Clique abaixo para entrar diretamente no assunto

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Inscrição do Fies- Dúvidas I


Listo abaixo algumas das dúvidas mais frequentes sobre o Programa de Financiamento Estudantil no tocante ao processo de inscrição.

1) Eu estou com o nome sujo, posso tentar o Fies?
Sim. Com a alteração na lei 10260 sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 24/04/2013, acabou a
exigência de idoneidade cadastral para os estudantes do Fies, tanto na contratação quanto nos aditamentos.

2)  O Fies agora não exige mais fiador?
Em termos...
O Fies só não exige fiador dos novos contratos da Faculdades que aderiram ao FGEDUC (Fundo Garantidor) e somente nos seguintes casos:
-Beneficiários do Prouni com bolsa parcial de 50%.
-Estudantes de cursos de Licenciatura.
-Para os demais estudantes somente os que tenham renda per capita (renda total da família dividida pela quantidade de integrantes do grupo familiar) até um salário mínimo e meio.

Mas somente os contratos que foram assinados sem a garantia de fiança. os contratos antigos assinados com Fiança continuam a ter essa garantia.

Para as Faculdades que não aderiram ao FGEDUC(no momento a grande maioria), TODOS os estudantes terão de ter a garantia de Fiança Tradicional ou Fiança Solidária.

3) Eu sou fiador de um estudante, eu posso tentar o Fies?
Não. O estudante não pode ser beneficiário e ao mesmo tempo fiador de um contrato ativo. Restam duas alternativas: 1) Pagamento antecipado de toda a dívida. 2) Substituição do Fiador; neste caso a substituição fica sujeita a aprovação por parte do Agente financeiro .

4) Sou proprietário de uma empresa, posso contratar o Fies?
Sim. Não há nenhum empecilho para a assinatura em função disso.

5) Existe um período para fazer a inscrição?
Não. As inscrições podem ser feitas em processo contínuo, ou seja, pode ser feito em qualquer dia do ano.
As inscrições concluídas do dia 1 de Janeiro até o dia 30 de Junho irão se refereir ao 1º semestre; As concluídas do dia 01 de Julho a 31 de Dezembro irão se referir ao 2º semestre.

Mas para fazer a inscrição é necessário verificar se a sua IES (Instituição de Ensino Superior) solicitou limite financeiro suficiente para atender ao seu financiamento.

6) Já fiz um curso usando o Fies e paguei toda a dívida, posso fazer outro?
Não. No momento o MEC não permite que um mesmo estudante seja beneficiário por mais de uma vez do FIES.

7) Fiz um curso financiado pelo antigo PCE/Creduc, posso fazer o Fies?
Sim. Desde que tenha liquidado o contrato ou esteja em dia com os pagamentos.

8) Tenho bolsa de 50% do Prouni, tenho direito ao Fies?
Sim. O bolsista Prouni  tem direito ao Fies mesmo que não exista limite financeiro na sua IES, desde que a IES tenha aderido ao FIES.

9) Sou estudante de licenciatura e o limite financeiro da minha IES está esgotado, posso fazer o FIES?
Sim. Assim como o Bolsista parcial do Prouni, o estudante dos cursos de licenciatura tem direito ao Fies mesmo que não exista limite financeiro solicitado pela IES.

10) Meu pai e minha mãe fazem parte do meu grupo familiar, eles podem ser meus fiadores no Fies?
Sim. Não ha nenhum impedimento quanto a ser fiador a qualquer membro do grupo familiar, à exceção do cônjuge do estudante.

11) Uma pessoa pode ser fiadora de mais de um contrato Fies?
Sim. Desde que a renda seja de duas vezes o valor da mensalidade a ser paga pelo estudante( uma vez no caso de bolsista Prouni).


*Para fazer o download gratuito das músicas deste blog e curtir minha página, entre no endereço abaixo:
https://www.facebook.com/pages/Flávio-Colares/363430400342476
*Devido a uma maior interatividade, as dúvidas  estão sendo esclarecidas  no grupo " Tudo sobre Fies" no Facebook: https://www.facebook.com/groups/503103603077760/

193 comentários:

  1. Flávio,
    Quando os estudantes que optaram pela Fiança Solidária vão fazer o aditamento (não-simplificado) todos precisam comparecer ao banco na mesma data?

    ResponderExcluir
  2. Nathália, sim é imprescindível que todos compareçam na mesma data, pois ao mesmo tempo são beneficiários e fiadores. Lembrando que caso algum deles não possa comparecer pessoalmente pode passar Procuração Pública.

    ResponderExcluir
  3. ola meu irmao nao tem cpf ele e tem 14 anos comofasso para cadastrar ele ? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jacqueline!

      Vá a uma agência dos correios, BB ou Caixa e cadastre o CPF dele, levando um documento ou certidão de nascimento dele.
      No dia seguinte já dá pra ter acesso ao número.

      Excluir
  4. Olá Flávio, a minha dúvida não é sobre o Fies. Estou querendo saber se suas músicas estão disponíveis para download. Gostei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex Sandro! Que bom que gostou!
      Elas estão disponíveis para download gratuito sim, no próprio tocador à direita do blog, nos botõezinhos. Para o mouse sobre o nome das músicas e aparecerão 4 botõezinhos, o segundo é para o download.

      Grande abraço!

      Excluir
  5. Flávio,
    Boa Noite!
    Sou estudante de licenciatura e quero fazer fies através do FGEDUC, porém estou desempregada. A única renda que irei apresentar é a da minha companheira, mas não temos declaração de união estável. Podemos apresentar apenas o contrato de locação de imóvel e uma conta poupança conjunta como comprovante desta união?
    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lúcia!

      Entre em contato com a CPSA da sua faculdade e explique a situação, como serão eles que irão analisar os dados da sua inscrição, saberão lhe dar o que precisará fazer, pois essa análise varia de CPSA para CPSA.

      Excluir
  6. Olá Flávio.Fiz a minha inscrição na internet e fui para a faculdade..quando cheguei lá me informaram que eles não teriam mais o credito para aquela semana..e além do que tinha um campo errado na minha inscrição.Lá me informaram que eu mesma poderia atualizar mais até agora eu não consigo tá dando o erro (302).Amanhã vou ter que voltar novamente na faculdade será que eles resolvem isso lá?
    Grata Paloma.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Oi Paloma!

      Não existe prazo se a inscrição não é concluída, o que é o seu caso no momento. O Erro 302 significa que a faculdade não tem limite financeiro suficiente para que possa concluir sua inscrição.

      Excluir
  8. Flávio, vou aderir ao fundo garantidor e minha irmã não tem cpf. A minha renda familiar é de R$2,700. O limite para fazer o fies é de um salário minimo e meio, com isso 3 pessoas ficaria R$3,051a.(salario minimo 678 novo)e R$2,799(salario minimo 622 o antigo). Consigo fazer o fies sem problemas ou é melhor ela fazer um cpf e coloca-lá na renda familiar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, se ela tem 14 anos ou mais precisa ter CPF para incluir no sistema. O melhor é fazer o CPF. Faça num dia numa agência do correio, e no dia seguinte já terá o número.

      Excluir
  9. O proprietario rural pode apresentar o ITR como comprovante de renda?

    ResponderExcluir
  10. Olá amigo, caso eu não consiga a documentação necessária para levar ao banco até a data estipulada, posso pedir um adiamento desta data?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, isto não é possível, terá de fazer uma nova inscrição.

      Excluir
  11. boa Tarde Flávioo!
    gostaria que me tirasse uma dúvidaa!
    estou com o nome restrito no spc e estou preste a pedir o fies com fundo garantidor,só que estou com receio de ir ao banco!realmente está permitido e se é aprovado esse tipo de financiamento com o nome sujo?Agradeço desde de já a resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ray!

      Com a garantia do FGEDUC não haverá problema.

      Excluir
  12. Confundi semestralidade com mensalidade, confirmei a inscrição e quando vim perceber já era tarde! Esperei o prazo esgotar e mesmo assim não consegui mudar. E agora o que faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara, a CPSA poderia ter reaberto a sua inscrição para correção.
      Vá até a CPSA e veja se eles conseguem fazer a reabertura agora.

      Excluir
  13. Boa tarde Flávio, depois de bater cabeça em vários sites, encontrei o seu e achei muito interessante, minha dúvida é a seguinte: a única renda da minha família é do meu esposo R$4366,00, somos 4 pessoas. Porém o líquido não chega a R$2000,00, pois pagamos em folha o financiamento de uma casa R$747,00 e mais 3 empréstimos em folha, jamais daria para eu pagar as mensalidades do curso o qual já estou matriculada R$571,00 e ainda o ônibus R$180,00, visto que moro a 100KM da faculdade. Será que a faculdade deixaria eu descontar pelo menos o valor da casa para eu conseguir financiar 100% do meu curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosilene!
      O valor a ser verificado é o da renda per capita, que é a renda bruta familiar dividida pela quantidade de pessoas. Despesas não são levadas em conta. No seu caso, pela renda informada, dará no máximo 75%.

      Excluir
  14. Olá Flávio, estou no 9º semestre da faculdade, mas ficaram matérias pendentes de outros semestres, como faço pra financiar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vic!

      O Fies financia dependência também. leia o Post " Dependências No Fies " neste blog.

      Excluir
  15. Boa tarde, Flavio. Eu perdi o prazo para ir ao banco e a faculdade me disse pra tentar fazer uma nova inscrição no site e isso foi no dia 14/01. Aí fui tentar fazer a nova inscrição e não consegui, não aparece nada no site e fica lá ''travado'' com o meu ultimo cadastro. Consegue me ajudar? Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João!

      O prazo para liberação de nova inscrição é de até 15 dias após o vencimento do prazo do banco. Abra uma demanda então no site www.fnde.gov.br.

      Excluir
  16. estou tentando fies, eu e meu fiador tem nome limpo, porem minha esposa tem nome sujo, tem algum problema...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, não há nenhum problema quanto a isso. Nesse caso é preferível fazer a contratação na Caixa, ok?

      Excluir
  17. Olá Flávio...
    Depois de concluida a minha inscrição no site do Fies, posso mudar de turno?

    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Assim que entregar a documentação peça á sua CPSA para reabrir a inscrição para correção do turno.

      Excluir
  18. Flavio mais uma duvida, vou optar pelo FGDUC...
    vou incluir no meu grupo familiar eu,minha mãe, meu pai(vou comprovar a minha renda levando o extrato dele), e meu irmão.
    Eu sei que devo levar os documentos do meu pai, e sobre o restante da familia tenho que levar algum documento deles?
    E a respeito do banco, devo levar quais documentos sendo que eu optei pelo FGDUC.
    Estou com medo, pois meu pai tinha uma restrição no banco do brasil mais faz muito tempo,e ele já saiu do SPC...
    Será que tem alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louris, quanto a restrição não há problema nenhum, quando se tem a garantia do FGEDUC.
      Você tem de levar uma documentação pra a CPSA e outra para o banco.
      Para o banco, no caso do FGEDUC é somente Identidade , CPF e comprovante de residência, no caso de vc. ser solteiro.
      A documentação para a CPSA é do grupo familiar, peça a relação na sua faculdade.

      Excluir
  19. Flavio so devo compareçer ao banco depois de 3 dias que eu tiver validado as minhas informações na CPSA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louris, vai ser gerado um documento com o prazo de comparecimento ao banco. a data inicial é 3 dias úteis após a emissão do DRI.

      Excluir
  20. Boa noite Flávio... Parabéns pelo Blog! Fiz a validação da inscrição no CPSA. Tenho que comparecer ao banco do dia 5 até o dia 15 e optei pelo FGEDUC pois tenho restrições em meu nome , estou com receio de não conseguir o financiamento, vc achar que devo pagar essas restrições antes de comparecer ao banco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!Obrigado!

      O estudante que tem a garantia do FGEDUC pode contratar e aditar o Fies , mesmo com restrições cadastrais, isso é garantido pela portaria 28 de 28/12/2012.

      Excluir
    2. Obrigado pelo ajuda... Mais msmo assim paguei as restrições para que não haja problema algum.

      Excluir
  21. se eu solicitar o FIES agora no começo de fevereiro irá demorar mt para fazer td o preocesso e validarem?se demorar mt serei obrigada a pagar alguma mensalidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rebeca, o processo , depois de concluída a inscrição, demora por volta de 20 dias.
      Verifique com a sua faculdade sobre a questão das mensalidades. Provavelmente ela irá lhe cobrar a matrícula.

      Excluir
  22. oooi boa noite Flávio ! Preciso que você me tire uma chuva de dúvidas,vamos lá ! Eu fui até a faculdade fiz a minha matricula , porém nao paguei pois eu to tentando fies 100% de financiamento , o fies cobre a matrícula ou seja , ela não está paga . Só assinei oque tinha que assinar , ja fui até o setor do fies fiz tudo oque tinha q fazer passei na etapa dos documentos agora tenho q ir ao banco do dia 4 ao 14 ! na faculdade falaram que posso perder minha vaga já que nao está paga a minha matricula , ou posso conseguir o fies e perder minha vaga ! eu achei meio sem lógica isso ja que ja está assinado o termo da matricula , pode ser lorota para conseguir de cara 1019 ! mas isso esta me deixando mt nervosa ! outra pergunta , tenho 17 anos faço 18 em fevereiro agora dia 11 , marcaram para eu ir até o banco dia 6 , minha mae no caso teria ir comigo , ela ta devendo cartão de loja isso pode não me deixar concluir o processo ? poxa eu quero muito minha faculdade mas tá difícil ! me ajuda respondendo essas dores de cabeça minha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Mariana!

      Sobre o processo da sua matrícula na faculdade não tenho como opinar, pois cada faculdade tem um procedimento diferente. Tente negociar isso diretamente com eles, antes de finalizar a inscrição do Fies..
      Quanto ao problema da sua mãe , se o seu contrato tem a garantia do fundo garantidor (FGEDUC) não haverá problema, pois com esse tipo de garantia , tanto o estudantes quanto seu responsável legal podem ter restrições cadastrais. Se for outro tipo de garantia o responsável legal não poderá ter restrição. O responsável pode ser o pai ou a mãe.
      Se não for o FGEDUC você terá a opção de aguardar até o dia 11 e assinar o Fies.

      Excluir
    2. Flávio eu já posso dizer que '' consegui'' o fies ? se eu ja assinei oque tinha q assinar e agora só falta o banco de fato ! já posso ficar mais tranquila ?

      Excluir
    3. Mariana, falta assinar o contrato no banco? o seu contrato tem fiador?

      Excluir
    4. Sim, falta só ir ao banco , não tem fiador !!

      Excluir
  23. Ola Flávio estou querendo Financiar meu Curso a Mensalidade Custa em Torno de 1.233 Reais
    eu não entendi uma coisa para conseguir o Fies meu fiador teria que ganhar 3x mais doque isto
    então ele tewria que ganhar 3.699 ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João Paulo!

      O fiador tem de ganhar 2 vezes o valor da mensalidade com desconto.

      Excluir
  24. gostaria de saber se ao terminar o curso,quando começar a pagar o financiamento poderei pagar mais de uma parcela por mês,diminuindo o tempo do financiamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Rebeca, se quiser pode pagar mais que uma prestação, ou um valor a mais que o da prestação mensal, para diminuir o prazo.

      Excluir
  25. Olá Flávio,
    Olha eu consegui chegar até a aba (com muito sacrifício) para concluir a minha inscrição no FIES, porém, na hora de conferir os dados verifiquei que meu turno tinha ficado como MATUTINO, sendo que o que vou fazer é o NOTURNO, tenho tentado trocar mas sempre apresenta o erro 302. Será que posso concluir a inscrição como Matutino e quando levar os documentos pedi a alteração? Tem uma data para levar os documentos, mesmo eu não validando a inscrição, que é 14/02/2013. O que posso fazer? Estou desesperada.
    Atenciosamente,
    Alaene Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alaene!

      A CPSA pode reabrir a sua inscrição para correção, caso você não consiga alterá-la.
      O erro 302 significa que a sua faculdade, no momento, não tem limite financeiro para fianlizar a sua inscrição. Informe-se na sua faculdade quando o valor será liberado.

      Excluir
  26. Flavio, por favor ajude-me.

    No somatório das rendas do grupo familiar inclui o valor de R$1500,00 de pró-labore do meu sogro que é micro empresário, porém ele tem um DECORE de R$3000,00 e agora foi liberado o limite financeiro da instutição lá no sisFIES, pergunto: nas documentações que preciso levar para a CPSA e para o banco, qual renda irá valer?

    Obrigado atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno!

      A análise da documentação é feita pela CPSA da sua faculdade, cabe a ela definir esses critérios. Sogro não faz parte do grupo familiar, não existe esta opção no sistema do Fies, então não poderá colocar a renda dele.

      Excluir
  27. ola Flávio me chamo oziel !
    o meu fiador é de outro estado e ele nao pode vir aki, escolhi o banco do brasil, e agora ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oziel, o fiador pode assinar o contrato por procuração pública. Veja no Banco do Brasil se existe algum modelo específico para o Fies.

      Excluir
  28. ola Flávio é oziel, ja foi feita a prcuração publica pelo meu fiador, mas nao deu tempo chagar ao banco. perdi o praso do banco, e agora no site do fies só aparece (M211) incrição nao concluida. sera que perdi? e quando eu aperto em gravar e prosseguir, na terceira vez aparece o seguinte."(302)esgotado o limite finaceiro da instituição de ensino. fovor entrar em contato com a cpsa." será que perdi mesmo !! ?? e agora ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oziel, após o vencimento do prazo de comparecimento ao banco, só está sendo permitido fazer nova inscrição de 10 a 15 dias após o final do prazo, desde que haja limite financeiro suficiente. Se está dando o erro 302 significa que, no momento a faculdade não tem limite financeiro suficiente.
      Verifique com a sua faculdade quando será solicitado novo limite.

      Excluir
  29. Flaáaavio mais perguntas , posso ate ser chata com essas perguntas , minha irmã e o namoro dela estão tentando fies foram no banco HOJE e conseguiram ! ele tinha plastificado a Identidade 2 vezes e a minha irmã disse q o moço lá falou e talz e disse que aceitou pq ele era legal ! e eu tbm fiz isso com a minha ! a minha cortouu e quase ngm estava aceitando eu plastifiquei ela mais uma vez :'( minha irmã sabe que sou desesperada e vem falar as coisas comigo =[ será q eu posso perder isso tudo por causa de uma plastificação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não Mariana. Mas se tiver Carteira de trabalho ela também pode ser aceita, ok?

      Excluir
    2. Chegaram ao fim minhas perguntas , Obrigada mesmo você me deixou bem mais calma, bom hoje vou no banco , espero conseguir tudo sem mais dor de cabeça ! Obrigada Flávio . Gostei de suas músicas também :) Beijão

      Excluir
    3. Ok Mariana, que bom que ficou mais tranqüila ! Que bom que gostou das músicas!
      Boa sorte!
      Grande abraço!

      Excluir
  30. Flavio, você acha que é praticamente impossivel conseguir o FIES para 2ª entrada? Eu estava na 1ª mas resolvi passar para a 2ª e soube hoje que fui aceita, mas só soube agora também que o FIES é muito dificil no segundo semestre. Provavelmente se eu não conseguir irei ter que sair da faculdade. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, o Fies agora pode ser contratado em qualquer dia do ano. Não tem mais mês ou semestre mais difícil. O que depende hoje é da faculdade solicitar limite financeiro.

      Excluir
  31. Olá Flávio, minha situação é a seguinte: Sou menor de idade, tenho 17 anos e faço 18 em abril. Minha mãe é o único componente da família, porém ela tem restrição no nome Isso impede a chance do banco aprovar?
    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juana, só será impedimento para a contratação, caso o tipo de garantia NÃO seja o fundo garantidor(FGEDUC).

      Excluir
  32. Flávio fui lá consegui AMÉM , só que tenho uma pergunta , eu deixei os papéis que o banco mandar eu levar ok ! como eles vão saber sei la como seria a minha expressão correta , mas de cara eles ja vao saber que eu nao paguei a matricula e já vão descontar lá ne ? Mas eu deixei la avisado que eu nao paguei a matricula e tudo mais , mas né? sou desesperada , como eles vão saber ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Mariana! normalmente a faculdade pede que você leve uma cópia do contrato assinado, para que o financeiro da faculdade lance no seu cadastro que você tem o Fies.

      Excluir
    2. Flávio quanto tempo demora mais ou menos para ser concluido o processo la na faculdade ? como lhe disse a minha matrículas nao estava paga.

      Excluir
    3. Mariana, Se você já assinou o contrato no banco , você já tem o Fies, não existe mais nenhum processo depois na faculdade, somente os aditamentos, a partir do próximo semestre.

      Excluir
  33. Boa noite! tenho uma coisa que estaacabando comigo. TENHO O NOME SUJO E GANHEI UMA BOLSA DA FACULDADE PELO FIES 100% PELO FGEDUC JA ENTREIGUEI OS DUCUMENTOS NA FACULDADE EO BANCO FICOU DE LIGAR SERA SE VAI SER APROVADO POIS MEU NOME ESTA SUJO E ISSO ESTA ACABANDO COMIGO ESTOU COM MEDO DELES NÃO ME LIGAR NEM PARA FALAR QUE NÃO FOI APROVADO

    ResponderExcluir
  34. Boa noite Miria!
    Pode dormir tranquila! A lei garante que o estudante, mesmo com restrição, pode contratar e aditar o Fies , desde que a garantia seja o FGEDUC.

    ResponderExcluir
  35. Olá, estou ingressando na faculdade, e farei o vestibular amanha, como ja estamos no mes de fevereiro, esse mes teria que pagar a matricula e ja a primeira mensalifafe. Posso apenas pagar a matrícula, e dxar a primeira mensalidade em aberto para que o fies pague?? desde já agraddeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, poder você pode, mas tem de verificar se a faculdade terá limite financeiro suficiente para aprovar a sua inscrição no Fies.

      Excluir
  36. 0lá Flávio, meu pai recebe 1,700,00 e meu curso é 607 a mensalidade, eu posso financiar pelo fies normalmente todo o curso?

    outra dúvida no site do fies não consigo me inscrever pois na faculdade existe meu curso matutino mas no site do fies só diz que tem a noite, e agr? o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manywell! Você pode financiar o curso sim. Em relação ao turno, verifique com a CPSA da sua faculdade sobre isso e qual o caminho a ser tomado, ok?

      Excluir
  37. Outra duvida, um fiador de um amigo meu pode ser meu fiador tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Desde que a renda seja suficiente para ser fiador dos dois contratos.

      Excluir
  38. Oi Flávio!
    Bem, comecei a fazer medicina em uma faculdade em que o Fies foi cortado devido a nota do Enade. Provavelmente o Fies irá retornar neste ano, porém dizem que é muito difícil consegui-lo porque o repasse não é suficiente e verba acaba em minutos quando disponibilizada. Gostaria de saber se existe alguma maneira de facilitar tal processo para garantir meu financiamento e, gostaria de saber também se é aconselhável eu mudar meu local de residência já que meu grupo familiar recebe um pouco mais do que os 20 salários...
    Desde já agradeço e parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vítor!

      Com a renda mensal bruta acima de 20 SM é impossível conseguir o Fies. A CPSA pode questionar, ou não, a mudança de endereço.
      A única maneira de conseguir o Fies, diante da falta de limite suficiente, é ficar tentando 24 horas por dia, caso a faculdade defina que irá liberar o limite..

      Excluir
  39. Flaviooo , apoós a entrega de tudo , vieram falar que nao tem mais vagas ou seja terei que ir para outra faculdade ! como eu nem cheguei a fazer a matricula ( pq ela nao tinha sido paga ainda ) eu vou ter que ir para outra , escolho a pitágoras pois é a unica que está com vest agendado ! eu tenho que fazer o vestibular de lá né ? pq pedir transferencia nao dá ne pq eu só entreguei o papel do fies nem fiquei matriculada ! outra coisa .. como funciona ? eu tenho que mudar o contrato ? fazer oque ? pq o curso não deve ser o mesmo , eu to novamente na estaca QUASE 0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, se o contrato foi assinado não há como fazer a transferência neste semestre, somente no próximo.
      Mas estou achando muito estranho. Se não havia vaga porque emitiram o DRI para você levar ao banco?

      Excluir
  40. OLÁ FLÁVIO

    Parabéns pelo site, Retirei uma certidão negativas de débitos no meu cpf no site da receita federal RFB E PGFN, e meu fiador tradicional tem ideonidade cadastral, mesmo assim tenho uma pendencia em um dos bancos que contratam o fies (BB),ISSO PODE ATRAPALHAR MESMO COM A CERTIDÃO DA RFB ESTANDO OK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamella!

      O estudante, em caso de fiança convencional ou solidária, tem de ter idoneidade cadastral. A certidão da receita tem a ver com débitos, com a receita ,não com outros tipos de débitos.

      Excluir
  41. Ola flavio, queria tirar uma duvida: Minha mãe não trabalha e nem tem renda como faço para declarar que ela é desempregada? Por vir que tem que tirar xerox do ultimo contrato mas minha mãe nunca teve a carteira assinada. Oque faço? mim ajuda porfavor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Quem irá fazer a análise será a CPSA da sua faculdade, peça pra eles essa informação, pois cada CPSA tem uma visão diferente, ok?

      Excluir
  42. oi flavio,eu fiz o fies com fgduc. tudo certo,ai quando fui na caixa economica a mulher me disse que eu tinha que resolver com fnde e com a faculdade pq meu contrato nao tava la e apareceu o seguinte erro: NÃO FOI REALIZADO O RECADASTRAMENTO DO CURSO DESTE ALUNO
    vc sabe o que isso significa?
    o fnde pediu pra eu aguardar até o final do prazo,porem se passar do prazo eu perco minha vaga no curso. to sem saber o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alinne, você está fazendo a contratação inicial não é ? Esse problema tem de ser resolvido pelo FNDE. Se não aparecem seus dados no sistema da Caixa não há nada que ela possa fazer. Veja com a sua faculdade se há algum problema no curso.

      Excluir
  43. Flávio, a renda bruta familiar se refere à renda de com quem eu moro ou a dos meus pais? Porque moro com minha vó, que ganha pouco, mas minha mãe ganha bem. Posso colocar a renda bruta familiar sendo a da minha vó e utilizar minha mãe como fiadora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karla, quem analisará o grupo familiar será a CPSA da sua faculdade. Se ela aceitar o grupo familiar composto somente de você e sua avó, tudo bem.
      Mas tem CPSAs que são bem rigorosas, e bom fazer uma consulta a eles para ter a certeza de que eles aceitarão.
      Em qualquer situação, participando ou não do seu grupo familiar, a sua mãe poderá ser fiadora.

      Excluir
    2. Entendi! Mas existe alguma limitação em relação a declaração de dependência no imposto de renda? Digo, sou dependente da minha mãe, logo provavelmente não aceitarão a minha vó como grupo familiar?

      Excluir
    3. Somente a CPSA poderá lhe esclarecer essa dúvida, pois cada uma tem uma visão diferente sobre isso.

      Excluir
    4. Tá bem, muito obrigada Flávio!

      Excluir
  44. O fiador deve ir levar a documentação junto com o aluno, ou só depois da análise dos documentos que é chamado para assinar? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léia, isso depende da agência. Algumas fazem o contrato na hora outras agendam. Entre em contato com a sua agência.

      Excluir
    2. Obrigada. Só mais uma dúvida.. o aluno que acabou de limpar o nome pode solicitar o FIES? Ou verificam também o histórico de inadimplência?

      Excluir
    3. Só verificam se o nome está atualmente em cadastros restritivos, não verificam histórico.

      Excluir
  45. Flavio, Boa noite!
    Flavio fui no banco assinar o drim deu tudo certo ai fiquei esperando o banco encaminhar o contrato para faculdade a menina da faculdade me ligou e falou para eu ir assinar a matricula. Chegando la na faculdade eles me informarao que o banco ligou informando que tinha dado problema no sistema deles e que teria que fazer tudo de novo o cadastro do fies esta bloqueiado e vou terque aguarda quamtos dias para liberar? Obrigado desde ja sabe se isso e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Míria, se não assinou o contrato e o prazo de comparecimento ao banco se esgotou, você terá de fazer nova inscrição de 10 a 15 dias após o final do prazo de comparecimento ao banco, isso é claro, caso haja limite financeiro suficiente na sua faculdade.

      Excluir
  46. Bom dia,
    uma pessoa de 73 anos pode ser fiadora no fies ?
    Leonardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Leonardo!

      Não há limite de idade para que uma pessoa possa ser fiadora.

      Excluir
  47. Boa noite,Flavio estou com uma enorme duvida estou no 1 semestre de Eng Civil entrei com o intuito de financiar o curso,porém por irônia do destino fui dispensado da empresa,eu te pergunto consigo eu financiar o curso,obs; trabalho por fora como corretor de imovel,moro sozinho,e possivel ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      A renda informal também pode ser apresentada, de acordo com a relação oficial de documentação do MEC, por isso é perfeitamente possível conseguir o Fies. nessa situação.

      Excluir
  48. Olá Flavio,depois de acertar o contrato no banco e possivel alterar o turno do curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nágila, o acerto do turno poderá ser feito no aditamento, mas a questão do turno não é muito relevante para o Fies.

      Excluir
  49. A PESSOA QUE RECEBE AUXILIO DOENÇA ELA CONSEGUE FINANCIAMENTO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, não há nenhum impedimento quanto a isso.

      Excluir
  50. BOA NOITE FLAVIO COMEÇO MEU CURSOA AGORA E GOSTARIA DE SABER SE A PESSOA Q TRABALHA INFORMAL SEM CARTEIRA ASSINADA CONSEGUE O FINANCIAMENTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Daniel, consegue. Não há nenhum problema em função do tipo de renda para a concessão do Fies.

      Excluir
  51. olá , não consigo entender ess cadastro da o erro 506 506) - É vedada a inscrição de estudantes no FIES caso o percentual de comprometimento da renda mensal familiar bruta per capita com os encargos educacionais assumidos pelo estudante seja inferior a 20% da renda mensal familiar bruta per capita. preciso de ajuda!!! coloquei somente o salario da minha mãe. pra financiar tem que ter qual o valor da renda??

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, para ter direito ao Fies o comprometimento mínimo da renda per capita do grupo familiar com o pagamento da mensalidade tem de ser de 20%. Caso seja inferior não é concedido o Fies. Por exemplo: se a renda per capita do seu grupo familiar for de R$ 1000,00 e a sua mensalidade 199,00, estará comprometendo menos de 20% da renda per capita. Renda per capita é a renda bruta familiar dividida pela quantidade de pessoas do grupo familiar.

      Excluir
  52. Se eu optar matricular qualquer curso de licenciatura , automaticamente posso me cadastrar no FGEDUC com nome sujo?
    Abraços , Obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Diego, mas desde que a sua faculdade tenha aderido ao fundo garantidor.

      Excluir
  53. ola Flávio, eu estou devendo matéria na faculdade, isso implica alguma coisa no fies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danilo!

      Se vai contratar o Fies não há problema em ter dependências a serem pagas.

      Excluir
  54. Olá Flávio. A minha renda familiar bruta é de 2.900,00, sendo que somos 5 pessoas na minha família. A mensalidade do meu curso é de 684,00. Posso solicitar 100% de financiamento?

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Róbson, Leia por favor o post específico intitulado “ como é definido o percentual máximo de financiamento”, neste blog.

      Excluir
  55. Bom dia!!!... estamos com um problema aqui.. Minha esposa precisa efetuar uma alteração no nome no sisfies.. isto é, incluir meu sobre nome. Na receita já está alterado. O banco está rejeitando a DRI.. diversas demandas foram abertas e nada.. o status so fica em "análise" e nao mudam. Como proceder? A faculdade informou que não tem o que se fazer, o problema é o MEC. Ela não pode ser impedida de estudar por este motivo!
    ps. Comparecendo ao ministério da educação aqui em brasília resolveria algo?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Daniel!

      Depois de emitido o DRI não há como alterar o DRI. Algumas agências aceitam a comprovação da alteração e fazem a alteração no contrato do banco constando o nome correto. Não há nada que impeça o banco de fazer isso, como também não há nada que o obrigue a fazer isso, vai da interpretação de cada um. Alguns também não aceitam a troca do fiador que consta no DRI outras agências aceitam. O comparecimento ao MEC dificilmente resolverá alguma coisa.

      Excluir
  56. Bom Dia
    Bom Dia
    Divida do FIES gera empecilho para financiamento de imóvel na CAIXA ou no Banco do Brasil?
    A minha esposa tem uma dívida com o FIES desde 2003 e nesta época nós não éramos casados ainda. Hoje estou querendo fazer o financiamento de um imóvel na CAIXA ou Banco do Brasil, gostaria de saber se esta dívida de minha esposa gera para mim algum empecilho para o financiamento do imóvel? Como a dívida é anterior ao nosso casamento isto facilita a minha situação? E com 10 anos a dívida caduca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Carlos Eduardo!
      Você não me falou se a dívida está em dia ou em atraso. Se estiver em atraso será impossível fazer o financiamento tanto no BB quanto na Caixa.
      O Fies é um financiamento de longo prazo, e normalmente, o banco executa a dívida para que não passe do prazo máximo de cobrança.

      Excluir
  57. Boa tarde Flávio, parabéns pelo blog!
    Minha dúvida é sobre a documentação exigida para comprovar renda, meu pai é autonômo e no momento só ele trabalha na minha casa, não declara IR, nem movimenta a conta corrente. Apenas com o comprovante de que ele paga INSS e uma declaração do contador do quanto ele recebe por mês eu consigo o Fies? Será q a CPSA aprova? É exigido toda a documentação ou apenas uma dessas?

    Outra dúvida, eu posso optar pelo FGEDUC se meu curso for bacharelado? Ou só pode ser licenciatura?
    Muitissímo obrigada, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sabrina!
      O FGEDUC pode ser concedido para qualquer curso. Leia o post específico sobre o fundo garantidor neste blog.
      A questão referente à documentação a ser entregue à CPSA , o melhor é consultar a sua, pois cada CPSA tem um procedimento diferente.
      Grande abraço!

      Excluir
  58. Oi, boa tarde Fávio.. Parabéns pelo seu blog.. Tenho algumas duvidas..
    Tenho uma empresa e recebo pró labore de 1500,00 e a faculdade que pretendo fazer é de 800,00.. Posso ser minha própria financiadora?? ou o que você acha melhor que eu faça. Desde já agradeço..
    -Keline Bispo-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keline!
      Para fazer o Fies pelo FGEDUC leia por favor o post específico neste blog. O valor da renda para se conseguir o fundo garantidor é de 1 salário mínimo e meio per capita.

      Excluir
  59. minha renda familiar é de 6 mil, somos 3 pessoas em casa, poderia pedir 50% do FIES? sabe se a Estácio de Sá pede fiador? terminei o médio em 2009 não preciso ter feito o ENEM certo? só me cadastro no FIES depois de passar pro vestibular ou trocar de curso entendi certo?

    muito bom o blog, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! a renda per capita do seu grupo familiar é superior ao mínimo exigido para se conseguir o Fies sem fiador(leia o post específico sobre o FGEDUC).
      - No seu caso você não precisa ter feito o Enem.
      - Para contratar o Fies tem de ter um vínculo com a faculdade.
      - Para saber o percentual, leia o post" como é definido o percentual máximo no Fies".
      Obrigado pelos elogios!

      Excluir
  60. Olá Flávio, Boa noite
    tenho uma duvida sobre o financiamento do fies sem fiador...
    exemplo : eu moro com uma pessoa, e no momento não estou trabalhando, a nossa renda é de dois salarios minimos, caso eu financie a faculdade pelo fies ( 100% ), e depois consiga um emprego, aumentando a renda para 3 salarios minimos ou mais, perderei o contrato ?
    pois a renda seria maior do que um salario minimo e meio por pessoa...

    Henrique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Henrique!
      A renda só é apurada pela CPSA no momento da inscrição. Qualquer que seja o valor da renda posterior ao momento da contratação isso será irrelevante para a continuidade do financiamento.

      Excluir
  61. Ola Flavio
    Gostaria de saber se eu colocar meus pais como fiadores....como fazem parte da renda familiar tera algum problema na hora de aceitarem meu financiamento obgda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, caso eles cumpram os requisitos de renda e idoneidade cadastral, não há nenhum empecilho para que os pais sejam fiadores do contrato dos filhos.

      Excluir
  62. Olá Flavio,
    O comprovante de residencia precisa estar em meu nome? moro sozinha.
    e quando eu me inscrevi coloquei o antigo endereço mais ai eu so mudei de apto moro no mesmo lugar mais so mudei de apto e nao tem como mudar la na inscrição e esse apto o comprovante de residencia nao ta no meu nome, continua do antigo morar que pra falar a verdade eu nem sei quem é agora?

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacqueline, leve o comprovante de endereço atual, pois você pode alegar que se mudou depois de preenchida a inscrição, o que realmente aconteceu. O banco pode alterar o endereço no cadastro

      Excluir
  63. aaah e outra duvida, meu fiador (tio) nao mora na mesma cidade que eu, entao tirei xerox dos documentos necessarios dele e do conjugue e autentiquei no cartorio, na parte do banco fiz uma procuração onde minha prima vai assinar representando ele, mais no caso o conjugue tambem assina ou so o fiador mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cônjuge também, obrigatoriamente, deverá assinar o contrato. Pessoalmente ou por procuração pública.

      Excluir
  64. Olá. atualmente não estou trabalhando, mais meu marido sim a renda dele é pra nois dois mais a nossa filha, ele esta com o nome sujo, eu declarando a renda dele mesmo ele estando com nome sujo e o meu limpo eu posso fazer o fies sem precisar de fiador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid!

      É irrelevante para o Fies, se um dos membros do grupo familiar tem restrição, isso não influi em nada.

      Excluir
  65. Boa noite Flavio, eu me encontro com o nome sujo ( bastante sujo rs' ) e meu pai também se encontra com nome sujo mas tenho pessoas que podem ser meus fiadores com o nome limpo. mas a questao é: existe alguma forma na qual eu possa contratar o FIES nas minhas condições com meu nome sujo e o do meu pai também ? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Antônio, no momento existe uma liminar judicial que permite ao estudante, mesmo com restrição cadastral, contratar o Fies.

      Excluir
    2. ahh entendo, fiquei meio confuso, pq houve um tempo que restrição cadastral nao era mais permitida e tal, e só mais uma pergunta flavio, tipo, isso é pra qualquer banco caixa ou bb , e é pra qualquer opção de contrataçao, ou apenas com o FGEDUC e pra qualquer curso ? ( bacharelado ou licenciatura ?

      Excluir
    3. A liminar vale para qualquer curso e qualquer agente financeiro.

      Excluir
  66. Flavio, minha irmã já tem o Fies. Estudamos em instituições diferentes. Na época que ela fez o Fies dela, ela ganhava 1 salário mínimo, mas agora possui uma renda extra vendendo roupas. Na faculdade dela tem o fundo garantidor, e ela é sua própria fiadora. Já a minha instituição não possui o fundo garantidor, e necessito do fiador. Ela pode ser minha fiadora, ou causará alguma divergência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O beneficiário do Fies não pode ser fiador de outro contrato. Por este motivo a sua irmã não poderá ser sua fiadora.

      Excluir
  67. Boa tarde ;na primeira vez que eu fiz a incrisçao do fies o meu prazo para comparecer a instituição finaceira venceu eai não conseguir o Fies sera que posso tentar novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode. Normalmente de 10 a 15 dias após o vencimento do prazo de comparecimento ao banco.

      Excluir
  68. Olá, Flávio.
    Tenho empréstimo no Banco do Brasil. Há algum problema em solicitar o FIES pelo mesmo banco?
    Abraços.
    Nívia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nívia, qualquer empréstimo com o banco não pode ser empecilho para a contratação do Fies.

      Excluir
  69. Boa Noite Flavio, gostaria de sabe se uma pessoa com restrição no SPC/SERASA pode solicitar o fies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento, em função de uma liminar , os estudantes, memso com restrição cadastral, podem contratar e aditar o Fies.

      Excluir
  70. Flavio preciso de uma resposta urgente, minha filha tem o fies, trancou por um ano, agora voltou a estudar, a fiadora não quer mais assinar, minha esposa tem o nome limpo e eu tenho o nome restrito, porem ajuntando a renda ganhamos mais que o dorbro do curso dela, podemos nós pais sermos fiador dela?mesmo eu estando com o nome restrito???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mozart!

      Os pais podem ser fiadores sim, sem nenhum problema, mas no seu caso somente sua esposa pode ser fiadora no momento,pois o fiador não pode ter restrição cadastral.
      A restrição do cônjuge do fiador não é levada em conta.

      Excluir
  71. Flávio, estou tentando o FIES mais minha faculdade está em atraso estou no 1 período. Será que consigo o FIES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi a pergunta. A sua faculdade está em atraso? ou é você que está em atraso com o pagamento da sua faculdade? Se for você que estiver em atraso, não há problema para conseguir o Fies em função do atraso.

      Excluir
  72. olá tenho uma dívida na faculdade,2 mensalidades atrasadas e não tenho como pagar...quero entrar no fies mesmo nessa situação...será que consigo entrar no fies?ou terei que pagar as mensalidades atrasadas para entrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo! O atraso de mensalidades não é problema para confirmar a inscrição no sistema do Fies, mas a faculdade pode exigir o pagamento ou a negociação do que está em atraso para validar a sua inscrição. Converse com a sua faculdade para verificar esta questão.

      Excluir
    2. Mas posso fazer minha inscrição agora para entrar no fies agora no mes de junho ou tenho que esperar para entrar no fies no mes de agosto?

      Excluir
    3. Rodrigo, a inscrição só pode ser feita a partir de 1º de Julho. Se fizer agora a inscrição até 30 de Junho, irá se referir ao 1º semestre.

      Excluir
  73. Olá, Flávio
    Não tenho renda e vou morar em republica em outra cidade.
    Meus pais e minha irmã ficarão na minha cidade natal.
    Meu pai vai me dar por mês cerca de 1500 reais e vai fazer uma Declaração constando que ele me dá por mês esse valor.
    Meu pai é autônomo, minha mae nao trabalha e minha irmã é estagiária.
    1 - Na renda familiar devo incluir o salário do meu pai e da minha irmã mesmo morando fora?
    2- Na renda pessoal devo por os 1500 que meu pai dá?
    3- Devo por alguem no meu grupo familiar sendo que ninguem da familia mora comigo?

    Estava pensando em por renda familiar 1500 pois morarei sozinha entao a renda familiar seria igual a renda pessoal, que no caso é o que meu pai me dá e só eu no grupo familiar.
    Me ajude. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Day, quanto menor a renda melhor para se conseguir uma porcentagem maior de financiamento. Respondendo aos seus questionamentos:
      1) Se eles fazem parte do seu grupo familiar tem de ser colocados.
      2) Esse valor que seu pai lhe dá faz parte da renda dele e não da sua.
      3) Grupo familiar não significa que todos tem de morar sob o mesmo teto. No seu caso você faz parte do grupo familiar dos seus pais pois você depende deles.
      Quem irá analisar a documentação será a CPSA da sua faculdade, e cada uma tem uma visão diferente, ok? É bom consultar a sua CPSA pois eles podem ter uma visão diferente.

      Excluir
  74. Oi boa tarde meu nome é Elisciane queria saber como faço pois ja cadastrei o fies levei os documentos no DAA da faculdade e eles me deram um papel pra mim levar no banco pra ir junto com os fiadores e fui fiquei de receber uma ligação pra assinar os papeis e eles não me ligaram da fui lá saber o porque e eles disseram que deu um erro cpf e disse que eu entrasse no site do fies e fosse cadastrar de novo com nova data pra mim voltar lá pra financiar so que quando eu abro não alteram os dados nem muda as data de eu ir no banco oq faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Elisciane, depois de vencido o prazo para comparecimento ao banco, o sistema demora de 10 a 15 dias para liberar nova inscrição, isso caso haja limite financeiro suficiente na sua faculdade.

      Excluir
  75. Flávio eu sou concursado e recebo 2.100 reais, com os desconto recebo 1.800 reais, gostaria de saber se consigo financiar 100% de um curso que custa 1.177 reais, e quanto deve ser a renda do meu fiador?
    gratO.

    ResponderExcluir
  76. Marcos, leia por favor o post : Como é definido o percentual máximo de financiamento"
    Nele é ensinado o cálculo.

    ResponderExcluir
  77. O fies cobre a rematricula tbm ou eu vou ter que pagar a rematricula todo ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Fies cobre a matrícula sim, a cada novo semestre.

      Excluir
  78. Flávio Colares!!!
    Boa Noite!!! Meu nome é Gil Antonio e queria de você seguinte:
    Minha irmã começou a faculdade na segunda metade do ano passado (junho de 2012) conseguindo o fies e ela acabar de ter seu nome inserido no SPC/SERASA. Isso pode acarretar para ela algum problema no fies? Ela está desesperada!!! Por Favor!! responde!! Agradeço a compreensão?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gil!
      Desde o dia 24/04/2013 o estudante não precisa mais comprovar idoneidade cadastral para contratar ou renovar o Fies, sua irmã pode ficar tranqüila. Leia o post neste blog: “Dilma Rouseff sanciona lei que acaba com a exigência de idoneidade cadastral para os estudantes do Fies”.

      Excluir
  79. Flavio estou fazendo o Fies mas o meu fiador é aposentado e esta com o nome sujo no Serasa e SPC isso implica em alguma coisa,posso fazer o financiamento sem problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, o fiador, em nenhuma hipótese, pode ter restrição cadastral.

      Excluir
  80. Flavio, demora quantos dias para o mec ou fnde dar baixa como fiador de uma aluna o contrato já foi quitado a mais de trinta dias a até hj nada, ja abrir demanda mandei todos os comprovantes mais ate agora nada, só tenho esta semana para dar entrada no fies, onde devo recorrer para adiantar o processo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, infelizmente tudo que depende do MEC é demorado, só lhe resta ir reiterando demandas e esperar.

      Excluir
  81. Olá Flávio!!!

    Minha dúvida é a seguinte: eu e meu marido queremos fazer o fies. Podemos? Ou só uma pessoa de cada família?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há nenhum impedimento quanto a isso, fiquem tranquilos!

      Excluir
  82. Olá Flávio !

    Minha dúvida é: o endereço onde moro é "altos", ou seja há duas casas, a de cima e a de baixo, porém com o mesmo endereço. Eu moro na de cima com a minha mãe e na de baixo mora o meu pai, eles não estão separados no papel, mas ele não contribui em nada com salário dele. Ou seja, o grupo familiar é eu e minha mãe. Queria saber se posso colocar o grupo familiar sendo eu e minha mãe e o meu pai (que não mora comigo) como fiador.

    Obrigado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenda!

      É melhor verificar com a CPSA da sua faculdade como agir nessa situação, pois tem algumas CPSAs que são bem rigorosas. Se a inclusão da renda dele não influenciar no percentual a que terá direito ou no direito ao FGEDUC, caso sua faculdade tenha o fundo garantidor, é melhor colocá-lo.

      Excluir
  83. Olá. Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo por este trabalho que você desempenha neste blog, ajudando a nós estudantes.
    Tenho uma dúvida: A renda do fiador precisa ser 2x o valor da mensalidade do curso ou 2x o valor financiado (no meu caso, 50%)?
    Eu fiz o cadastro no site, ele aceitou o fiador, e a CPSA também, mas ao chegar no banco, fui informado que o valor da renda do fiador não era suficiente. O certo não era o sistema do site ter negado, já que ele pergunta os dados pessoais e a renda do fiador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios!

      SE notar no seu DRI , o valor que está em negrito é o valor da mensalidade COM desconto, sem levar em conta o percentual do financiamento, por esse motivo é que os bancos exigem 2 vezes o valor da mensalidade integral com desconto sem levar em conta o percentual do financiamento.
      Por esse motivo acho que o site está errado.

      Excluir
  84. Eu e Meu irmão que moramos na mesma casa podemos fazer Fies os dois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vocês dois podem fazer o Fies, sem nenhum problema.

      Excluir
  85. A minha avó será minha fiadora. Ela é aposentada a muitos anos e ele pediram a xerox da carteira de trabalho dela, sendo que ela perdeu, o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna, apresente a comprovação de aposentadoria da sua avó. É ridículo solicitar carteira de trabalho de quem já se aposentou.

      Excluir
  86. Boa tarde. Parabéns pelo ótimo trabalho aqui no blog.
    Gostaria de saber, eu sou autônomo e moro sozinho, e possível eu conseguir Fies levando o como comprovante de renda o DECORE-(Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos)e documentos necessários?
    Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios Daniel!
      Eu acredito que não haverá problema, mas isso é decidido e verificado pela CPSA da sua faculdade. Verifique isso e os documentos com a sua CPSA.

      Excluir
  87. Ola Flavio, Parabens pelo Blog..
    Minha duvida, tenho 17 anos e irei completar 18 em Dezembro, moro com meus avós, e estou querendo usar Fies para pagar 50% da minha faculdade, a unica renda atualmente é da aposentadoria do meu avô que tem 79 anos, gostaria de saber se ele pode ser meu fiador já que não moro com minha mãe e não tenho contato com ela, portanto teria que ser meu avô mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriano, obrigado pelo elogio!

      O seu avô pode ser seu fiador e pode fazer parte do seu grupo familiar, sem nenhum problema. Se não mora com sua mãe, e tem como comprovar isso, não haverá problema quanto a isso na inscrição.

      Excluir
  88. Oi Flávio, minha dúvida é a seguinte:

    A faculdade exige a documentação do grupo familiar, correto? Mas meu pai é inadimplente, tem o nome sujo, porém ele não será meu fiador. Terei algum problema, nesse momento, em contratar o FIES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe! Não há nenhum problema se o nome de algum dos integrantes do grupo familiar estiver com restrição.

      Excluir
  89. Oi Flavio, otimo site

    Então, vou prestar vestibular na unip no sabado, gostaria de saber quando devo correr atrás do fies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jean, obrigado pelo elogio!

      Se está fazendo vestibular para o 1º/2014, a inscrição no Fies poderá ser concluída a partir de 01/01/2014.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.