinha perdido e a bolsa seria cancelada do sistema, daí então deixei de ir pra faculdade. Gostaria de saber o que isso vai acarretar, pois pretendo fazer o cancelamento da matricula e pegar transferência. Por favor, se possível me ajude, pois não tenho ideia de como proceder. Atenciosamente, Maria P.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Paula,creio que não terá como transferir o Fies, já que a faculdade lançou o aproveitamento insatisfatório pela segunda vez, verifique essa possibilidade de transferência para uma outra faculdade.

      Excluir
  73. Olá. Contratei o FIES em 20/03/12, já tinha 50% de bolsa PROUNI. Em janeiro de 2013 me transferi para outra faculdade em outro estado, porém mesmo curso. Esta faculdade de destino não aceitou meu prouni e eu então fui até a faculdade de origem para solicitar o cancelamento do mesmo. E posteriormente fazer o aditamento de transferência integral do FIES. E neste momento começou meu inferno. Erro na tela..O último erro na tela é: (M218 - Foram verificadas alterações recentes nas condições da concessão da bolsa ProUni. O aditamento para contratos nestas condições ainda não está disponível. Aguarde contato via e-mail do Agente Operador informando a disponibilização para aditamento.).. eu abri uma Demanda no site do FNDE, enviei o anexo com o documento comprovando que eu cancelei o Prouni, solicitei urgência, e até agora nada.. A faculdade de destino onde já estou estudando e sem pagar por que estou aguardando o FIES , disse que se chegar o final do prazo (30/06/13) eu terei que pagar todas as mensalidades integrais que estão atrasadas. O que fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gleiziane, o problema é que esse problema e vários outros, referente aos bolsistas Prouni vem se arrastando já há alguns anos. É um problema tecnológico que eles não solucionam, não compreendo a razão de tanta demora.
      Infelizmente acho pouco provável que isso seja regularizado até 30/06.

      Excluir
  74. oi boa noite
    tenho uma duvida
    caso eu fique dependente em uma matéria coro o risco de perde o fies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscylla, você tem de ter, a cada semestre, um aproveitamento de 75% do total das disciplinas. Há um post específico sobre Dependências neste blog. Você pode participar também do grupo Tudo sobre Fies no Facebook.

      Excluir
  75. Boa tarde!!
    Já que nem por telefone e nem por demandas me ajudam, vamos ver se você me da uma luz. rs
    A mais de 6 meses estou tentando realizar meu aditamento e agora minha rematrícula e não consigo por conta do aviso (236) que diz que meu fiador já possui outros contratos de financiamento, já liguei na central e abri inúmeras demandas onde fui informada que se trata de um erro de sistema e que devo esperar que ele se normalize e que não corro o risco de perder meu financiamento e muito menos minha rematrícula já que se trata de um erro no sistema deles.
    Quero saber o que posso fazer já que eles não fazem nada!!
    Obrigada...
    Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, veja com a sua agência se eles aceitam que você troque o fiador que consta no DRM. Se eles aceitarem você pode incluir qualquer pessoa que não seja fiador e depois voltar com seu atual fiador no sistema do banco. É um jeito de burlar esse erro. Mas, tem de ver primeiro se o banco aceita fazer isso, ok?

      Excluir
  76. meu fies foi cancelado pq eu nao atingi o percentual de aprovação...
    sera que consigo financiar novamente com ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, se o Fies foi encerrado não há mais possibilidade de fazer um novo nem utilizar o que foi encerrado.

      Excluir
  77. Boa tarde,
    aderir o FIES no 1semestre de 2012.1 nesse mesmo semestre perdi em 2 disciplinas, no 2semestre tive 100% de aproveitamento e no 3 corro o risco de perder em 2, posso perder o fies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, você tem de ter aproveitamento mínimo de 75% o total das disciplinas. A faculdade só pode lançar o aproveitamento insatisfatório no sistema por uma única vez.

      Excluir
  78. Flávio, aderi o fies no meu 1º semestre, porém não tive o aproveitamento de 75%, a CPSA me informou que somente 1 vez durante o curso posso fazer o aditamento mesmo não tendo os 75%, porém esse semestre novamente não aderi os 75%, tem como eu trancar o fies por 1 semestre, e pagar a faculdade esse semestre que vai iniciar a parte e no ano de 2014 voltar com o fies novamente ? Queria alguma forma de não perder o fies, mesmo que eu tenha que pagar as mensalidades desse semestre que vai iniciar. Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kamile, você tem de verificar essa questão com a CPSA da sua faculdade. Se eles lançarem o aproveitamento insatisfatório por uma segunda vez no sistema você perderá o Fies. Coverse com eles talvez haja alguma solução, ok?

      Excluir
  79. ola boa noite este e meu primeiro semestre no fies e gostaria de saber como renovar meu semestre.
    tento fazer os procedimento mais tem uma mensagem não iniciado pela CPSA.
    como devo proceder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a faculdade ainda não iniciou o processo o site gerará a mensagem: Aditamento Não iniciado pela CPSA. Neste caso informe-se com a sua CPSA quando ele será iniciado.

      Excluir
  80. Olá Flávio, preciso de sua orientação. Desde que o aditamento do primeiro semestre de 2013 abriu, tenho tentado efetuar o aditamento e aparece a seguinte mensagem: (917) - O contrato de financiamento encontra-se pendente de correção pelo agente financeiro do FIES. Após a solução desta pendência pela equipe do FIES, o semestre seguinte ao da contratação será disponibilizado para aditamento. O que vc sugere? A quem recorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, abra uma demanda no site WWW. fnde.gov.br e explique a situação.

      Excluir
  81. Olá Flávio o meu FIES está dando o seguinte erro: 914) - O aditamento do 1° semestre de 2013 encontra-se pendente de validação pelo agente operador do FIES. Após a solução desta pendência pela equipe do FIES, o semestre seguinte será disponibilizado para aditamento. Acompanhe pelo SisFIES a regularização do aditamento.

    O que devo fazer? na faculdade já está tudo ok. Entrei em contato com o Mec, mas o mesmo disse que estava tudo ok tmb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiany, o agente operador é o FNDE, órgão do MEC, ele tem de validar o seu aditamento 1/2013 para que você possa aditar o 2/2013. Abra uma demanda para verificar com eles quando isso irá ocorrer.

      Excluir
  82. vou fazer o pedido do fies em janeiro e vou me casar em marco preciso comunicar no adiantamento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lindaura, no aditamento você faz a alteração, Caso haja alteração no nome é bom você fazer a alteração no CPF e no documento de identidade.

      Excluir
  83. Boa noite Flávio. Parabéns pelo blog!
    Gostaria de saber sobre a relação do aditamento não simplificado com as DPs. Soube que quando o estudante com financiamento do FIES pega uma DP o aditamento será não simplificado. Isso é verdade?
    Obrigada!
    Eli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elizete, a dependência não é motivo para que o aditamento seja Não Simplificado. Mesmo que o aproveitamento seja inferior a 75% e o aproveitamento seja insatisfatório, o aditamento poderá ser Simplificado.

      Excluir
  84. Olá Flávio. Você sabe porque alguns aditamentos aparecem simplificado e outros não simplificados?
    Eu pago na data correta todos os boletos que chegam até a minha casa referente ao fies. O meu fies é o fiança convencional, e nesse caso parece que o meu fiador está com restrição, será que por isso o meu vem não simplificado?
    E referente a data de 31 de outubro não entendi muito bem, pois, recebi um e-mail da universidade onde estudo dizendo que a renovação começa a partir do dia 12 de agosto, e vai até dia 23 de agosto. Estou confusa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prazo de aditamento é do MEC para a renovação de todos os contratos Fies. Esse prazo que me falou deve ser da sua faculdade. Nada impede que faça posteriormente o aditamento depois da data da faculdade, mas pode ser que a sua faculdade lhe cobre a mensalidade integral até que você faça o aditamento.
      A restrição cadastral do fiador é motivo para que o aditamento seja Não Simplificado.

      Excluir
  85. estou fazendo tranferencia integral do fies, a minha faculdade origem validou meu aditamento mas a de destino nao validou, por erro deles mesmo, o q acontece agora q passou da data?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você terá de iniciar novamente o processo de transferência.

      Excluir
  86. Desde Junho tento fazer a inscrição para o 2º semestre. Em todas as tentativas o mesmo erro (302) Esgotado o limite financeiro da Instituição de Ensino. Favor entrar em contato com a CPSA. Entrei em contato com o Fies e eles disseram para eu comparecer á faculdade para ver se realmente o limite deles havia se esgotado, assim eu fiz fui até a Faculdade e eles me disseram que ainda havia muitas vagas e que outros alunos já haviam reclamado sobre o mesmo. Eles pediram para eu continuar tentando e que a faculdade só ia liberar o financiamento em agosto. Isso interfere na inscrição do fies ? as aulas começam semana que vem e com ela vem a primeira parcela á ser paga. Tenho que esperar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingryd, a inscrição para o 2/2013 só pode ser feita a partir de 1/07. Esse erro (302)é em função de que a faculdade não solicitou valor financeiro para que os estudantes façam a inscrição. Leia o post específico sobre esse erro.

      Excluir
  87. Solicitei o fies e já assinei o contrato. Mas percebi que ocorreu um erro meu no valor da mensalidade, ainda existe solução? Ainda há possibilidade de correção para financiamento total do curso, com o valor correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O valor do semestre de assinatura não tem mais jeito de ser revertido, os posteriores é só a faculdade colocar os valores corretos no aditamento.

      Excluir
  88. quero transferir o curso eng mecanica pra outra faculdade pra eng civil mas so porq fiz o aditamento na instituição q estou estudando mas quero transferir o fies para a outra faculdade p novo curso mas a mioça do fies falo q nao tem como porq ja fiz o editamento esse semestre
    preciso muito de ajuda pra poder fazer essa transferencia de faculdade e curso mesmo tendo feito aditamento na antiga
    uq posso fazer me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,Se fez o aditamento neste 2/2013 só poderá fazer a transferência, caso tenha direito, no próximo semestre, pois o sistema não permite que se faça a transferência depois que o aditamento do semestre já foi feito. Lembrando que terá de ter, no máximo, 18 meses de utilização do Fies para mudar de curso.

      Excluir
  89. Oi Flávio, seus esclarecimentos são demais!!!
    Minha dúvida é, tenho o fies com fiador, mas minha renda vai mudar pois vou partir para estágios e deixar meu emprego, vou encontrar problemas no aditamento???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiane, "demais é ouvir um elogio desses!!!Obrigado!
      No tocante ao seu questionamento: Não haverá nenhum problema em função de você deixar o emprego, pois a renda do grupo familiar só é apurada na inscrição.
      Outra Coisa: caso tenha Facebook participe do nosso grupo "Tudo sobre Fies". Você será muito bem-vinda!
      Grande Abraço!

      Excluir
  90. Não consegui entregar o aditamento no prazo especificado no semestre passado. É possivel se a faculdade aceitar que eu possa continuar com meu financiamento e aditar nesse semestre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Akan, caso o seu contrato tenha sido firmado depois do ano de 2009, o aditamento poderá ser feito até 31/10/2013. Se for anterior a 2010 vai depender de autorização do FNDE.

      Excluir
  91. Olá Flávio,
    Tento fazer o aditamento pelo sisfies e aparece o seguinte erro: "MSG115 - O aditamento selecionado encontra-se pendente de ajuste pelo Agente Financeiro. Aguarde a liberação para solicitar o aditamento".
    Já me desloquei até a agência da caixa econômica diversas vezes (era o procedimento segundo a central de atendimento do FNDE) e obtenho como resposta que meu contrato não tem nenhuma pendência e que nada pode ser feito além de esperar.
    Ninguém me da uma solução e preciso fazer o aditamento, o que posso fazer já que é um erro no sistema?
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, a agência bancária não tem como resolver esse problema. O FNDE é quem tem de resolvê-lo.

      Excluir
  92. Flavio , boa tarde.
    O meu fiador é o meu pai, quais são as copias de documentos que eu deve levar para o aditamento nao simplificado, é necessario a presentar os originais?

    devo comparecer ao mesmo banco que fiz o contrato ou posso ir em outro para fazer o aditamento nao simplificado?

    obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabrício, não é possível mudar a agência depois de assinado o contrato. Quanto a documentação, verifique na sua agência, pois algumas só exigem o xerox do comprovante de renda do fiador, já outras exigem toda a documentação novamente.

      Excluir
  93. Olá! tenho como fiador meu pai e meu avô. No entanto, me avô faleceu, e no ultimo semestre da minha faculdade meu aditamento ficou como NAO simplificado. Minha agência da caixa fica a 500km de onde estudo. Como devo proceder? Levo os documentos do meu pai, e tento conseguir um novo fiador que cubra 2x o valor da mensalidade? Nesse caso só novo fiador terá que ir na CEF ou o meu pai também terá que ir? Aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jones! Neste caso terá de arranjar novo fiador. Quem não puder comparecer pessoalmente poderá passar procuração pública específica para o aditamento do Fies( é só constar na procuração que é para o aditamento do Fies). Você seu pai e novo fiador, ou o procurador, terá de comparecer à agência para a assinatura do aditamento. Lembrando que, caso o fiador seja casado ,o cônjuge dele também deverá comparecer ou passar procuração pública.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.