Clique abaixo para entrar diretamente no assunto

sábado, 28 de janeiro de 2012

Passo a passo da inscrição do Fies

Primeiramente você deve estar matriculado em uma Instituição de Ensino Superior (IES) credenciada que tenha feito a adesão ao Financiamento Estudantil (Fies) no semestre que você está pleiteando.
Agora não existe mais período de inscrição. Basta que na sua IES exista limite para contratação e a inscrição poderá ser feita em qualquer dia do ano.
As inscrições concluídas de 01 de Janeiro até 30 de Junho irão se referir ao 1º semestre.
As inscrições concluídas de 01 de Julho a 31 de Dezembro irão se referir ao 2º semestre. 
Entre no site:  http://sisfiesportal.mec.gov.br/,   aparecerá a tela abaixo:

Clique em: Inscreva-se no Fies, e aparecerá a tela abaixo:
Caso ainda não seja cadastrado, entre no clique aqui da opção Primeiro Acesso, para se cadastrar; aparecerá então a seguinte tela:
Dica: Faça a inscrição com um email pessoal que você usa constantemente e gratuito. Não use o email da empresa onde trabalha ou email de um provedor pago, que pode ser cancelado posteriormente, pois você irá precisar do email para recuperar a senha, caso a esqueça. Além do mais você terá de aditar o contrato a cada semestre utilizando a sua senha.
Obs.: Para preservar os dados pessoais do estudante que está fazendo esta inscrição, algumas das próximas telas serão exibidas parcialmente.

Após entrar com a sua senha, você deverá inserir os dados cadastrais.
Após conferir cuidadosamente tudo o que foi cadastrado, clicar em “Gravar e Prosseguir” no final da tela.
Nesta tela referente ao 2º passo, você deverá incluir os membros do seu grupo familiar:

Dica: esta etapa é importante, pois a quantidade de membros do seu grupo familiar poderá definir a porcentagem máxima do seu financiamento.
Mas, lembre-se: a CPSA (comissão permanente de Seleção e acompanhamento) da sua IES exigirá a documentação do grupo familiar.
Após preencher os dados, clicar em “gravar e prosseguir”.


Na próxima tela, passo 3, insira os dados do seu curso, instituição e o local onde está matriculado, além dos dados financeiros e termos do financiamento. 

 
Normalmente nesse passo 3 ocorre a maior parte dos erros na inscrição.
Leia atentamente as dicas a seguir:
Dica 1: Total de semestre já concluídos: caso você seja Graduando, não conte o semestre que você está estudando. Por exemplo: se você está fazendo a inscrição no dia 30 de junho ela refere-se ainda ao 1º semestre, mesmo que já o tenha concluído na faculdade.
Atenção: Caso você seja Ingressante e passou no vestibular para o 2º semestre, deverá esperar até o dia 01 de Julho para fazer a sua inscrição.


Dica 2: Um erro muito comum é confundir Semestralidade com Mensalidade.  O valor a ser  colocado é o da Semestralidade: que é a mensalidade vezes 6.
Se a inscrição, depois de finalizada no último passo  for confirmada com o valor errado, você não terá como alterá-lo, e terá de fazer uma nova inscrição após vencer o prazo desta.   

Dica 3: solicite junto à sua IES os valores da sua semestralidade SEM desconto , semestralidade  COM desconto e Valor da semestralidade atual. Note que existe uma interrogação(conforme figura abaixo). Clique nela para esclarecer os pontos em questão e não errar.  
Ao clicar na primeira interrogação abrirá este quadro que explicará o que é semestralidade SEM desconto. 
Na segunda interrogação, valor da semestralidade COM desconto, conforme abaixo:
Na terceira interrogação ocorre um erro muito comum: o estudante colocar um valor menor do que o da semestralidade COM desconto. Esse valor só deve ser diferente caso você esteja cursando menos disciplinas no semestre em questão.
O percentual de renda familiar é fundamental para definir o percentual máximo a ser financiado. Aperte em: clique aqui para saber como foi calculado. 
Na interrogação do percentual de financiamento solicitado você tem a explicação, de acordo com a lei do Fies para o percentual máximo a que você terá direito.  Esta regra da inscrição foi alterada em 10 de abril de 2012 pela Portaria Normativa nº 7,  agora o que vale é o seguinte:
I-Financiamento de até 100% (cem por cento) dos encargos educacionais cobrados do estudante por parte pela IES, quando o percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita for igual ou superior a 60%(sessenta por cento), não podendo a renda familiar mensal bruta exceder 10 (dez)salários mínimos;
II - até 75% (setenta e cinco por cento) dos encargos educacionais cobrados do estudante por parte pela IES, quando o percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita for igual ou superior a 40%(quarenta por cento) e inferior a 60% (sessenta por cento), não podendo a renda familiar mensal bruta exceder 15 (quinze) salários mínimos;
III - de 50% (cinquenta por cento) dos encargos educacionais cobrados do estudante por parte da IES, quando o percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita for igual ou superior a 20% (vinte por cento) e inferior a 40% (quarenta por cento), não podendo a renda familiar mensal bruta exceder 20 (vinte) salários mínimos;
IV- O estudante cuja renda bruta familiar exceder a 20 salários mínimos não terá direito ao FIES.

Atenção : O percentual do financiamento, em nenhuma hipótese, poderá ser aumentado após a assinatura do contrato.
Após confirmar  todos os dados, “Gravar e Prosseguir.”

No passo 4 você terá acesso a simulação do financiamento, para que tenha uma noção de quanto pagará pelo financiamento. O valor é baseado na mensalidade atual, sem nenhuma correção, mas serve para que tenha um indicativo de quanto pagará pelo financiamento. Após escolher o melhor dia para vencimento, clique em “simular.”

 
Após a simulação, clique em Prosseguir.
Aparecerá então o passo 5, que lhe dará a oportunidade de escolher o banco e a agência do banco onde você deseja fazer a contratação.
Dica 1: Você não poderá modificar o banco depois de finalizar a inscrição. Caso opte pela Caixa, não poderá, em nenhuma hipótese, fazer a contratação no Banco do Brasil e vice versa.
Dica 2: Escolha de preferência uma agência onde moram seus familiares mais próximos, pois após assinado em uma agência, todas as renovações (aditamentos) terão de ser feitas nesta mesma agência. Caso alguém não possa comparecer no dia da assinatura pode ser passada um procuração pública( exceto para estudantes menores de idade e representante legal do estudante).

Passo 6: nesta tela escolha o tipo de garantia do contrato, especificadas a seguir:
Fiança convencional: é prestada por pessoa física, não pode ser prestada por empresa.  E ao contrário do que alguns imaginam pode ser prestada por qualquer membro do grupo familiar, inclusive pai e mãe.
Fiança solidária: é a fiança prestada por grupos de 3 a 5 estudantes da mesma IES, que não podem ter relação de parentesco entre si.
Fundo garantidor:  é o contrato sem Fiador. A garantia é dada por um fundo criado pelo governo federal para este fim.
Leia bem sobre a opção escolhida. Nesta Inscrição foi escolhido o fundo garantidor.
Dica 1: é comum confundir Fiança solidária com Fundo garantidor. São coisas totalmente distintas. Fiança solidária é constituída por um grupo de estudantes que se garantem uns aos outros. 
Fundo garantidor é que é o contrato sem fiança.
Dica 2: somente aparecerá a opção de Fundo Garantidor caso  você tenha direito , de acordo com os requisitos exigidos. 
Caso a opção tenha de ser a fiança tradicional, terá de preencher alguns dados do fiador para que possa prosseguir e aparecer a tela  abaixo, passo 7 e último.
 Caso a sua IES não tenha limite financeiro para contratação do Fies, aparecerá a seguinte tela:
 
Caso a sua IES ainda tenha limite financeiro aparecerá a tela abaixo.   
ATENÇÃO:
Confira todos os dados, minuciosamente.
Após confirmar a inscrição, não terá como alterá-los.
Só poderá haver alteração se a CPSA da IES após o processamento da inscrição liberar o acesso para modificação dos dados.
Clique onde está a seta para imprimir o seu comprovante de inscrição. Atenção para o prazo máximo para levar o comprovante para a IES. Perdido o prazo terá de fazer nova inscrição.
Após clicar aparecerá esta tela:
Você terá de imprimi-la e levar o mais rápido possível para a IES para que possa ser validada. Na IES eles terão de gerar um documento chamado DRI (Documento de Regularidade de Inscrição) a ser levado ao banco e a agência de sua escolha.
Nesse documento constará o período para comparecimento ao banco, que deverá ser respeitado, pois caso venha a perder esse prazo terá de fazer uma nova inscrição. 
Observação: Esta inscrição foi feita em Agosto de 2011. 
*Indico que, após fazer a inscrição, leia o post Guia rápido para a contratação do Fies, que você pode acessar  aqui
*Para fazer o download gratuito das músicas deste blog e curtir minha página, entre no endereço abaixo:
https://www.facebook.com/pages/Flávio-Colares/363430400342476
*Devido a uma maior interatividade, as dúvidas  estão sendo esclarecidas  no grupo " Tudo sobre Fies" no Facebook: https://www.facebook.com/groups/503103603077760/

187 comentários:

  1. Oi Colares!!Tbm sou Colares :D
    Boa noite!
    Sobre o comprovante de rendimentos do fiador. Eles pegam o bruto ou o líquido?

    Outra coisa: eu não trabalho e eu quem sou a estudante. Precisa comprovar alguma coisa que eu não trabalho??

    ResponderExcluir
  2. Olá Flávio! Tenho algumas dúvidas.

    1º Eu tenho que me matricular na faculdade antes mesmo de fazer a inscrição no site do Fies?

    2º Eu moro na casa de uma amiga, alugo um quarto lá. No caso a renda familiar é só a minha. certo?

    3º Eu sou autônoma, sou fisioterapeuta, atendo pacientes a domicílio, e não faço declaração de renda, pois minha renda anual não chega ao mínimo para precisar fazer. A única forma de comprovação seria a minha conta, que é uma conta poupança, mas eu uso para movimentação. Você acha que serviria?

    Atenciosamente
    Junielle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Junielle!
      Respondendo às questões:
      1º) Você tem de ter um vínculo com a faculdade. Ao finalizar a inscrição, você deverá estar matriculada, para que a faculdade possa validar a sua inscrição. O melhor é se informar na faculdade onde pretende fazer o Fies, qual o critério que eles utilizam.
      2º) A CPSA ( Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento) da sua faculdade terá de analisar a sua documentação, entre em contato com eles para ver como faz para comprovar que é única integrante do grupo familiar.
      3º) Neste blog tem a relação oficial , em um post, referente a comprovação de renda de autônomo. De qualquer forma entre em contato com a CPSA.
      Há uma grande variação no nível de exigência de CPSA para CPSA, de faculdade para faculdade, por isso não há como lhe falar com certeza como a sua faculdade e a CPSA irão tratar cada caso, ok?

      Uma dica: mesmo recebendo abaixo do mínimo para pagar imposto, você pode declarar o imposto de renda, e ela servirá como comprovação de renda. Até por volta de R$2.000,00 ninguém paga imposto.
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Olá Flávio.
    Tenho algumas duvidas.
    1° Eu me formei no 2°grau em 2009 mas nunca fiz o ENEM. terá algum problema na hora da inscrição?
    2° No momento eu trabalho de carteira assinada mas se eu for para faculdade eu terei que largar o emprego, eu moro com meus pais e uma irmã de 5 anos, meu pai está desempregado no momento, e minha mãe possui uma pequena malharia em seu nome e emprega mais 9 pessoas. Será que eu conseguirei 100% da bolsa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson.
      Respondendo:
      1º)Só é exigido Enem de quem se formou no ensino médio a partir de 2010.
      2º)A porcentagem é verificada em função da renda per capita. Você pode entrar no site Sisfies e fazer uma simulação para ver se a renda permite qual porcentagem de financiamento.

      Excluir
    2. O meu maior problema é o seguinte, se eu não conseguir os 100% da bolsa eu não vo poder arcar com os custos já que terei que deixar meu emprego. Ai tenho muitas duvidas.
      Explicando melhor, minha mãe tem essa micro empresa, mas ela tira em torno de R$1000,00 mensais para si, e essa é a unica renda fixa mensal, e meu pai apesar de estar desempregado possui um pequeno negócio, mas não é nada registrado, e a renda dele é por semestre.
      1°)Então eu terei que arrumar somente os 1000,00 reais da renda fixa de minha mãe?
      2°)E quando quando for verificado que ela possui essa micro empresa em seu nome isso trará algum problema por causa da renda bruta do negócio dela?
      3°)E quanto a inscrição, o FIES também irá cobrir essa despesa?
      4°)A faculdade para aonde eu irei é em outra cidade ai terei que me mudar para lá, isso implica com alguma regra do financiamento?
      5°)Eu posso pegar uma pessoa que já seja aposentada como meu fiador?

      Excluir
  4. Olá Flávio, minha dúvida é a seguinte.. estou matriculada para fazer direito e queria financiar pelo menos a metade da faculdade. o valor da mensalidade é 711,12. no terceiro passo pede o valor da semestralidade com desconto, que desconto seria esse? e depois pede o valor da semestralidade atual com desconto, como é feito essa conta que valor que tenho que pegar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taynara, peça esse valor à sua faculdade. O valor da semestralidade atual com desconto só é diferente do da semestralidade com desconto caso vá cursar menos disciplinas neste semestre.

      Excluir
  5. Para um estudante que o pai tem empresa aberta mas passa por dificuldades muito grande e acabou por abrir um CNPJ no nome da filha, esta poderá pleitear o financiamento pelo FIES. Ela não tem nenhuma renda é menor ainda, sem um financiamento não tem como fazer a faculdade, como pode proceder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, não há problema em possuir uma firma no nome, isso não é impedimento para conseguir o Fies.

      Excluir
  6. Olá, parabéns pelo site, tem me ajudado muito. Bom, Estou com um problema no momento da inscrição, no preenchimento do órgão emissor do RG não aparece o meu que é SPTC, apenas SSP e vários outros. Como proceder?

    ResponderExcluir
  7. Esqueci, tenho outra duvida. Eu já paguei a primeira parcela do semestre, caso eu consiga sucesso no fies, haverá devolução dessa mensalidade paga ou o fies começa a cobrir a segunda parcela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eric, obrigado pelo elogio!
      Respondendo:
      1)Deve ter a opção "Outros Emissores", se não tem a sua, coloque esta.
      2)Normalmente a faculdade devolve posteriormente o que foi pago em duplicidade. Veja com a CPSA na hora de entrega da documentação. Caso seja preciso alterar algo na inscrição eles reabrirão a sua para correção.

      Excluir
  8. Olá flávio....meu sobrenome tb é Colares...que surpresa. Enfim, gostaria de saber se o FIES não considera seus gastos mensais como aluguel, contas diversas e empréstimos para ver que vc realmente não tem condições de pagar a faculdade? Como renda ele considera vale alimentação, refeição e transporte (pq eles vem no meu holerite)? POsso adiantar a inscrição antes da matrícula? E uma outra pergunta: após eu fazer a inscrição levar à Universidade quanto tempo mais ou menos para eu começar a usufruir do FIES? A e uma última: tenho uma renda de 4 salários (contando com vale alimentação, refeição e transporte), a pessoa que divide apto comigo tem cerca de 4 salários tb. Consigo financiar qto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Prima, tudo bem?rsrs
      Respondendo :
      1) O Fies só considera renda bruta, não leva em conta as despesas, ok?
      2) Normalmente esses vales e auxílio transporte não são considerados, mas isso você terá de verificar com a CPSA, pois eles podem fazer uma análise diferente.
      3) Após a finalização da inscrição, terá, no máximo, 20 dias para contratar o Fies.
      4) A pessoa que divide apartamento com você faz parte do seu grupo familiar?
      5) O cálculo do percentual do financiamento é feito na inscrição, de acordo com a sua renda per capita.

      Excluir
  9. Flávio, por favor,

    acabei errando um dos dados (renda familiar) no preenchimento e confirmei minha inscrição. Como não havia a opção de alterar, esperei, de propósito, passar o prazo para levar a documentação na faculdade, crente que minha atual inscrição seria cancelada. Desde 14/01/13, no entanto, quando, em tese, minha inscrição seria cancelada e eu poderia prosseguir com uma nova, eu não consigo alterar as informações. O que eu faço? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marília, a CPSA poderia ter reaberto a sua inscrição para correção, e assim você poderia alterar, sem problema, a sua inscrição.
      Agora terá de esperar de 10 a 15 dias, após o prazo de comparecimento à CPSA, para fazer nova inscrição.

      Excluir
  10. E uma outra pergunta: a pessoa que mora comigo consta no contrato de aluguel. Não somos casados no civil. Ele conta como grupo familiar? Ele pode ser meu fiador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não tem algum comprovante de endereço em seu nome? Não é obrigatório, caso não seja casada,constar uma união estável no sistema do Fies, além de poder significar um menor valor de financiamento.
      Se não são casados ele pode ser seu fiador.

      Excluir
    2. Então primo todos os comprovantes estão no meu nome. Não somos casados. Não devo colocar renda dele então né?

      Excluir
    3. Acho melhor não. Assim tem possibilidade de conseguir um valor maior, além do fato de que vocês, legalmente, não serem nda um do outro.

      Excluir
  11. Flávio Boa Tarde !!!
    Fiz minha inscrição para o FIES dia 3 de janeiro gerando uma data limite para entregar os papeis na faculdade até dia 14/01, bom levei os papeis no mesmo dia para a faculdade, bom até aqui tudo bem, mas quando fui na faculdade entregar os papeis a faculdade alegou que o fies tinha abrido as vagas mesmo não tendo permissão da faculdade, ele não aceitaram os papeis, mas reabriram minha inscrição e falam para mim ir ligando para saber se eu já poderia levar os papeis, liguei do dia 04/01 até o dia 15/01 que foi quando eles me falaram q estavam aceitando.
    Bom agora que entra a questão, a data limite não esta alterando, mesmo se eu faço alguma mudança na inscrição ela continua a mesma 14/01, não sei o que fazer, ja conversei na facul nada nem no mec, tenho medo de perder a vaga que eu tinha conseguido :(
    Será que se eu finalizar a inscrição e pedir para eles cancelarem pq "eu não entreguei os papeis até a data" eu consigo fazer uma nova inscrição gerando uma outra data limite ??
    desde já agradeço, valeu e mto obrigadoo !!!
    e parabéns pelo blog !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ronaldo!
      pelo seu relato acredito que não chegou ao final da sua inscrição, a inscrição ainda não deve ter sido finalizada? Somente depois de finalizada é que terá a sua garantia de vaga. Finalize a inscrição que, aí sim, será gerado novo prazo.

      Excluir
  12. Oi, moro com meus tios de favor, e no caso eu trabalho e irei pagar minha faculdade sozinha, e ali eles pedem a rende da familia, posso colocar dos meus pais que moram em outro estado? Outra pergunta, o fiador pode ser qualquer pessoa? Indiferente se o valor que ela ganhe seja muito alto, vai influenciar na porcentagem que posso ganhar no FIES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Você não tem como colocar seus tios como participantes do seu grupo familiar. No seu caso só seus pais. A renda dos seus pais é que pode influenciar no percentual a ser concedido. A renda do fiador é irrelevante neste caso.

      Excluir
    2. Entendi. Mas no caso não seria a renda das pessoas que eu estou morando no momento? No caso se eu colocar a renda do meu pai e ela for de 3000, você acha que eu consigo pegar uma porcentagem boa no fies? Sendo que meu curso custa 693,00 . E ele é autonomo, tem algum problema nisso tambem, ou nao? Muito obrigada pela atenção de verdade,

      Excluir
    3. Se ele é autônomo, como irá comprovar a renda dele? Veja a relação oficial de documentação para entrega à CPSA , neste blog, ok? Se é autônomo pode ser que ele só consiga comprovar uma renda menor, o que é bom pra você. O que é verificado no caso da porcentagem de financiamento é a renda per capita, ok?

      Excluir
  13. Flávio , completando o que o Ronaldo Yeste disse : a inscrição dele foi finalizada. Mas como teoricamente ele perdeu o prazo de comparecimento á CPSA, estamos aguardando o sistema do site reabrir a inscrição dele para que possamos fazer uma nova inscrição. A faculdade disse que isso pode durar em torno de 10 dias.A minha dúvida é se é necessário entrar em contanto com o mec para que esse inscrição seja liberada para ser concluida, ou se o próprio sistema a libera? Pq como ele disse, após saber que como o empecilho gerado pela faculdade, perdemos a data , finalizamos a inscrição dele no dia 15/01. Hj já é dia 21 e o sistema ainda nao liberou a inscrição para q seja feita outra. é normal mesmo essa demora?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela, demora de 10 a 15 dias para o sistema liberar novamente a inscrição. Até hoje eu não sei a razão de demorar tanto tempo.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thalita!
      Para saber como funciona a inscrição, leia o post guia rápido para a contratação do Fies neste blog, ok?
      Se o seu financiamento for de 100% a faculdade terá de lhe devolver a matrícula. Caso não consiga o Fies, certamente eles não lhe devolverão, mas converse som eles para verificar qual a possibilidade de aprovação do Fies, pois hoje depende do valor que é solicitado pela faculdade.

      Excluir
  15. Ola,
    Sou vendedora meu salario e variável recebo em media 1289 as vezes 2200 bruto,
    meu marido e policial recebe em media 2600,tenho uma filha de 4 anos que estuda em escola particular,meu curso e 977,90 sera que consigo 100% do fies?

    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, para o financiamento ser de 100% é preciso que o pagamento da mensalidade comprometa 60 ou mais da renda bruta per capita familiar(renda bruta dividida pela quantidade de pessoas do grupo familiar)

      Excluir
  16. Olá Flávio, tenho outra duvida que não mencionei. Eu moro com meu pai e minha mãe, meu pai está desempregado no momento, eu estou recebendo o seguro desemprego, e minha mãe ganha pouco menos de 2 salários. Então, no caso, somente ela tem comprovação de renda, exato? Mas o problema é que a carteira dela está assinada com apenas 1 salário e não está atualizada, ou seja, o salário descrito na carteira está bem abaixo do atual. Eu coloco o salário que ela realmente recebe ou é necessário o salário da carteira? Ela é empregada doméstica. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eric!

      Pode colocar só o que pode comprovar. Não existe renda mínima para o Fies.

      Excluir
  17. Boa noite,

    Tenho duvida em relação ao FIES, eu fiz minha inscrição no site, e uma das coordenadas dadas a mim após a inscrição era de comparecer na Faculdade no prazo de 10 dias, não consegui comparecer nesse determinado prazo, agora a funcionaria da faculdade me disse que era pra fazer outra inscrição no site. Só que quando vou iniciar outra inscrição, consta que meu CPF já esta cadastrado no plano. Então queria saber o que posso fazer diante disso.

    Outra coisa é a tal semestralidade com e sem desconto. O que a faculdade me passou até agora foi que pagando Adiantado a gente tinha 30% de desconto e, pagando depois seria o valor normal. Seria esse então o tal desconto da semestralidade ?

    Aguardo retorno com mais breve resposta, pois quero tentar fazer isso tudo ate quarta, pois meu financiador trabalha e não pode perder dia trabalho, e terei que pagar o valor integral da mensalidade novamente se eu não resolver isso até final do mês.

    Att.,

    Igor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Igor!
      Se perdeu o prazo, a inscrição é normalmente liberada dentro de 10 a 15 dias após o final do prazo que você tinha.
      Quanto ao valor da mensalidade com desconto, você deve se informar na sua faculdade, ok? Os valores do Fies são repassados mês a mês, não há como ter desconto referente a semestralidade com desconto.
      O fiador pode passar procuração pública, caso não possa assinar o contrato.



      Excluir
  18. Flavio, estava na parte do Curso/Financiamento e veio está mensagem
    (302) - Esgotado o limite financeiro da Instituição de Ensino. Favor entrar em contato com a CPSA.

    o que é? e o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vander, leia por favor o post Erro 302 esgotado o limite financeiro, neste blog.

      Excluir
  19. Oi boa tarde queria uma informação, se possível.Tenho 30 anos e recebo auxílio doença há 3 anos, renda mensal de 700 reais. Moro com um amigo, divido as despesas com ele, não sobrando para os estudos. Fiz vestibular em 2 instituições e passei, porém na que realmente eu queria cursar Ciências Contábeis, me falaram que pela minha renda ser baixa e eu não morar com família seria complicado eu conseguir o FIES e que eles eram muito criteriosos na documentação e a procura era grande por ser a maior faculdade aqui da cidade . A moça do setor do FIES, na instituição, disse que seria melhor eu entrar na outra instituição onde a procura seria menor e mais fácil a contratação ao financiamento e depois pedir a transferência. Achei de uma tremenda sacanagem pois eu achava que o FIES era destinado preferencialmente há pessoas que não tivessem condições de pagar os estudos. Agora não sei o que fazer pq tenho toda a documentação e tenho como provar que todas essas minhas informações são verídicas, mas fico com medo de fazer a matrícula e depois não conseguir o financiamento e ficar com uma divida enorme, já que não vou ter condições de pagar uma mensalidade de 800 reais do curso. Oq você me sugere? Obrigado e se possível, aguardo um retorno.
    Rodrigo Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo!

      O Fies é exatamente para isso, para beneficiar as pessoas de menor renda. Tanto é que o MEC fixou o teto máximo, de 20 salários mínimos de renda bruta familiar, para a concessão do financiamento. Não existe renda mínima.
      Se tem como provar, a CPSA da faculdade terá de ser desonesta para não validar a sua inscrição.

      Rodrigo, uma coisa que acontece é que, muitas faculdades solicitam um valor muito pequeno para concessão de Fies. Assim, poucos estudantes conseguem. Talvez a pessoa da faculdade quis lhe dizer que você conseguirá mais fácil o Fies na outra faculdade.

      Excluir
  20. Flavio o ano passado tentei fazer uma inscrição para um curso ead mas nao sabia q nao dava agora nao consigo concluir a inscrição desse ano por que fica dando um aviso de curso nao aceito e nao consigo passar do passo 2 de minha inscriçaõ Aviso 512

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ton,, o aviso 512 quer dizer o que ? qual a mensagem que aparece junto com o aviso?
      Pode ser que você esteja tentando mudar para alguma faculdade que não tem limite financeiro disponível, aí o site não aceita a mudança, enquanto não houver limite disponível.

      Excluir
  21. Olá Flávio, fiz minha inscrição dia 4 de janeiro, mas por motivos de força maior perdi o prazo para ir a cpsa. Ainda não consegui refazer a inscrição, e só agora vi em outro comentário que são de 10 a 15 dias certo?
    Uma coisa ficou na minha cabeça depois da inscrição, os dias são corridos mesmo? Não conta final de semana? Dia 4 foi numa sexta, e meu prazo foi até dia 14 :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol. O prazo é de 10 a 15 dias corridos, mais ou menos.

      Excluir
  22. Olá Flávio , moro com meus pais mas sou maior de idade (26 anos) e eles não me ajudam financeiramente. Recebo bolsa cnpq de mestrado apenas. Porém, eu gostaria de cursar outro curso, que compromete metade da minha renda. Queria finaciar com o FIES. No entanto , se eu contar a renda dos meus pais não irei conseguir o financiamento. O que eu posso fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe seria minha fiadora.

      Excluir
    2. Aline, isso dependerá da análise da CPSA. Informe sobre a situação pois serão eles que irão analisá-la, ok?

      Excluir
  23. Minha inscrição do fies está bloqueada, preenchi a incrição duas vezes e imprimi para levar ao banco, e não consegui ser atendida pois não havia dia desocupado, assim o prazo expirou, agora minha inscrição bloqueou, não consigo renovar e nem imprimir com uma nova data para dar entrada, o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssyca, ela só é desbloqueada de 10 a 15 dias após o final do prazo de comparecimento.

      Excluir
    2. Mais ja tem mais de dois meses do ultimo prazo que eu perdi e até agora nada!

      Excluir
    3. Mais ja tem mais de dois meses desde a ultimo prazo perdido! E minha inscrição continua bloqueada!

      Excluir
    4. Jéssyca, segundo informação que recebi de um membro de CPSA, as datas não estão sendo atualizadas pelo sistema. Finalize a inscrição, imprima o comprovante e leve-o à CPSA e peça para que eles a validem, ok? verifique se a sua faculdade tem limite financeiro suficiente. Se não tem dará erro 302. Se a inscrição for finalizada irá gerar a mensagem: Inscrição concluída com Sucesso!"

      Excluir
  24. olá Flávio
    uma duvida só...
    O valor que é colocado quando se inscreve no site, é o valor da semestralidade atual do curso. Mas e se o valor da semestralidade subir com os reajustes semestrais, como ficaria o financiamento?
    Teremos que pagar a diferença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson. O valor contratado é em porcentagem não em valor.

      Excluir
  25. Flavio.. voce sabe quais documentos o banco precisa para contratar o fies? Nao sei quais levar. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inocência, entre em contato com a agência onde irá fazer a contratação, é a melhor opção , já que existe variação no nível de exigência de agência para agência.

      Excluir
  26. Boa tarde Flávio!
    Minhas duvidas são as seguintes:
    Gostaria de fazer o curso de pedagogia, e contar com o FGEDUC. Já me informei na faculdade e eles aderiram ao fundo. Li na internet, que se estiver matriculada em um curso de licenciatura não precisaria ter um fiador, que pra mim é um grande problema. O meu Esposo tem renda de 3,519, e a renda per capita é de 703,80, quando liguei na faculdade para pedir informações eles disseram que iria depender da renda...
    Basta estar matriculada em curso de licenciatura, ou depende da renda?
    Essa renda pode me atrapalhar para conseguir o FGEDUC ?
    Se eu conseguisse um fiador qual teria que ser o valor do curso pra conseguir 100% do financiamento?

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, se a faculdade aderiu ao FGEDUC, não importa a renda do grupo familiar do estudante, no caso de curso de licenciatura.

      Grande abraço!

      Excluir
  27. olá Flávio.
    Estou com um problema no passo 3, não esta aparecendo a instituição em que eu fiz a matricula. Oque eu deverei fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson!
      Provavelmente a sua faculdade tem algum problema de adesão com o Fies, ou é algum problema tecnológico do sistema do Fies. Informe-se na sua faculdade.

      Excluir
  28. Ola meu nome é Heverton estou atualmente desempegado e recebndo o seguro desemprego e meu grupo familiar é somente eu. O que eu devo colocar no campo da renda ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Heverton!

      O melhor a fazer é consultar a CPSA, pois serão eles quem irão analisar a documentação que comprova os dados da inscrição. Há diferentes formas de análise de CPSA para CPSA.

      Excluir
  29. ola Flavio minha duvida é tenho 2 irmaos q sao menores de idade e ao fazer minha inscriçao no grau de parentesco n consegui colocalos o q fazer e como???obrigado pela atençao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandra!
      Se eles tem 14 anos ou mais o sistema exige que eles tenham CPF. Se este for o caso, vá a uma agência dos Correios e faça o cadastramento deles, no dia seguinte o número já estará disponível para consulta.

      Excluir
  30. oi...eu tava fazendo a minha inscrição normalmente, mas na aba comfirma apareceu o seguinte aviso..
    (302) - Esgotado o limite financeiro da Instituição de Ensino. Favor entrar em contato com a CPSA.

    isso na hora de comfirma a inscrição..o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edu! Leia o post neste blog: Erro 302- Esgotado o limite financeiro , publicado neste ano de 2013.

      Excluir
  31. Respostas
    1. Oi ! A faculdade não é obrigada a solicitar limite financeiro para o Fies. A faculdade também não é obrigada a aderir ao Fies, pois com a adesão a faculdade também assume obrigações. Acho difícil alguma ação judicial nesse sentido ter sucesso.

      Excluir
  32. Oi flávio..estou com muitas dúvidas referente ao fies, por favor ajudaa...
    1) moro sozinha e não possuo renda, meus pais moram em outra cidade e tenho uma irmã q não mora com eles pq é casada legalmente e mora em outra cidade tbm...tenho q colocá-la no grupo familiar ou só os meus pais??
    2)meus fiadores podem ser o meu pai e a minha mãe mesmo eles sendo casados??
    3)a minha mãe tem renda de 1000,00 comprovada, eu não tenho renda e o meu pai não tem renda fixa então ele irá fazer o DECORE para comprovar...se a minha mensalidade é de 1.200,00 qual o valor q eu teria q por como renda do meu pai para ganhar 100% do financiamento??
    4)se eu não tenho comprovante de residência no meu nome, como faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!

      Respondendo ás suas perguntas:
      1) Não precisa colocar sua irmão pois sendo casada e morando em outra cidade não tem como pertencer ao seu grupo familiar.Ela não participa da renda do grupo familiar ao qual você pertence.
      2) Sim. Seus pais podem ser fiadores, cada um com a renda individual deles.
      3) Para conseguir os 100% o valor da renda per capita ( renda bruta dividida pela quantidade de membros do grupo familiar) terá de ser comprometida em 60% ou mais com o pagamento da mensalidade. Suponhamos que a renda bruta da sua família fosse R$ 3600,00, dividido por 3 daria R$ 1200,00; Assim estaria comprometendo 100% da renda bruta per capita.
      4) Tem um post sobre a documentação neste blog, publicado este ano, ok? Relação oficial de documentação para entrega á CPSA. De qualquer maneira pergunte à CPSA pois será ela que irá analisar a documentação da inscrição.

      Excluir
  33. Olá Flávio,

    Estou com algumas dúvidas!
    Moro com minha mãe, irmão e com o meu padrasto com mais 2 irmãos por parte dele, e minhas perguntas são as seguintes.
    - Posso colocar apenas o nome da minha mãe e irmão?
    - Minha mãe não trabalha, desta forma iria colocar apenas a minha renda de R$ 1.000,00 como estagiaria há algum problema?
    - Não queria colocar ele no grupo, pois teria que pedir os documentos dele, e confesso que não estamos numa fase boa para pedirmos algo um ao outro, eu me banco sozinha ( pago minha faculdade, minhas contas e afins), porem como a mensalidade aumentou muito não estou conseguindo administrar, então posso dizer que apenas moro com ele.

    Fico no aguardo para prosseguir com a minha inscrição, detalhe vou fazer com o Fundo Garantidor meu nome esta limpo, sem nenhuma restrição.
    Obrigada e ótimo blog!

    ResponderExcluir
  34. Oi Alana!

    Essa análise da documentação da inscrição é feita pela CPSA, e cada uma tem uma visão diferente. O melhor. se for possível, é entrar em contato com a sua CPSA para verificar o que pode ser feito, ok?
    Se não der pra entrar em contato a CPSA pode reabrir a sua inscrição para correção, caso haja alguma coisa pra ser alterada.

    ResponderExcluir
  35. Flávio,fiz minha inscrição,só q acabei cadastrando meu e-mail errado,como faço pra corrigir e receber o e-mail para poder me cadastrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, há a opção recuperar senha e recuperar email no site de inscrição, é só entrar no site. Caso tenha alguma dúvida ligue 0800 616161.

      Excluir
  36. Oii Flávio..mais uma dúvida...se meus pais moram em uma cidade e eu em outra, coloco o meu endereço onde eu moro e o dos meus pais onde moram ou coloco o meu endereço como sendo o mesmo deles??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for para a CPSA melhor perguntar para eles. Se for para o banco, qualquer um dos dois, desde que seja o último.

      Excluir
    2. e para perguntar à CPSA entro em contato com a faculdade??

      Excluir
  37. oi Flávio...estou fazendo a inscrição e fiquei em dúvida onde pergunta a agência onde vou fazer a contratação...tem q ser na mesma cidade onde é a faculdade ou pode ser em outra??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, pode ser no domicilio acadêmico ou domiciliar do estudante.

      Excluir
  38. Estou com um pouco de medo de fazer o contrato no site do FIES errado...
    Se eu Optar pelo Fundo Garantidor eu tenho que está trabalhando???
    E que tipo de comprovante de renda é preciso ???
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se algum dado estiver incorreto, a CPSA pode reabrir a sua inscrição para correção. Não é necessário em nenhum tipo de garantia que o estudante esteja trabalhando.
      A relação de comprovantes você pode acessar no post Relação oficial de documentação para entrega à CPSA, neste blog.

      Excluir
  39. Oi Flavio! tenho uma dúvida: no post de como realizar a inscrição no fies tu escrevestes que se optássemos pela opção "Fiador convencional" teríamos que cadastrar algumas informações deles. Quais são essas informações?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Olá Flávio, estou com uma duvida, preciso de um fiador!!! iria pegar meu irmão só que a renda dele na folha é baixa não daria o dobro da minha mensalidade, ele recebe por fora, tem como eu pegar algum comprovante do que ele recebe por fora ou teria que trocar o fiador? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Você pode ter até dois fiadores. Normalmente o banco exige uma comprovação de renda formal do fiador.

      Excluir
  41. Só posso fazer minha contratação com o FIES se for no 1º dia do mês do Semestre???
    é isso mesmo??? acho que não entendi muito essa parte...
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A contratação pode ser feita em qualquer dia do ano.

      Excluir
  42. Olá Flávio.
    Parabéns pelo blog, é de grande ajuda a quem precisa aderir ao FIES.
    Tenho uma dúvida:
    Assinei o contrato do FIES hoje no Banco do Brasil, preciso saber se após a assinatura o dinheiro estará liberado a IES, porque estou perguntando isso? Porque no Portal da Faculdade está o boleto a pagar isso porque minhas aulas começam no dia 18/02, preciso saber se devo pagar ou não esse boleto e depois ter o dinheiro devolvido pelo FIES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre!
      O valor demora um pouco a ser liberado, mas o aconselho a levar uma cópia do contrato assinado e negociar com a faculdade. Boa parte das faculdades depois que o contrato é assinado não cobra mais as mensalidades dos estudantes.

      Excluir
  43. Eu já tentei e não consegui sempre mostra isso "(518) - Para inscrição no FIES, o estudante concluinte do ensino médio no ano de 2010 ou seguintes deve ter participado de uma das edições do ENEM a partir do ano de 2010 ou estar matriculado em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia" não sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilton, você fez o Enem? Se fez abra uma demanda no site www.fnde.gov.br, opção fale conosco.
      Se ainda não fez, só terá direito ao Fies depois de fazer o Enem.

      Excluir
  44. Flávio bom dia, meu marido tem renda váriável porque ele ganha por hora... qual calculo ou como faço para saber que renda devo por lá?
    Para que assim futuramente não venha dar nenhum problema?
    Ficarei grata se puder responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Emanoele!
      Se fosse eu a analisar pediria os 6 últimos contracheques e tiraria a média.
      Mas sempre é bom consultar a CPSA da faculdade pois serão eles que irão analisar a documentação e podem ter uma visão diferente, ok?

      Excluir
  45. Olá Flávio, me inscrevi no Fies, mas gostaria de fazer uma modificação, retirar meu fiador e optar pelo CREDUC, será que se eu ligar lá posso fazer essa mudança ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lais!

      Você já assinou o contrato? Se ainda não assinou dá pra mudar o tipo de garantia para o FGEDUC. Se ainda não foi emitido o DRI, a CPSA pode reabrir a sua inscrição pra correção.

      Excluir
  46. Boa noite Flávio. Meu filho vai inicar o 1º semestre de medicina daqui alguns dias. Eu vou ser um dos fiadores dele, alé de que a minha renda será utilizada no cálculo do percentual financiável. Tenho as seguintes dúvidas:
    1) Eu tenho contracheque mensal, pois sou bancário aposentado. Só que no meu meu contracheque existe há alguns anos um benefício especial temporário que ninguém sabe ao certo até quando vou receber. Devo subtrair esse valor do meu redimento bruto ou não? Faço das mesma forma tanto para o cálculo da renda familiar per capita como para o caso da fiança?
    2) Eu tenho um plano de saúde que, quando faço algum exame ou procedimento, é descontado no meu contracheque um percentual de 10 por cento do valor desse procedimento. Portanto, quanto mais eu uso o plano, maior o valor que é descontado no meu contracheque naquele mês, de forma que isso torna meu rendimento líquido também um pouco variável de um mês para outro. Como proceder nesse caso para apurar e informar meu rendimento líquido?
    3) Todos os passos que eu for fazendo vão ficando gravados?
    4) A universidade me disse que eles avisarão com antecedência o dia e a hora em que os recursos dela para o FIES ficaram disponíveis. Mas se eu tentar passar agora para o passo 7, provavelmente vou receber a mensagem erro 302 (recursos da instituição esgotados), estou correto? E nesse caso, posteriormente, quando os recursos forem disponibilizados eu terei algum problema? Não ficarei enroscado em algum dos passos anteriores? Terei de repetir todos os passos novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Glauter !
      Respondendo às suas dúvidas:
      1) Essa análise será feita pela CPSA da faculdade na inscrição e depois pelo banco na hora da contratação. Vai depender de quem estiver analisando, o melhor é conversar com a CPSA e verificar se coloca ou não. No Banco eles fazem a análise posterior na hora da contratação e não tem relação com a análise da CPSA.
      2) O rendimento a ser apurado, para o Fies, é somente o bruto.
      3) Sim.
      4) É bom já deixar quase tudo preenchido pois a maioria das faculdades liberam valores insuficientes. Tem pessoas que chegam a pagar para outras ficarem tentando 24 horas por dia, pois muitas vezes o limite acaba em poucos minutos.
      Se der a mensagem 302 , pode ser que alguns campos( poucos) terão de ser novamente preenchidos, mas normalmente coisa rápida, vale a pena já deixar quase tudo preenchido..

      Excluir
  47. Olá tentei fazer minha inscrição no site do fies mas quando pede orgão emiissor o o meu que é policia civil do estado de minas gerais não consta nas opções estou desesperada o que faço ja estou matriculada começo dia 18/02 desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelli, isso é bem simples, é só escolher " outros emissores ", ok?

      Excluir
  48. Boa tarde!
    Estou com um problema na inscrição do FIES.
    Tentei fazer o mesmo no ano de 2011 e não conclui o mesmo.
    Fui em outra faculdade para fazer a inscrição do mesmo, mais não consigo e nem sei como retirar a faculdade anterior.
    Como posso fazer para retirar a anterior e incluir a nova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilton!

      Se a faculdade para a qual pretende alterar não tem limite financeiro, você não consegue fazer a alteração, até que ela tenha limite. Pode ser que seja isso.

      Excluir
  49. Flávio,obrigada por tanta informação!!Você se tornou uma luz em minha vida.Em meio a tantas dúvidas encontrei seu blog e aqui tenho diminuido meu sofrimento...
    Fiz minha inscrição no FIES e fui à faculdade para validar os documentos(meu pazo é até dia 22 de fevereiro),mas chegando lá a pessoa que estava no departamento me disse que eu teria que agendar essa validação e que só teria vaga para o dia 23 de abril,não tive outra alternativa a não ser deixar agendado,mas estou muito nervosa e com um medo ,me ajuda por favor,o que devo fazer,qual o procedimento a ser adotado,corro risco de não conseguir o FIES,estou muito perdida,desesperada é a palavra mais certa.Um abraço e toda minha adimiração pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  50. Nay, se o prazo é até 22 de fevereiro, você tem de finalizar a inscrição até 22 de fevereiro. Passando do prazo você perde a inscrição. Eles tem de processar sua inscrição até o dia 22 para que você não perca a inscrição.
    Obrigado pelos elogios! Fique atenta . grande abraço!

    ResponderExcluir
  51. Fabio,argumentei isso com ela ,mas não teve jeito ela disse que a pessoa que cuida disso está de férias e que os horários já estão lotados,tive de deixar agendado.Ela disse que o próprio sistema vai atualizar,mas não confio,nunca vi isso aqui no blog,só vejo que se perde o prazo e que tem que se fazer nova inscrição.o que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nay, o site não atualiza, você tem como procurar os seus direitos. Se perder o prazo você terá de fazer nova inscrição, caso haja limite financeiro suficiente. Se não houver limite você não conseguirá finalizar a inscrição e poderá ficar sem financiamento no semestre.

      Excluir
  52. Flávio,falei isso com ela,e disse inclusive que não tenho condições de pagar a segunda mensalidade(só paguei a matrícula)e ela me disse pra que eu não pagasse mais nada pois o FIes iria repassar tudo para eles e me devolveria ainda o que eu paguei como matrícula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nay, se o Fies for contratado nesse 1º/2013 será repassado as mensalidades desde Janeiro/2013.

      Excluir
  53. Olá flavio. Minha renda é anual, entao eu n sei exatamente qual valor colocar na renda, é necessário colocar um valor exato ? por ex : se eu colocar 1800, e a renda for de 1600, sera que vai dar algum problema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Itachi, para calcular a renda divida o total anual por 12. è preciso que o valor seja exato pois a CPSA irá analisá-lo, ok? Caso tenha dúvida procure a CPSA da sua faculdade.

      Excluir
  54. olá, eu não entedi essa coisa de renda bruta per capita, aqui em casa os salarios juntos dão 1.380, e meu curso é 681, eu posso ter financiamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela, leia por favor o post " Como é definido o percentual de financiamento, neste blog" , publicada em 11/02/2013, que explica detalhadamente como é calculada a renda per capita.

      Excluir
  55. Flavio, Bom Dia!

    Minha irmã está tentando o FIES em uma Faculdade de Medicina, e em todas as INUMERAS tentativas, o limite estava esgotado. Ocorre que no meio destas tentativas, meus pais colocaram a faculdade errada.. não sei se pelo nervoso... e aí a inscrição pelo site foi concluida.
    Teoricamente, com esta inscrição concluida pelo site, ela deveria ir na faculdade no setor do FIES, mas o atendente de lá, não dá suporte algum, ela tem medo de perder a chance, por que lá fala que pedindo o fies uma vez você nunca mais será beneficiario.
    Ao meu ver, você só perderá este direito, quando TODAS as etapas foram concluidas, quais sejam, inscrição, faculdade e banco.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victoria, o estudante só perderá direito ao Fies, caso o contrato seja assinado no banco.
      No seu caso atual, ela terá de aguardar o final do prazo para comparecimento à CPSA para poder alterar a faculdade. Mas a faculdade só será alterada no sistema, caso a faculdade correta a ser inserida, tenha limite financeiro suficiente.

      Excluir
  56. Olá Flávio, parabéns pelo site, estou tentando uma bolsa para medicina, eu tenho fiador tradicional mas duas colegas não, elas me pediram para fazermos um grupo de fiança solidária, o problema é que a agencia que eu pretendo fazer o financiamento é em outro estado, então elas terão de ir até lá também? Outra dúvida na fiança solidária se uma das três ou mais não conseguir o fies vai atrapalhar a(s) outra(s)? E mais uma dúvida, o fiador que eu coloco no formulário do Fies deve ser o mesmo a ser apresentado no CPSA e no banco respectivamente? Aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Silvia!

      Eu , pessoalmente não indico fiança solidária. Tem muito mais pontos negativos do que positivos.
      Negativos:
      - Se um dos estudantes ficar com restrição nenhum dos outros consegue mais fazer nenhum aditamento.
      - TODOS os aditamentos, por um problema no sistema do MEC, tem de ser do tipo Não Simplificado.
      - Todos os estudantes tem de comparecer à agência ao mesmo tempo.
      - Não há nenhum possibilidade de alteração de fiador solidário.

      Positivo:
      - o fiador solidário não precisa ter renda;

      Respondendo à sua outra pergunta:
      - O fiador a ser apresentado ao agente financeiro tem de ser o mesmo que consta no DRI emitido pela CPSA.

      Excluir
  57. OI, boa noite!
    Gostei muito desse blog, é muito bom!
    Estou com uma duvida! Fui na UNIP do Tatuapé e me deram uma relação de documentos que o MEC não pede. E fica uma situação estranha porque por onde devemos nos guiar pelo FIES ou pela UNIP?

    Veja a relação
    *Boletim ENEM;
    *Comprovante de Inscrição do Fies;
    *RG e CPF próprio e dos membros Familiares;
    *Comprovante de residência próprio dos membros do grupo familiar;
    *Declaração de Isento ou IRRF mais situação cadastral do CPF;
    *Tipo de residencia: Ae própria trazer o ultimo iptu se alugada o contrato de aluguel;
    *Histórico Escolar;
    *Certidão de nascimento ou casamento;
    Todos os documentos citados deverá ser presentados originais e copias.

    Em nenhum lugar do Fies esta o tipo de residencia, declaração de IRRF, situação cadastral do CPF,e levar CTPS + holerites + extratos de banco o que fala sobre comprovante de rendimentos é você apresentar um ou outro.

    O que fazer nesse caso??
    Se cabe denuncia aonde?

    Desde já eu agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que tem CPSA qaue exige uma grande quantidade de docuemntação, ao invés de somente um. O próprio MEC , na relação oficial de documentos informa o seguinte :
      “Em qualquer hipótese, a decisão quanto ao(s) documento(s) a
      ser(em) apresentado(s) cabe à CPSA, a qual poderá solicitar qualquer tipo de documento em qualquer caso e qualquer que seja tipo de atividade, inclusive contas de gás, condomínio, comprovantes de pagamento de aluguel ou prestação de imóvel próprio, carnês do IPTU, faturas de cartão de crédito e quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas a qualquer membro do grupo familiar.”

      O que dá carta branca para que algumas CPSA extrapolem e exijam mais e mais documentos.
      Infelizmente é isso!

      Excluir
  58. Amigo digitei o valor da renda errada do fiador de 3500,00 para 5300,00, tem como ratificar esta informação?ou terei que esperar acabar o prazo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, isso não tem muito problema não. Peça à CPSA para reabrir sua inscrição e alterar o valor antes de emitir a DRI. Mas mesmo que fique incorreto, o valor da renda não é migrado para o banco.

      Excluir
  59. Olá Flavio muito interessante o seu blog...lii todas as postagens mas nenhum caso parece com o meu! Meus pais ambos estao sem carteira assinada, eles trabalham na empresa de meu tio... eu conseguir uma declaraçao de rendimentos pra meu pai como ele fosse autonomo, o salario sai em torno de 700,00... já a minha mae ganha 678,00como fosse autonoma pois a carteira na é assinada só que há um porém, a empresa de meu tio é no nome de minha mae, conseguir contracheques comprovando que ela ganha isso... mas a razao social ta no nome dela, fica complicado! ja nao sei mais o que faço e tenho que entregar a documentaçao ate o dia 01/03 quala documentaçao pra comprovar a renda voce acha melhor?
    a CPSA me deu uma lista eles solicitaram pra comprovar renda, os 6 ultimos contracheques, ou decore... mas nao conseguir decore sera q eles aceitariam contracheque sem carteiira assinada? ou eu não colocava minha mae... e so colocava a renda de meu pai so que aumentando pra 1378,00 ME AJUDAAA por gentileza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeca, obrigado pelo elogio!
      Essa questão tem de ser esclarecida diretamente com a sua CPSA, pois cada uma pode ter uma visão diferente sobre essa comprovação. Mesmo que não consiga falara com eles antes de finalizar a inscrição, eles podem reabrir a sua inscrição para correção, caso haja algum dado incorreto.

      Excluir
  60. Olá Flavio.. tudu bem?

    fiz a inscrição no Fies ontem.. e coloquei 4 membros da minha familia (eu, pai, mae e irmao) e minha renda familiar de 3100... o site aprovou sem fiador.. Só que eu não coloquei o salário do meu irmao na renda familiar (pois se eu colocar o site não iria aprovar sem o fiador... vc sabe se eles vao pedir algum documento de quanto ele ganha???
    e uma segunda pergunta.. se caso eu preciso alterar algo na inscrição, como q eu faço pra pedir alteração da inscrição no CPSA? pq financie o curso em 100% e tava querendo mudar pra 75%.. tem como alterar? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo! Quem irá analisar a renda do grupo familiar será a CPSA da sua faculdade. Ela pode pedir uma comprovação de rendimento do seu irmão sim. A CPSA da sua faculdade também pode reabrir a sua inscrição para correção para que você altere o percentual, mas lembre-se: Uma vez alterado para baixo o percentual, ele nunca mais poderá ser aumentado.

      Excluir
  61. tentando fazer a inscrição do fies mais tenho restrição no spc e serasa será que posso fazer fies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liliane, neste caso só poderá contratar o Fies se o tipo de garantia for o FGEDUC.

      Excluir
    2. mesmo eu tendo um fiador ? como devo proceder to perdida !

      Excluir
    3. Liliane, boa notícia para você ! desde ontem 11/03/2013 está em voltou a vigorar a Liminar Judicial que permite aos estudantes, com restrição cadastral, fazerem a contratação e os aditamentos, independentemente do tipo de garantia.

      Excluir
  62. Bom dia Flávio

    Realizei minha inscrição no FIES ano passado, no valor da semestralidade sem desconto coloquei os valores do semestre que cursei
    no valor da semestralidade com desconto coloquei o desconto de 10% que a IES dá e no valor da semestralidade atual repeti os dados da semestralidade com desconto, porém fiz menos disciplina fiz 05 e o normal é 7 isso passou pelo cpsa e emitirão a DRI que foi aprovado no banco, lendo seu blog fiquei em duvida ... como faço para alterar estas informações ??? ... obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marcos!

      Você pode pedir para que a CPSA reabra sua inscrição para correção, caso ainda nãoi tenha sido emitido o DRI. De outra forma a faculdade pode compensar o valor no próximo aditamento.

      Excluir
  63. Boa noite!!!Flavio
    Tenho duvida 3 passo para fies,o ano passo não consegui.Espero que esse ano eu consiga.
    Vamos lá duvida:
    O valor semestral sem desconto......
    O valor semestral com desconto.....
    o valor semestral com atual desconto>....
    O ano passado não entrava com desconto,só foi para frente quando repedi o mesmo valoe do sem desconto Ficando assim um exemplo:
    4000,00
    4000,00
    3200,00
    Por favor tira essa duvida se o sistema que errou.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ieda!
      O melhor é pegar esses valores com a faculdade para já preencher corretamente. A CPSA pode reabrir a sua inscrição para correção caso algum dado esteja incorreto.
      O Valor COM Desconto pode ser diferente do valor SEM desconto, pode ser que houve algum problema, pois não haveria sentido em colocar esses dois campos se o valor tivesse de ser o mesmo.

      Excluir
  64. Flávio, muito bom o blog!

    Mas tenho duas duvidas...

    1) Sou estágiario e moro sozinho, posso comprovar a renda com o salário que recebo no meu estagio (cerca de R$1000,00) visto que não consta nas primeiras folhas da carteira de trabalho, apenas como uma observação, (Possuo contracheque).

    2) A faculdade alegou que para me inscrever no FIES, necessito estar matriculado na instituição de ensino, me fazendo assim ter que pagar o mes de Jan/13, gostaria de saber se a pratica utilizada está correta, ou fere as diretrizes do FIES.

    Desde já, Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas!
      Para validar a sua inscrição você tem de ter um vínculo com a faculdade; Ter pelo menos passado no vestibular ou outro tipo de seleção.
      A questão de entrar sem pagar a mensalidade é um pouco complicada, pois embora o MEC proíba as faculdades de cobrarem matrícula de quem já deu a entrada no Fies, a maioria das faculdades simplesmente só liberam os valores para a conclusão das inscrição, depois de encerrado o período de matrículas na Instituição.

      Excluir
  65. Olá Flávio,me ajude por favor,a alguns dias atrás eu fiz a minha incrição do FIES,mas eu conclui ela com uns dados errados,eu sou bolsista prouni e nao aparece a opção sim pra eu marcar,e agora estou tentando corrigir os dados pessoas mais aparece esse erro 921) - Foi esgotado o número de solicitações de atualização de dados cadastrais permitidas durante o processo de inscrição. Eu já fui na faculdade ver o que se podia fazer e a assistente social disse que hoje eu conseguiria corrigir e eu não consegui.Por eu ter concluido minha inscrição eu não vou conseguir corrigir mais?????Estou desesperada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raiane!
      SE não está aparecendo que é bolsista parcial Prouni, é porque o sistema do MEC ainda não atualizou o site Sisfiesportal com essa informação. Abra uma demanda no site WWW.fnde.gov.br, opção fale conosco e informe o que está ocorrendo.

      Excluir
  66. Boa Tarde querido, gostaria muito de saber se aluno fies pode declarar imposto de renda?

    ResponderExcluir
  67. Gislianne, não há nenhum problema quanto a isso.

    ResponderExcluir
  68. Boa noite, tenho uma pergunta sobre o aditamento fies, eu vou precisar comprovar minha renda ,residência,.. Etc tudo de novo no aditMento simplificado ou não ? obrigado ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Júlia, no aditamento simplificado não é preciso apresentar nenhum documento, somente fazer a validação do aditamento on-line.

      Excluir
  69. Olá bom dia ,moro no Rio de Janeiro sozinho e meus pais são de outro estado como proceder ?

    outra pergunta meus pais são servidores públicos meu pai estadual e minha mãe municipal tem alguma restrição ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Everton!

      Não há nenhum problema seus pais serem servidores públicos.
      Se você tem renda própria não precisa declarar os seus pais no grupo familiar, desde que tenha como comprovar isso.
      Se for em questão de fiança, se eles forem seus fiadores, eles podem passar uma procuração pública para você.

      Excluir
  70. Pretendo fazer Odontologia ou Nutrição, nessas seguintes profissões tem como quitar as dividas do FIES , trabalhando pro governo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Drika, somente cursos de licenciatura e de medicina.

      Excluir
  71. boa noite Flavio!

    moro sozinha e tenho renda de 900,00 reais, gostaria de fazer um curso de valor 1200,00, sera que consigo me encaixar na modalidade FGEDUC?tem algum impeçilho para nome com restrição Serasa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Gabriela!

      No momento há uma liminar que permite ao estudante, mesmo com restrição cadastral, fazer a contratação e as renovações do Fies.
      Caso a garantia seja o FGEDUC, por lei o estudante pode ter restrição cadastral.
      No tocante ao FGEDUC o que é verificado é a renda per capita do grupo familiar. Tem de ser de até 1 salário mínimo e meio, a renda per capita.

      Excluir
  72. Bom dia

    Bem ...eu fiz a inscrição no Fies , entreguei todos os documentos mas tenho um problema (ou acho que sim)....

    Vou levar o contrato para o banco mas observando o contrato vi que coloquei o valor da semestralidade com o custo da semestralidade atual (que estou pagando menos!!!)
    Quando chegar no proximo semestre tem como alterar o valor do curso pra o normal?!?!..ou vou fazer tudo de novo?!?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Nos aditamentos quem irá colocar os valores será a CPSA. O valor a ser colocado deverá ser o normal.

      Excluir
  73. Olá flavio tenho uma duvida espero que possa me ajudar, quando vou ao banco com o fiador eles fazem a contagem da renda pelo valor liquido ou bruto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorraine!
      É verificada a renda bruta do fiador.

      Excluir
  74. Boa Noite Flávio!
    Tenho uma duvida e espero que você possa me ajudar
    Quando me cadastrei no Fies coloquei uma renda na qual não posso comprovar, por não estar trablhando. Tem possibilidade de altera-lá?
    Moro sozinha e tenho auxílio financeiro dos meus pais, coloquei minha mãe como fiadora e coloquei só uma pessoa no meu grupo familiar, eu. Ainda não fui ao banco e na IES. Eu corro alguma risco de perder o financiamento?

    ResponderExcluir
  75. Boa Noite Ellen!
    Quem irá analisar a renda do grupo familiar será a CPSA da sua faculdade.
    A CPSA pode reabrir a sua inscrição para correção, para que possa ser alterado algum dado incorreto.

    ResponderExcluir
  76. Boa Noite Flávio!!
    consegui fazer minha inscrição com sucesso, depois de varias tentativa
    mais eu nao sabia que tinha que imprimir o comprovante de inscrição E AGORA NAO ESTOU CONSEGUINDO IMPRIMIR, DIZ ERRO TENTE MAIS TARDE, ESTOU PREOCUPADO, SERA QUE NAO CONSEGUIR FAZER O FIES, LEMBRANDO QUE FIZ TUDO DIREITINHO. DESDE JA OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maurício!

      Provavelmente é algum problema na conexão ou no navegador. Procure a CPSA da sua faculdade pois eles podem resolver esse problema para você ou até mesmo dispensá-lo de apresentar esse comprovante, pois a inscrição já está no sistema.

      Excluir
  77. Olá,
    meu namorado está penando em contratar o fies...
    ele mora sozinho e sua renda gira em torno de 1.650
    será que ele consegue um financiamento de 100% ??
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, leia por favor o post " Como é definido o percentual máximo de financiamento do Fies", neste blog. O percentual máximo é definido pela renda per capita familiar.

      Excluir
  78. Flavio, na minha casa são 5 pessoas mas só quem trabalha sou eu e minha irmã, sendo assim, a renda familiar não chega ser maior do q um salário mínimo e meio, logo, tenho direito ao FGEDUC, certo? No caso, ao colocar a renda de cada um, tem q ser o salário q está registrado na carteira ou o bruto q vem no contra-cheque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia, a renda familiar a ser considerada é a renda per capita, ou seja, a renda bruta total familiar dividida pela quantidade de membros do grupo familiar.
      O valor a ser colocado é o valor do salário bruto.

      Excluir
  79. Boa Tarde! Para conseguir o financiamento sem fiador como funciona? Quando eu realizei a inscrição no FIES não apareceu nenhuma opção sobre o fundo garantidor.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erica, leia por favor o post específico sobre o FGEDUC neste vlog para que possa ver o que pode ter acontecido. Lembrando que a faculdade tem de ter aderido ao fundo garantidor para que você possa fazer o Fies sem fiador.

      Excluir
  80. Boa Noite! Fiz minha matricula na faculdade essa semana, eu quero fazer pelo o Fies. Sou menor de idade e a unica renda famíliar e a da minha mãe, nesse caso ela seria minha fiadora certo?
    A minha duvida e a seguinte, com a renda familiar de 1.200 reais, sendo que o meu curso custa 1.177 reais já com desconto, eu conseguiria 100% do financiamento Fies? e que dia começa as inscrições do Fies para o segundo Semestre?
    Espero Resposta rs!
    Desde já agradeço*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yara, com essa renda familiar certamente conseguirá 100% de financiamento. Mas caso o seu contrato tenha de ter fiador a renda da sua mãe é insuficiente, pois a renda necessária de 2 vezes o valor da mensalidade com desconto.
      As inscrições para o segundo semestre começam a partir de 01 de Julho.

      Excluir
  81. Oi Flávio!!!!
    Mês passado terminei de conseguir o meu FIES(sua ajuda foi muiiitooo valiosa!!!)consegui pelo FGDUC e ainda estou esperando receber o dinheiro da matícula,o que deve acontecer em breva.Agora minha pergunta é outra:está se aproximando o fim do semestre e sei que tenho que fazer um tal de ADITAMENTO,onde eu vejo isso e o prazo pra fazer,não posso perder o prazo disso.Me ajuda Flávio,pelo amor de Deus!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nay!!
      Fico muito feliz por ter conseguido o Fies e eu ter podido lhe ajudar!
      Agora , fique tranquila. O aditamento 2/2013 só começa a partir de 1º de Julho e irá até 30 de Setembro. A CPSA é que irá iniciar o processo, veja com eles a partir de julho, ok?
      Abraço!

      Excluir
  82. Olá Flávio,
    Veja só, eu tenho FIES 100% e no fim de 2014 estou concluindo minha faculdade, ou seja, ainda falta um ano e 7 meses. Consegui um emprego este ano emprego e lá é com carteira assinada. Acabei deixando assinar e esqueci do meu financiamento... Mas fiquei em dúvida se meu financiamento será cortado, pois se isto acontecer, terei que resolver de outra forma. Não posso deixar que cancelem o meu FIES. Um salário mínimo que recebo não dá pra pagar minha faculdade nem de longe... o que devo fazer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hallide Geórgia, fique tranquila!
      É irrelevante para o sistema do fies se o estudante conseguiu ou não um emprego depois de assinar o contrato do Fies. A renda familiar só é apurada no momento da concessão.

      Excluir
  83. Estou cursando o primeiro semestre de Biologia e fazendo a inscrição pra o Fies,quero mudar de curso na mesma Instituição,como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, é só procurar a sua faculdade e verificar se ela aceita a transferência, quanto ao Fies, como ainda não tem 18 meses de utilização do Fies, a transferência pode ser feita.

      Excluir
  84. Olá já fiz meu Fies fui na Caixa e tudo, porém depois de tudo feito vi que errei no percentual do desconto.
    Sou bolsista de 50% do Prouni, e cadastrei errado o valor da mensalidade, a faculdade autorizou passou tudo, e agora como mudar?
    Estou em Pânico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lana, se errou somente o valor mas se o percentual de 50% ficou correto, no próximo semestre é só colocar o valor correspondente aos 50% que dará certo.
      Agora se o percentual ficou errado, não haverá como aumentá-lo.
      Em qualquer dos casos o valor da contratação não poderá ser mudado, ou seja, você terá de arcar com esse valor neste semestre.

      Excluir
  85. Flávio.
    Help.
    Eu estou com minha matrícula trancada na Uninove, e pretendo retornar nesse próximo semestre, mas estou devendo uns valores na universidade.
    Neste caso, como eu faria para ingressar no FIES?
    Segundo a mesma isso é possível. Procede? Como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eder, estar em atraso com a faculdade não é empecilho para a concessão do Fies, mas a faculdade tem de validar a sua inscrição, e certamente eles vão querer que renegocie esses atrasados.

      Excluir
  86. Boa noite, fiz minha inscrição no Fies e hoje levei a documentação na CPSA da faculdade, porem o membro da CPSA me disse que como não tenho mensalidade atrasada, sempre paguei na data, não tem como conseguir o financiamento pra esse 1º semestre que estou cursando que acaba agora dia 30/06. Ele me disse para fazer uma nova inscrição para o 2º semestre.

    Realmente no site não consegui alterar para o 2º semestre, devo esperar dia 01/07 para fazer uma nova inscrição para dai sim conseguir o financiamento a partir do segundo semestre?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Cláudia, quer dizer que o pessoal da sua faculdade privilegia os maus pagadores? Há a opção de você contratar um valor menor do semestre, somente o da última prestação, para isso basta que eles reabram a sua inscrição para correção e você faça a alteração. Você deve colocar o valor menor no valor da semestralidade Atual Com Desconto, de acordo com o Passo 3 desta postagem, ok?

      Excluir
    2. Me explique melhor Flávio por gentileza.

      O valor da minha semestralidade SEM desconto é R$ 6.300,00 e COM desconto é R$ 5.922,00.

      Pelas minhas contas vai reabrir para eu alterar a inscrição no dia 04/07, pois dia 19/06 é o prazo para eu comparecer a CPSA e depois disso o site ainda da mais 10 ou 15 dias para reabrir não é? Assim que reabrir posso fazer o que vc me falou?

      Obrigada.

      Excluir
    3. Ana Cláudia, o que falei é que poderia ser colocado no valor da SEMESTRALIDADE ATUAL COM DESCONTO, o valor referente a uma mensalidade, assim poderia contratar ainda neste semestre. Mas se a sua faculdade tem limite financeiro suficiente durante todo o tempo então faça a contratação no próximo semestre.
      Falei em reabrir a inscrição para correção, pois a CPSA pode reabrí-la para retificar algum dado da inscrição finalizada.

      Excluir
  87. Ola Flávio, parabéns por sua preocupação conosco, tenho umas dúvidas, moro com meu namorado, não somos casados no papel, minha mãe e irmã, que seriam família, elas moram de aluguel sem contrato, e não possuem nenhum comprovante de endereço em seus nomes. Meu namorado mora na casa cedida por seus pais, todos os comprovantes de endereço(água e luz) estão no nome do seu pai, minha dúvida é, sou obrigada a colocar minha mãe e minha irmã como parte de minha renda? se sim, tem que ter contrato de aluguel autenticado em cartório ou coisas do tipo, ter alguém da família no comprovante de residência? Se pode ser meu namorado, o comprovante pode estar no nome do pai dele? pretendo fazer pelo fgeduc já que tenho restrição em meu nome, e nenhum fiador que se encaixe, muito obrigada, você já esclareceu muitas das minhas dúvidas, nem tinha esperanças de um dia fazer faculdade, já que sujei meu nome, graças a Deus existem pessoas como vc, desculpe pelas longas palavras mas são sinceras, tenho medo de não conseguir, é um sonho de família. Espero ansiosamente resposta, mto grata.
    Monik Alves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monik, desde o dia 24 de abril deste ano o estudante seja FGEDUC ou finaça tradicional, não precisa mais comprovar idoneidade cadastral. Quanto a essa questão de renda familiar o melhor é verificar com a CPSA da faculdade onde pretende estudar, pois cada Comissão pode ter uma visão diferente e nível de exigências diferentes para o seu caso, ok?
      Obrigado pelos elogios, boa sorte, abraço!

      Excluir
  88. boa tarde flavio o blog e massa
    minha pergunta e
    eu tenho 3 pessoas no grupo familiar e todos tem renda que varia tem o salario base e mais adicionais queria saber se nesse caso quais os comprovantes tenho que apresentar de cada um deles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, leia por favor o post " Relação oficial de documentação para entrega na CPSA,publicada em 05/01/2013 neste blog.
      Obrigado pelo elogio, abraço!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.